Como ensinar o cão a fazer xixi em um só lugar

Quando você tem um cachorro em casa é essencial para a boa convivência de todos que ele saiba fazer suas necessidades fisiológicas no lugar certo

Os cães não nascem sabendo onde podem e onde não podem fazer suas necessidades, não é verdade? Por isso, é muito difícil lidar com um cãozinho no início, já que você precisa ficar limpando a casa sempre que ele fizer xixi ou cocô nos cômodos. Mas existem alguns acessórios para cachorro que te ajudam a resolver este problema. É disso que vamos falar no texto de hoje!

Como ensinar o cachorro a fazer xixi no tapete higiênico?

Esta parece uma tarefa impossível, mas fique calmo porque não é. Se você fizer tudo do jeito certo o seu cãozinho logo vai aprender a usar o tapete higiênico. Existem dois tipos de tapete: o lavável e o descartável. Eles absorvem o xixi e impedem que ele vaze para fora do tapete. 

Além disso, as patinhas do seu animalzinho não ficam molhadas, o que não seria muito higiênico. Estes tapetes são pensados de forma a facilitar o seu trabalho. Por isso, eles funcionam muito bem.

Para que o seu cãozinho aprenda a usar os tapetes higiênicos e pare de fazer suas necessidades no chão, você precisa ensiná-lo desde muito cedo. Ou seja, eles precisam aprender enquanto ainda são filhotes. 

É importante destacar também que eles fazem xixi apenas por necessidade nesta fase. Já na fase adulta eles também usam o xixi como ferramenta para marcar território. Então você já pode imaginar o sufoco que é evitar que isso aconteça. Siga os passos abaixo para que ele aprenda a usar o tapete.

1. Lugar adequado

A ideia é escolher um local fixo para que ele entenda aquele espaço como o lugar certo para isso. Evite colocar o tapete perto da comida e da água do cãozinho. Afinal, ele não tem como fazer isso sozinho e precisa de você para mantê-lo livre de bactérias e outras doenças.

2.   Tamanho certo

Escolha um lugar espaçoso e que esteja de acordo com o tamanho do pet. Se o cão for muito grande para o espaço, o xixi pode vazar. Pense no conforto do seu bichinho. Caso contrário, ele nunca vai se acostumar a usar o tapete.

3.   Sistema de recompensas

Uma ótima dica é recompensar o seu pet toda vez que ele fizer xixi e cocô no tapete higiênico. Mas, como fazer isso? Ofereça petiscos, carinho e muitos elogios. Eles podem não falar a nossa língua, mas sabem reconhecer sons de carinho, assim como conseguem identificar quando nossa fala é agressiva.

O que passar no chão para ele não urinar?

Os educadores sanitários são vendidos nos pet shops e têm como função atrair o cão para a área que você deseja ou mesmo afastá-lo do local. Estes produtos são desenvolvidos por especialistas no assunto.

Encontre o que mais se adequa ao seu cão e invista nisso. Pergunte também para o veterinário se ele indica algum produto específico, já que ele conhece bem o seu cão.

Existem também os chamados repelentes para cães. Eles funcionam a partir de um odor que é muito desagradável para estes bichinhos. Assim, ao passar o produto no tapete, o seu cão vai querer ficar longe do objeto. O vinagre também é uma opção de cheiro que desagrada os cachorros. 

Para eles chega a ser insuportável, o que garante que eles ficarão longe do ambiente onde o produto é borrifado. Mas fique atento para não provocar nenhuma alergia nos bichinhos. Por isso, sempre dê preferência para os produtos que foram criados especificamente para este fim.

Cuidar de um cãozinho pode não ser uma tarefa fácil. Os cuidados com a sua saúde, alimentação e higiene pessoal são pontos que precisam estar em equilíbrio para garantir a sua qualidade de vida. Mas se você ama de verdade o seu bichinho, sabe que estes cuidados não podem ser negligenciados.

 

Back To Top
%d blogueiros gostam disto: