Como Funciona a Ovulação?

Ovulação entenda os conceitos e aprenda a reconhecer os sinais e sintomas do corpo

Tão importante quanto saber o dia da menstruação, é saber o dia da ovulação. Essa informação é valiosa, para aquelas que querem engravidar e para aquelas que não pretendem no momento engravidar.

O dia da ovulação acontece no meio do ciclo menstrual da mulher e, dessa forma, é mais fácil de ser calculado em mulheres que têm um ciclo regular. Isso significa que, se a mulher tiver um ciclo de 28 dias, por exemplo, a ovulação acontecerá por volta do 14º dia.

O 14º dia é calculado a partir da data do primeiro dia da última menstruação (dia + 14 dias), que marca o início do novo ciclo menstrual.

Além de entender qual dia corresponde a ovulação e por volta de quando acontecerá, deve-se saber identificar os sinais que o corpo apresenta e os sintomas de ovulação característicos dessa fase.

Ovulação e período fértil são a mesma coisa?

Muitas vezes os dois termos são usados como sinônimo, mas não são a mesma coisa. A ovulação é o principal evento do período fértil. A ovulação é o dia em que o óvulo maduro é liberado do ovário, estando pronto para ser fecundado.

O período fértil também conhecido como janela fértil, é um conjunto de dias ao redor do possível dia da ovulação e que marcam o período em que a mulher tem maiores chances de engravidar, uma vez que o óvulo já foi liberado.

O melhor período para engravidar é conhecido como “período fértil”. Essa fase é considerada 3 dias antes e 3 dias depois da ovulação.Ou seja, o período entre o 11º e 16º dia após o primeiro dia da última menstruação.

Mulheres que estejam querendo engravidar devem, então, manter relações sexuais desprotegidas nesse período. Já mulheres que estão tentando evitar uma gravidez devem ter cuidado para evitar ter relações desprotegidas nesse período.

É obrigatório se vacinar para trabalhar?

Principais sintomas da ovulação

A ovulação gera alguns sintomas característicos e conseguir fazer a leitura desses sinais no corpo faz com que importantes indicativos não passem despercebidos. Se sua dúvida é como saber se estou ovulando, observe os seguintes sintomas:

  • Secreção vaginal transparente, viscosa e semelhante à clara de ovo;
  • Ligeiro aumento da temperatura corporal, normalmente cerca de 0,5ºC;
  • Aumento da libido e do apetite;
  • Seios sensíveis;
  • Pode haver dor pélvica, semelhante a uma cólica leve.

Ao saber que o seu dia de ovulação está se aproximando, faz com que você fique mais atenta para conseguir identificar esses sinais. Por isso, também é importante estar sempre fazendo o cálculo de quando será a próxima ovulação.

Quem toma anticoncepcional pára de ovular?

​Quem toma anticoncepcional corretamente, respeitando o horário e sem pular, todos os dias, sempre no mesmo horário, não tem período fértil e, portanto, não ovula.

O uso correto desse contraceptivo diminui a chance de engravidar, porque, como não há óvulo maduro, este não pode ser fecundado. Isso ocorre tanto nos anticoncepcionais de 21, 24 ou 28 dias, e também no implante anticoncepcional.

A ineficácia do anticoncepcional pode ocorrer por meio dos seguintes fatores:

  1. Esquecer de tomar a pílula diariamente sempre no mesmo horário. Há maiores chances se o esquecimento acontecer na primeira semana da cartela.
  2. Tomar algum medicamento que diminua a eficácia da pílula, como antibióticos, imunossupressores e anticonvulsivantes, por exemplo, porque eles cortam o efeito da pílula.
  3. Vomitar ou ter uma diarreia até 2 horas após o uso da pílula.

Nesses casos, a gravidez seria possível, pois a mulher pode vir a ovular e, ao ter relação, o óvulo ser fecundado.

Posso confirmar que estou ovulando?

Se você identificou os sintomas citados e acredita estar ovulando, mas gostaria de ter mais certeza, vai aí uma dica. Você pode comprar um Teste de Ovulação que é vendido em diversas farmácias.

Esse teste é bem semelhante com o teste de gravidez e pode ser realizado por meio da urina para a identificação de uma possível ovulação.

O resultado sendo positivo, você tem uma janela de até 36 horas de ovulação que será o período com maior probabilidade de engravidar.

 

 

Back To Top
%d blogueiros gostam disto: