O que é estresse térmico e quais são as implicações na saúde?

Apesar de sentir os efeitos do calor, muitas pessoas não conhecem o termo estresse térmico ou sabem como diminuí-lo

Mais e mais, assuntos políticos, ambientais e sociais têm sido levantados por diversas pessoas, desde ativistas e cidadãos a políticos. Essa popularização de assuntos se dá principalmente pelo alcance que as mídias sociais possuem, entregando o assunto para um maior número de pessoas.

Além disso, cada vez mais as pessoas estão lidando com as consequências do silenciamento dessas pautas. Uma que está sendo apontada constantemente é a do aquecimento global e do desmatamento florestal que acontece há décadas. Com o desmatamento, as altas temperaturas estão cada vez maiores, já que não há folhas o suficiente para deixar o ar mais fresco.

Com isso, diversas pessoas recorrem a equipamentos, como ventilador, ar-condicionado ou climatizador para aliviar o calor. No entanto, nem sempre esses equipamentos evitam o estresse térmico que as altas temperaturas podem causar. Confira mais sobre esse efeito e saiba como diminuí-lo, a fim de promover uma maior sensação de bem-estar durante o verão.

Artigos Relacionados

Afinal, o que é estresse térmico?

Quem nunca ouviu um amigo ou até você mesmo falando que está sentindo tontura ou passando mal por causa do calor? Esses efeitos colaterais são consequências do estresse térmico causado por altas temperaturas. Assim como você pode pegar um resfriado no frio, pode ter alguns efeitos colaterais no calor.

Isso acontece porque nosso corpo não está acostumado com temperaturas tão elevadas, uma vez que para o próprio planeta não é comum ter esse excesso de calor. O assunto já foi até tema de séries televisivas, como Hawaii Five-0, em que mesmo no Hawaii, uma ilha tropical, o calor pode chegar a temperaturas extremas, alterando o metabolismo de turistas e residentes.

Principais sintomas

O calor extremo pode diminuir a pressão, causando tontura e desmaio. Isso pode se dar também por falta de hidratação adequada durante as altas temperaturas, uma vez que o corpo precisa de uma maior quantidade de ingestão de água. 

Além disso, devido às altas temperaturas, o corpo aumenta o metabolismo, precisando de uma maior frequência cardíaca para funcionar corretamente, o que pode causar falta de ar e cansaço físico constante, de forma mais rápida.

Você também pode sentir inchaço na perna e nos pés, principalmente se não houver circulação mínima para manter o fluxo sanguíneo, além de evitar atrofia dos músculos e das ligações.

Dicas para diminuir o estresse térmico

O corpo de cada pessoa é diferente. Isso pode significar que você seja mais suscetível a ter estresse térmico ou não, tudo vai depender do seu estilo de vida e metabolismo. Se você sofre de estresse térmico, há algumas dicas para aliviá-lo, mas se você não sofre, é importante preveni-lo seguindo essas dicas.

Resfriar o corpo

É importante que você resfrie seu corpo durante altas temperaturas, a fim de evitar choques térmicos, além de evitar que você tenha algum mal súbito. Procure utilizar roupas leves, de preferência feitas de algodão, a fim de que você não acumule calor no corpo.

Além disso, você pode aproveitar a época de calor para consumir mais frutas, água de coco e outros alimentos que possuem sensação refrescante.

Sombra

Sempre que possível, procure uma sombra para aliviar um pouco do calor. Você pode aproveitar também para utilizar chapéus ou bonés para ter uma pequena sombra, a fim de aliviar a sensação térmica. No entanto, ficar com esses acessórios por muito tempo pode prejudicar a saúde do cabelo, então use com moderação.

Hidratação

A hidratação é importante em qualquer época do ano, mas é indispensável durante o calor. Por isso, não deixe de se hidratar, beba bastante água, coma frutas, como melancia e melão, beba sucos naturais e até mesmo água de coco.