Como se Prevenir da Incontinência Urinária?

O distúrbios renais e urinários são um problema que afeta grande parte da população mais velha que, segundos os últimos números oficiais, afetam cerca de 200 milhões de pessoas em todo o mundo.

Existem vários tipos de incontinência e, apesar de ser uma doença que atinge ambos os sexos, são as mulheres que mais sofrem com este problema. Por isso, tão importante quanto um diagnóstico precoce, é a prevenção.

Existe Causa da Incontinência Urinária

Não existe propriamente uma causa que leva a este problema da incontinência urinária, mas antes uma série de fatores que podem causar um quadro deste gênero. Afinal de contas, estamos a falar de um problema que é causado pelo sistema nervoso, o qual pode ser afetado e comprometido por uma série de razões.

Entre esses fatores mais comuns estão o aparecimento de tumores, tanto malignos como benignos, a obesidade e o excesso de peso, as infecções do trato urinário e até a gravidez e o pós-parto.

Além disso, existem vários fatores de risco. Como já mencionámos nas linhas acima, esta é uma doença que afeta mais as mulheres do que os homens, o que torna o sexo num fator de risco. Mas não só.

A idade é também outro fator que contribui decisivamente para a incontinência urinária, já que a probabilidade aumenta com o avançar da idade. Finalmente, a obesidade, a diabetes e algumas doenças neurológicas também podem aumentar o risco de aparecimento deste problema.

Diferentes Tipos de Incontinência Urinária

Antes de continuar, impõem-se então explicar e definir do que estamos a falar. De uma forma muito simples e resumida, podemos dizer que a incontinência urinária é a perda de urina pela uretra de forma involuntária. Isso tanto se aplica a perdas de grandes quantidades de urina, como a perda de pequenas quantidades diárias.

Assim, os especialistas apontam cinco diferentes tipos de incontinência, a saber. A incontinência urinária de esforço é, provavelmente, a mais comum entre a população mundial.

Esta tem a ver com quando a pessoa deixa de ter força pélvica para reter a urina, o que faz com que tenha perdas sempre que coloque a bexiga sob pressão, como em situações de tosse ou de riso, por exemplo. Outro tipo de incontinência muito comum é por transbordamento, que resulta quando a bexiga está cheia e ocorrem vazamentos.

Além disso, há ainda a incontinência urinária de urgência, que se reflete num desejo tão forte de urinar que não deixa a pessoa chegar sequer à casa de banho.

Finalmente, há também a incontinência urinária funcional, que ocorre quando uma pessoa perde a capacidade de ir urinar por qualquer motivo associado. Não podemos deixar de mencionar ainda a incontinência mista, que se refere a perdas urinárias que ocorrem em esforço e em momentos de urgência.

Prevenção da Incontinência Urinária na Idade Adulta

Assim, tão importante quanto um diagnóstico precoce, está a prevenção. Além de dever fazer testes e exames regulares, especialmente a partir dos 40 anos de idade, deve adaptar um estilo de vida responsável e sensato, que o ajude a prevenir doenças e complicações sérias.

Para isso, o acompanhamento do seu médico de família é fundamental, assim como o aconselhamento de profissionais especializados.

Existem uma série de hábitos que pode adaptar para evitar a incontinência urinária, baixando assim o risco de vir a sofrer dessas complicações. Isso é particularmente importante para todos aqueles que têm um ou mais dos fatores de risco que enunciamos acima.

Alguns deles passam por uma questão de bom senso. Deve evitar o excesso de bebidas alcoólicas e com cafeína, por exemplo, assim como evitar fumar.

Mas não só. Se sofre de alguma doença crônica, como a diabetes, deve mantê-la igualmente sob controle, já que pode desenvolver outros problemas, nos quais se inclui a incontinência urinária.

Siga uma alimentação saudável, especialmente rica em fibras, e pratique atividade física regular, evitando assim estilos de vida sedentários. Finalmente, mas não menos importante, regule os seus intervalos entre as micções, não esperando apenas pela vontade para ir ao banheiro.