Identidade Visual: Tudo que Você Precisa Saber

Você sabe o que é identidade visual?

Como você verá neste artigo, trata-se de uma coleção de elementos gráficos que criam a impressão geral que seus clientes têm de sua empresa.

Ela influencia em praticamente tudo: desde seu logotipo corporativo, papelaria, layout do website em WordPress (ou outra plataforma de conteúdo), até o design da embalagem de seu produto.

Ter uma boa identidade visual irá melhorar sua presença nas mídias sociais, envolver seus clientes e também aumentar suas vendas.

Afinal, o que é a identidade visual?

Uma identidade visual é o conjunto de elementos que irão representar sua marca. Estes elementos podem ser as cores utilizadas, a tipografia, o logotipo e a estética da embalagem de seus produtos.

É vital definir o olhar de todos os criativos que serão criados para sua empresa: é através do estilo que você escolhe que será traduzido a personalidade de sua marca.

Benefícios de ter uma identidade visual

Uma identidade visual simples mas eficaz, pode fazer uma enorme diferença no sucesso de uma empresa. E isso também é verdade para qualquer campanha de marketing.

Isso porque:

  • Reforça a voz e posicionamento da marca no mercado;
  • Faz sua empresa ser lembrada facilmente;
  • Atrai pessoas que se inspiram na sua identidade e nos seus valores;
  • Senso de pertencimento em quem se identifica com sua estética.

As grandes marcas, outrora, também eram pequenas, e o reconhecimento que elas têm hoje é o resultado de um trabalho de longo prazo.

Se no início, eles não apostassem em ter uma identidade visual forte, talvez eles não fossem tão reconhecidos como são nos dias de hoje.

Como criar uma identidade visual?

Veja os passos necessários para criar uma boa identidade visual:

Briefing

briefing

Antes de tudo, criar um documento com as características da sua empresa, é essencial para elaboração de uma identidade visual.

Portanto, coloque no papel como você descreve seu produto ou serviço, como você quer que sua empresa seja vista pelos potenciais compradores e investidores, quais as causas e valores que sua empresa defende.

Procure também descrever seu produto ou serviço com o máximo de detalhes: para que servem, como é resolvido um problema através deles, que benefícios ele oferece e assim por diante.

Cor

Você sabe que existem estudos que mostram os principais sentimentos e percepções causados pelo uso de uma cor? Por isso, as cores da sua identidade visual não podem ser subestimadas.

Se você está criando uma identidade para um produto ou serviço, preste atenção ao significado de suas cores. Pode dizer muito sobre a personalidade de seu negócio e do seu produto.

Veja os principais sentimentos de cada cor:

  • Preto: Formalidade, força e estilo.
  • Vermelho: desperta paixão, perigo, acúmulo de energia;
  • Amarelo: indica luz, atenção e otimismo;
  • Verde: indica liberdade, saúde e esperança;
  • Cinza: reforça neutralidade e flexibilidade;
  • Laranja: indica sucesso, vitalidade e alegria;

Ao selecionar a paleta de cores para seu projeto, esteja atento também para escolher cores que funcionem bem em conjunto. Evite utilizar cores conflitantes e não harmônicas.

Fonte

Há tantos tipos de fontes que podemos nos perder um pouco quando se trata de escolher quais usar, principalmente em projetos da empresa.

Veja algumas sugestões:

  • Elegante: fontes finas, cursivas ou serifadas;
  • Minimalista e moderno: fontes menos rebuscadas e mais simples
  • Jovial e descontraído: fontes com movimento e estilizadas.

Formas

As formas também são importantes no projeto. Eles podem dizer muito sobre sua marca! Aqui estão algumas formas comuns e seus significados:

  • Quadrados: neutralidade , racionalidade e objetividade;
  • Triângulo:divindade, crescimento, harmonia e proporção;
  • Abstratas ou inclinadas: Movimento e diversão;
  • Círculo:infinito, absoluto, ilimitado e atemporal.

Como aplicar a identidade visual?

Depois de selecionar os elementos gráficos de sua identidade, é hora de você se tornar criativo e começar a produzir.

Você pode utilizar ferramentas para criação do documento de identidade visual e também elaborar os criativos. Veja abaixo algumas ferramentas que você pode utilizar:

Canva

Canva é uma ótima ferramenta que facilita a criação de gráficos de aparência profissional Possui plano gratuito que abrange a maior parte das necessidades de criação de identidade visual.

Figma

Figma é uma ferramenta avançada e super completa que se parece com os programas Adobe!

É mais complicado de usar comparado ao Canva, mas vale bem a pena aprender.

Estes programas permitem criar todos os tipos de documentos e publicações para redes sociais.

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