Investimentos 2022: Onde Aplicar seu Dinheiro?

Já é consenso até entre as pessoas que não possuem largo conhecimento sobre investimentos, que a tradicional poupança não é uma boa opção. Para se preparar para o futuro, é necessário bem mais que apenas guardar dinheiro e deixá-lo parado.

Nesse sentido, com tudo o que vem acontecendo no mundo, a taxa Selic, que é a taxa básica de juros do Brasil, começou a subir novamente, depois de várias baixas seguidas.

Isso abriu possibilidades, sobretudo em investimentos de renda fixa, como os títulos do governo. Contudo, os títulos públicos e a renda fixa no geral não são os únicos e talvez não sejam os melhores investimentos, a depender do seu perfil de investidor.

Refletindo sobre isso, decidimos trazer esse artigo onde você terá um guia completo sobre os melhores investimentos para pôr o seu dinheiro em 2022 e dicas de como iniciar nesse mundo tão cheio de possibilidades. Confira!

Como guardar dinheiro para viajar

Quais as melhores opções para investir?

Conheça algumas opções de investimento que podem fazer o “seu tipo”.

Renda fixa

Os investimentos de renda fixa têm, como o nome já diz, um percentual de lucratividade pré-fixado e por tempo definido.

Como exemplo, se você aplicar R $1 mil reais em um investimento de renda fixa que renda 3% ao ano, com um prazo de cinco anos, ao final do período você resgatará, provavelmente, R$ 1.150,00. Confira abaixo alguns dos melhores investimentos em renda fixa.

Tesouro Direto

Esse é um dos melhores investimentos de renda fixa, onde o usuário basicamente empresta dinheiro ao Governo Federal por um período de tempo e recebe juros e correção por isso.

Dá para investir no Tesouro Direto com baixas quantidades de dinheiro, tornando essa uma das melhores opções para investidores iniciantes. Além disso, existem três opções de Tesouro Direto: Tesouro prefixado, Tesouro Selic e Tesouro IPCA+.

LCI e LCA

O LCI (Letra de Crédito Imobiliário) e o LCA (Letra de Crédito Agropecuário) são duas opções de investimentos em renda fixa muito utilizadas.

Nessas opções, o investidor empresta dinheiro a bancos e instituições financeiras que repassam os valores a empreendimentos na área da construção civil e do agronegócio, duas das melhores áreas da economia brasileira.

Além disso, os bancos estipulam uma taxa de juros fixa pelo período de tempo que a letra valer, dando segurança ao investidor.

Por fim, vale lembrar que tanto o LCI quanto o LCA são assegurados pelo FGC (Fundo Garantidor de Crédito), que “calça” os investimentos, cobrindo eventuais perdas da instituição tomadora de crédito.

CDB

Os CDBs (Certificados de Depósitos Bancários), são títulos emitidos por instituições financeiras que visam a captação de crédito para investimento.

Essa modalidade é um dos melhores investimentos de renda fixa e está dividida em três tipos: pré-fixado, pós-fixado e misto.

Com isso, o investidor “compra” o CDB e pelo período em que o banco emissor usar o dinheiro, a pessoa acumula juros com correção que poderão ser sacados junto com o montante ao final do contrato.

Fundos de investimento de renda fixa

Um fundo de investimentos de renda fixa é, basicamente, um grupo de pessoas que se une para investir em opções como as que apresentamos acima.

No caso, o dinheiro de cada um dos integrantes do grupo é anexado a um único montante que é gerenciado por uma só pessoa.

Várias instituições financeiras oferecem fundos de renda fixa aos seus clientes.

As vantagens desse tipo de investimento são a possibilidade de diversificação, a segurança de ter um profissional gerenciando os investimentos e a previsibilidade de ganhos.

Investimentos de Renda variável

Os investimentos de renda variável são aqueles em que não há previsibilidade de ganhos, a curto, médio ou longo prazo.

As famosas ações, que são “pedaços” de empresas que podem ser comprados através de corretoras que são ligadas à Bolsa de Valores do Brasil (B3), são o tipo de renda variável mais conhecido.

Contudo, existem mais opções interessantes para investidores de perfil arrojado. Veja:

FIIs (Fundos de Investimento Imobiliário)

Com os Fundos de Investimento Imobiliário (FIIs), o investidor pode comprar cotas de participação na propriedade de um ou mais imóveis. Com isso, todos os meses a pessoa recebe em sua conta na corretora, um valor referente ao aluguel daquele imóvel.

Esse tipo de investimento é considerado variável pois o valor das cotas pode valorizar e desvalorizar, afetando também os “aluguéis” recebidos pelo investidor.

Mercado de ações

O mercado acionário é a seção mais conhecida da renda variável e considero um dos melhores investimentos por investidores arrojados e moderados.

As ações são basicamente pequenos pedaços de grandes empresas que são disponibilizados para a compra, visando a arrecadação de investimentos para a instituição em questão.

Com isso, o investidor que decidir comprar ações precisa ter em mente que o valor investido pode subir e descer, a depender de como esteja a situação da empresa escolhida.

Vale lembrar também que muitas empresas distribuem os desejados dividendos entre os seus acionistas em determinados períodos do ano.

Criptomoedas

Por fim, temos a mais nova febre dos investimentos modernos: as criptomoedas, ou criptoativos. Esses elementos, que têm no Bitcoin a sua principal estrela, são basicamente moedas digitais que são negociadas.

O volume de negociações dita a movimentação de cada cripto em questão, podendo valorizar ou desvalorizar o ativo.Inclusive, a alta volatilidade é o que tem chamado a atenção de investidores mais ousados para o mercado de criptoativos.

Algumas moedas chegam a valorizar mais de 100% em um único dia, o que é um valor impensável para quem está acostumado com a Bolsa de Valores, por exemplo.

No entanto, esse é o tipo de investimento com mais alto grau de risco na nossa lista, pois assim como os lucros podem ser astronômicos, as perdas também podem ser gigantescas.

Gostou de conhecer melhor esses diferentes tipos de investimento? Então lembre-se, o mais importante é você mesmo decidir quais são os melhores investimentos para a sua realidade! Ninguém melhor que a própria pessoa para conhecer sua limitações financeiras e os riscos que pode correr.

Fonte da Imagem de Capa: https://megafrases.com.br

Dicas para Gestão de Tesouraria Eficiente