Quais aves podem ser criadas em casa? – Lista com 5 aves!

Quais aves podem ser criadas em casa?

Quais aves podem ser criadas em casa? Depois de cães e gatos, os pássaros certamente estão entre os animais de estimação preferidos e mais presentes em nossas casas. Os mais comuns são certamente canários e papagaios, desde as maiores até as menores espécies.

Estes últimos são cada vez mais falados em colunas dedicadas aos animais, em alguns programas de televisão ou nas redes sociais onde já existem muitos grupos para compartilhar experiências, pedir conselhos ou simplesmente falar sobre esta paixão.

Existem muitas espécies de aves no mundo, mas apenas algumas são consideradas como animais de estimação por motivos como altos custos, personalidades extremamente selvagens e raridade em determinados assuntos. A Cacatua é um exemplo de ave de estimação.

Não esqueçamos de fato que muitas espécies de papagaios, por exemplo, estão em risco de extinção e outras que já possuem um número muito pequeno de espécimes. Neste conteúdo, vamos responder a sua pergunta sobre quais aves podem ser criadas em casa com 5 exemplares. Leia com a gente, vamos lá:

Quais aves podem ser criadas em casa? Conheça 5 que podem ser tratadas como animais de estimação

1. Periquito-verde (Periquito-rico)

O periquito-verde, é um pequeno papagaio cujo tamanho pode variar entre 15 e 20 cm. Em condições ideais, sua expectativa de vida varia entre 10 e 15 anos.

Tem uma plumagem muito variada graças aos inúmeros cruzamentos que foram feitos ao longo do tempo. O periquito está entre as poucas espécies de papagaios a ter dimorfismo sexual. De fato, para distinguir o macho da fêmea basta observar a cor da cera acima do bico e ao redor das narinas, no macho azul e na fêmea marrom.

Estes periquitos têm um canto muito agradável e podem ser muito afetuosos com os humanos. Eles são inteligentes e engraçados, adoram brincar conosco e, apesar de seu pequeno tamanho, muitos deles conseguem aprender algumas palavras. Sua voz metálica os torna particularmente engraçados porque parecem robôs de penas reais.

2. Agarponis

Quais aves podem ser criadas em casa? Os Agapornis vêm do continente africano, especificamente da África tropical, onde encontram uma disponibilidade de arbustos que lhes permite nidificar. São pássaros pequenos com uma bela e colorida plumagem. São muito carinhosos, brincalhões e sociáveis.

Eles sabem como se relacionar com seu companheiro humano de uma maneira incrível, graças à sua inteligência e curiosidade eles adoram interagir conosco muitas vezes buscando contato humano.

Em cativeiro podem facilmente chegar aos 15 anos de vida. São animais gregários extremamente dóceis, adoram voar em ziguezague com tiros rápidos. Seu canto é muito agradável, mas também são capazes de emitir gritos agudos. Raramente é capaz de repetir palavras simples.

3. Calopsita

Impossível escrever um conteúdo sobre quais aves podem ser criadas em casa sem citar a Calopsita. É um periquito médio/pequeno muito simpático da família das cacatuas anteriormente citadas, vindas da Austrália e geralmente vivem em pares ou em pequenos grupos. Medem cerca de 30-35cm e, tal como os seus “parentes” maiores, caracterizam-se por um tufo erétil que sobe e desce em alerta.

São famosas por aprender rapidamente músicas e canções que repetem enquanto se assobia. Conseguem aprender algumas palavras, mas esta é uma habilidade que é mais facilmente encontrada no macho.

São animais muito inteligentes que adoram brincar e por isso é bom lhes oferecer jogos de habilidade que os ajudem a estimular a sua curiosidade e inteligência. Em cativeiro, a vida média de uma Calopsita varia de 15 a 20 anos, mas não são raros os casos de exemplares que chegaram aos 30 anos de vida.

4. Caturrita

A Caturrita, também conhecida como “periquito-monge” é um simpático papagaio aqui da América do Sul, especificamente da Argentina, Bolívia, Paraguai e aqui do Brasil. É uma espécie muito prolífica e forte. Tem uma plumagem verde com focinho, pescoço e peito cinzentos; as asas são azuis e a cauda tem tons de amarelo.

Ao longo do tempo, foram criadas mutações de várias cores. Suas dimensões variam de 25 a 30cm, em cativeiro podem chegar a 25 anos de vida mesmo que não haja poucos indivíduos com mais de 30 anos.

O periquito-monge é o único papagaio que constrói ninhos coletivos. Eles conseguem encaixar galhos para criar uma enorme massa cheia de túneis e tocas em que cada família tem seu próprio ninho. Essa peculiaridade faz com que muitas vezes eles gostem de criar ninhos acima de suas gaiolas com objetos que encontram por aí, mesmo em casa.

5. Caique

É um pequeno papagaio da parte sul da bacia do Rio Amazonas. Tem um corpo afilado medindo cerca de 20-23cm, com uma plumagem verde com peito e barriga brancos, enquanto a cabeça pode ser amarela ou preta, e o pescoço e as bochechas variam de laranja a amarelo.

Nos últimos anos, o Caique se tornou um papagaio muito popular não apenas por sua aparência doce e divertida, mas também por sua personalidade. Na verdade eles são muito brincalhões, ativos e engraçados, são considerados verdadeiros “palhaços” do mundo dos papagaios por causa de seus movimentos e andar saltitante. Até a próxima!

Back To Top
%d blogueiros gostam disto: