Social Listening – Como influenciar sua imagem nas redes sociais

A escuta social pode ser melhor descrita como ouvir as plataformas sociais na Internet. Aqui são observados vários canais de menções que podem ser relevantes para a própria empresa. 

 

Não se trata apenas de plataformas de mídia social, mas também de blogs, fóruns ou sites de notícias. Usando as palavras-chave certas, conversas ou menções sobre sua própria empresa podem ser encontradas e o humor dos clientes pode ser lido a partir deles. 

 

Você também pode pesquisar seus próprios produtos e obter avaliações de clientes mais detalhadas. A escuta social também é essencial para analisar a concorrência, pois essas ferramentas podem ser usadas para monitorar facilmente a concorrência.

 

Os dados obtidos a partir disso podem ser avaliados e usados ​​para melhorar sua própria empresa. A escuta social pode, assim, ser descrita como a coleta e avaliação de dados sobre um tema específico nas redes sociais. Existem agora vários programas que podem ser usados ​​para pesquisar termos específicos. Além de conseguir influenciar você saberá como aumentar o engajamento nas redes sociais. 

 

Escuta social e monitoramento de mídia social – não são a mesma coisa!

Você já deve ter ouvido falar do termo monitoramento de mídia social . À primeira vista, pode-se supor que isso é o mesmo que escuta social. Mas isso não é correto.

 

Os termos são muito parecidos em sua função grosseira, mas os dados são coletados durante o monitoramento, que, por exemplo, avalia o sucesso de uma campanha, mede a reputação da empresa ou é usado para se armar contra tempestades de merda. 

 

Além disso, o monitoramento social se concentra mais no conteúdo e em outras figuras-chave. Isso inclui, por exemplo, a taxa de interação, como curtidas em uma postagem.

 

Com a escuta social, por outro lado, os dados são coletados para implementá-los imediatamente e desenvolver novas estratégias com eles. A escuta social tende a analisar o sentimento e o sentimento por trás das postagens. Como está a sua própria marca? Como as pessoas reagem à empresa? O que os clientes acham dos produtos?

Quais são os benefícios da escuta social?

Como empresa, nosso objetivo é melhorar constantemente. Ouvir as redes sociais oferece a oportunidade ideal para acompanhar o que está sendo noticiado sobre a própria empresa na Internet.

 

Por exemplo, pode ajudá-lo a conhecer ainda melhor seus clientes. As pessoas gostam de trocar ideias e passar suas experiências sobre produtos para outras pessoas. As experiências negativas são geralmente mais populares do que as positivas, o que torna ainda mais importante reagir rapidamente a elas.

 

Ao navegar em fóruns e redes, você pode ver exatamente o quanto seus clientes estão satisfeitos ou insatisfeitos com seus produtos ou serviços e, em seguida, tomar as medidas adequadas.

 

Você também pode usar a ferramenta para experimentar novas estratégias. Por exemplo, quando você lança um novo produto ou coloca um novo anúncio online, você pode observar como as pessoas reagem a ele na internet ao mesmo tempo. Se a nova estratégia não for bem recebida, você saberá imediatamente qual é o problema graças às muitas opiniões e poderá adaptar sua estratégia.

 

A escuta social também é uma ferramenta importante para comparar com os concorrentes. Você pode usá-lo para acompanhar de perto sua concorrência, saber exatamente quando eles lançam um novo produto e como ele é recebido. Você pode aprender muito bem com isso e tirar conclusões para o seu próprio negócio.

 

Por outro lado, parceiros de cooperação, como influenciadores ou embaixadores da marca, também podem ser encontrados da mesma maneira. Se você tiver uma visão ampla das plataformas de mídia social mais importantes, poderá descobrir quem é importante no momento e quem é adequado para cooperação.

 

Esteja experimentando um novo produto ou estratégia, é sempre uma boa ideia ficar de olho no seu público-alvo e no clima geral do seu setor. O que as pessoas precisam agora e quais preocupações e desejos elas têm? Você deve ser o primeiro a reagir a esses problemas e encontrar soluções para eles.

Use a escuta social corretamente

Como todas as ferramentas, a escuta social só é útil se você souber usá-la corretamente. Como essa ferramenta oferece um número incrível de opções para o que e onde pesquisar, você deve primeiro pensar em qual direção deseja seguir e quais objetivos está perseguindo.

 

Então faça a si mesmo a pergunta no início: O que eu realmente quero medir?

 

Aqui é útil trabalhar em conjunto com os diferentes departamentos da sua empresa. Objetivos diferentes são mais importantes no atendimento ao cliente do que no marketing de conteúdo. Portanto, sente-se com os responsáveis ​​e estabeleça metas comuns para obter o melhor de tudo.

 

Além disso, considere se você deseja se concentrar em plataformas específicas. Aqui depende de onde o seu grupo-alvo está viajando e quais opiniões devem receber mais importância. 

 

É bem possível que sua empresa seja noticiada de forma completamente diferente no Instagram  do que no Twitter. Aqui você deve ponderar quais opiniões são mais relevantes para o seu negócio.

 

Para começar, você também deve saber quais palavras-chave você deve pesquisar. Aqui, quem sabe quais termos o grupo-alvo usa tem uma grande vantagem. Tais termos podem ser:

 

  • Marca
  • Nome de usuário nas redes sociais
  • Nome de seus produtos
  • Nomes de marcas e nomes de produtos dos concorrentes
  • Palavras-chave importantes do setor
  • Slogans publicitários
  • Nome dos diretores ou funcionários
  • Tags de campanha
  • Hashtags de marca

 

Para analisar bem a concorrência , o nome da empresa relevante e seus produtos também são úteis aqui. Caso contrário, palavras específicas do setor são sempre recomendadas para se manter atualizado no mercado.