Por ser uma fase de descobertas, praticar esportes e exercícios físicos na adolescência é um caminho para um corpo saudável
Com a comprovação de que a fase da adolescência é um dos momentos cruciais na vida de uma pessoa, saber que muito do que aprendemos nesse momento irá acrescentar pontos positivos ou negativos no futuro é algo importante e todos deveriam ter esse conhecimento. Por ser um período repleto de descobertas e transformações graças à puberdade, o corpo, o emocional e o comportamento para a fase adulta começam a ser moldados no indivíduo nesse instante.
Exercícios físicos na adolescência
Dito isso, a prática de exercícios na adolescência se torna algo totalmente necessário para conseguir fortalecer a saúde física e mental da nova. Com os avanços da tecnologia, jogos e afins batendo na porta do quarto de cada jovem brasileiro, a motivação para realizar as práticas deve partir primeiramente dos pais, pois muitos jovens não sabem das consequências reais dos seus atos nessa etapa da vida.
Mais sobre saúde: Saúde das articulações: como evitar as dores e a rigidez
Adolescente x sedentarismo
Algo comum nos dias atuais é ouvir menções sobre como o sedentarismo está afetando os jovens. Seja nas redes de televisão, seja na internet, um dos problemas que o sedentarismo traz e que pode ser fatal para quem não se cuida são os casos de obesidade mórbida, um assunto sério que precisa ser tratado delicadamente.
Para conseguir combater os problemas de obesidade ou outros diversos problemas de saúde que podem surgir junto ao sedentarismo, começar a pregar a prática de exercícios desde a fase adolescente é fundamental. Afinal, isso poderá contribuir para que os jovens não comecem a percorrer esse caminho, que depois é muito difícil sair.
Afinal, passar por uma reeducação alimentar e começar a praticar exercícios sem nunca ter tido contato com essa prática será um verdadeiro desafio, e muitas pessoas, inclusive adultos, sofrem para ter êxito e colocar sua saúde novamente nos trilhos.
Prática de exercícios é importante
A prática de exercícios físicos, como esportes e musculação, por exemplo, é extremamente importante para os adolescentes.
Além da possibilidade de redução das chances de obesidade e sedentarismo, o exercício físico consegue auxiliar em outros pontos cruciais na vida do jovem, que vão desde a compreensão e o conhecimento do próprio corpo que está em constante mudança até o auxílio de aquisição de soft skills.
Soft skills essas que, futuramente, poderão ajudar o público jovem a conseguir um cargo de líder, por exemplo. Afinal, grande parte dessas habilidades pessoais são adquiridas nessa fase da vida.
Estima-se que os exercícios físicos, sejam eles feitos na academia, seja através de algum esporte, conseguem estimular o corpo todo, proporcionando mais saúde e benefícios mentais, já que os problemas com autoestima costumam surgir nessa fase da vida com o ganho de peso e altura bem como o surgimento das famosas acnes e pelos pelo corpo.
Além do mais, a Organização Mundial de Saúde também reforça o quão benéfico é realizar a média de 60 minutos de atividade física aeróbica moderada por semana para as crianças e adolescentes. Portanto, andar de skate, praticar ciclismo, jogar futebol ou outros tipos de esportes do gênero trazem benefícios que serão colhidos pelo corpo da criança e do adolescente e irão ser carregados até a vida adulta.
Acompanhamento nutricional pode realçar os benefícios
Sabendo a importância da prática de exercícios para os jovens, unir isso a um acompanhamento nutricional de qualidade trará ainda mais saúde para as crianças. Então, pesquisar por acompanhamento nutricional é uma das formas de ajudar a criança a conseguir crescer saudável, com todos os nutrientes em dia e, é claro, sem risco de obesidade, sedentarismo ou problemas no coração.