Marketing do Instagram as 10 melhores dicas comprovadas

Aqui estão dez dicas experimentadas e testadas de marketing do Instagram para aumentar o conhecimento da marca e impulsionar o engajamento. Os tópicos discutidos incluem a criação de uma conta comercial no Instagram, usando ferramentas gratuitas do IG, acompanhamento de desempenho, entre outros. Nesse sentido, o marketing no Insta também se baseia na estratégia de comprar visualizações no reels e impressionar seus fãs, mostrando mais confiança e visibilidade.

Antes de começarmos a discutir as dicas de marketing do Instagram, vamos primeiro convencê-lo por que o marketing do Instagram é importante para você ou sua empresa com algumas estatísticas surpreendentes. Há 1 bilhão de usuários ativos mensalmente no Insta – 71% dos quais têm menos de 35 anos. Além disso, é também a 2º plataforma social mais engajada depois do Facebook. Um usuário médio do Insta gasta quase 53 minutos neste aplicativo todos os dias.

As figuras acima mostram claramente que se você não está no Instagram ou não o usa como deveria, está perdendo muito. Isso significa que o marketing do Instagram é tão importante quanto qualquer outra plataforma de marketing de mídia social ou canal de marketing digital como um todo.

Aliás, existem hordas de influenciadores no Insta, cada um com milhões de seguidores. Então, com o plano certo do Instagram, você também pode aproveitar a chance de se tornar uma marca influente. Além disso, postar o conteúdo certo pode ajudá-lo a se manter relevante para seus fãs existentes, enquanto ajuda você a conseguir novos. No entanto, pode ser difícil descobrir que tipo de postagem pode ajudar você a gerar engajamento e aumentar seu público.

Dicas de Marketing do Instagram
dez dicas experimentadas e testadas de marketing do Instagram

Para ajudá-lo com isso, aqui estão algumas dicas comprovadas de marketing do Instagram:

1. Crie um perfil comercial o mais rápido possível

Antes de iniciar o marketing de mídia social nesta plataforma, certifique-se de ter uma conta comercial no Instagram, pois isso oferece vários benefícios. Em sua página de negócios, seus seguidores podem clicar na guia de contato para se conectar diretamente com você, assim como fazem em seu site. Além disso, permite que você use a ferramenta de análise do IG para rastrear o alcance e as impressões de seus posts.

2. Aproveite ao máximo as ferramentas gratuitas do Instagram

Os perfis de negócios no Insta e no Facebook são bastante semelhantes. Aqui, por meio do Insights, você pode monitorar dados de engajamento, impressões e muito mais. As ferramentas gratuitas são importantes porque ajudam você a observar como seus seguidores interagem e se envolvem com seus posts – o que é crucial para ajustar seu conteúdo para aumentar o engajamento.

3. Publique teasers (provocações) para despertar sutilmente a curiosidade e incite as pessoas a comprar

O Instagram é uma das plataformas mais eficazes para anunciar seus produtos. Felizmente, você pode fazer isso sem ser muito persuasivo ou irritar seus usuários. Os teasers de produto são uma ótima maneira de discutir seu produto e criar entusiasmo entre seus seguidores, sem realmente deixá-los perceber que você está tentando entrar no mercado.

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4. Crie anúncios patrocinados

Os anúncios do Insta são uma das tendências mais populares na mídia social. A melhor parte desses anúncios é que você pode definir seu orçamento de publicidade dependendo de quanto deseja gastar com eles em um determinado momento. De acordo com sua escolha, você pode mostrar um único ou vários anúncios patrocinados usando o recurso de carrossel. Os anúncios patrocinados ajudam as marcas a atingir esses usuários, que não são seus seguidores, mas clientes em potencial.

O Insta também permite que você converta seus posts em anúncios patrocinados, portanto, fique de olho nos posts de alto desempenho para aumentar seu alcance. Seu anúncio patrocinado pode ser fotos, vídeos, anúncios de carrossel, stories e assim por diante.

5. Post Instagram Stories

São uma excelente opção para quem deseja gerar leads no IG. Eles são diferentes dos posts normais do Instagram porque aparecem no formato de “apresentação de slides”. Ao vivo por apenas 24 horas, os stories do Insta podem ser salvos em qualquer dispositivo para serem reutilizadas posteriormente. Ele oferece uma série de benefícios. As marcas podem usá-lo para mostrar posts de bastidores sem se preocupar se o conteúdo está de acordo com sua estética ou não. Além disso, o Instagram permite que você marque outras contas nos stories, especialmente quando você está colaborando com um influenciador ou outra marca.

6. Colabore com seus influenciadores específicos do nicho

Esta é talvez a maneira mais rápida de alcançar seus clientes em potencial. Faça parceria com seus influenciadores específicos de nicho, que têm um grande número de seguidores ou que já têm o público de seu interesse. As pessoas são mais propensas a comprar produtos e serviços que procuram em seus feeds do Instagram dos influenciadores que seguem, simplesmente porque confiam neles. Estabelecer relacionamentos com influenciadores pode ajudá-lo a alcançar novos públicos e, ao mesmo tempo, aumentar o conhecimento de sua marca.

7. Reúna as fotos enviadas pelo usuário

Se o conteúdo gerado pelo usuário para aumentar o conhecimento da marca e o envolvimento, sem fazer nenhum esforço pessoal para gerar um conteúdo envolvente. Se você já tem um público engajado, é bom capitalizá-lo para gerar um conteúdo excelente para você. É uma situação em que todos ganham, tanto para você quanto para seus fãs.

8. Use hashtags de marca criativa

O engajamento rápido no Instagram pode ser alcançado por meio de tags interativas. Seus clientes podem usar essas tags para postar conteúdo gerado pelo usuário. Isso permite que eles pesquisem todos os posts pertencentes à sua marca. Além disso, permite que você também encontre seus posts anteriores que gostaria de postar novamente em sua própria página. Criar uma hashtag exclusiva para sua marca e seguidores é certamente uma forma maravilhosa de publicidade gratuita.

9. Publique em horários apropriados

Você pode desligar seus seguidores postando no Insta. Mostrar a eles coisas que estão apenas relacionadas à sua marca em seus feeds pode fazer com que eles parem de segui-lo. Uma ótima maneira de manter a consistência sem incomodar ninguém é postar regularmente durante os horários e dias de pico – quando a maior parte do seu público está online. As estatísticas sugerem que você deve evitar postar aos domingos e quartas-feiras e programar seu conteúdo para ser postado as quintas e segundas-feiras.

10. Rastreie o desempenho

Você não pode melhorar sem rastrear seu desempenho e no Instagram não é diferente. Você deve monitorar o desempenho de seus posts e de sua página para aprimorar e otimizar sua campanha de marketing de mídia social. Com resultados quantificáveis, você pode verificar facilmente o que está funcionando a seu favor ou contra sua marca.

Acompanhe sua taxa de crescimento do Insta para ver como cada tipo de conteúdo que você publica está afetando sua taxa de crescimento. Além disso, verifique a frequência e o tempo dos posts para ver o que melhor pode ser feito para aumentar sua taxa de crescimento.