5 Dicas para ensinar matemática de maneira simples

Aprendendo matemática

Nos dias atuais, todos podemos ver as dificuldades que foram trazidas juntamente com a pandemia da COVID19.

Não é só uma questão de saúde pública que está sendo enfrentada, mas também inúmeras outras questões, como o isolamento social e a paralisação das aulas de crianças e jovens em todo o país.

Diante desse dilema, muitos professores e pais têm sofrido com as inúmeras limitações e dificuldades apresentadas pelos alunos, principalmente quando o tema da aula é um dos mais difíceis, que é o de matemática. 

Pensando na importância da matemática na vida das crianças, no artigo de hoje falaremos sobre 5 dicas importantes para simplificar o ensino de matemática para os pequenos, visando auxiliar os pais, educadores e professores. 

A importância da matemática escolar

A matemática é uma das matérias mais importantes de ser aprendida no ensino das escolas de todo o mundo.

E não é apenas visando a criação de um novo mestre da matemática, mas sim visando a criação de alunos que irão conseguir lidar com os números de uma forma muito produtiva para os dilemas do seu dia a dia.

Aprender a contar, sobre a tabuada e as divisões e subtrações básicas da matemática é algo que toda a criança precisa saber, isso para auxiliá-la no seu próprio dia a dia.

As regras básicas da matemática regem todo o nosso mundo! A importância da mesma se dá nos mínimos detalhes, como voltar um troco do mercado, como também nos grandes detalhes, como fórmulas matemáticas exatas que explicam sobre as estrelas e os corpos celestes!

É pais e mães, educadores e professoras, a importância da matemática vai muito além do que sonha a nossa vã filosofia.

Agora sem mais delongas, vamos as 5 dicas para ensinar matemática para os pequenos da melhor forma possível.

5 dicas para simplificar o ensino de matemática

Abaixo, seguem 5 dicas de como simplificar o ensino de matemática para todos os alunos (isso independente da idade, viu?) Até os mais novos podem sim ter acesso às questões básicas relacionadas à matemática. 

Traga exemplos presentes na rotina do aluno

É muito importante que os alunos entendam que a matemática está no dia a dia e na rotina deles! Em um primeiro momento, a matemática pode parecer assustadora e cheia de desafios!

Mas se o aluno entender que ela faz mais parte da rotina dele do que ele nunca sequer imaginou, ele poderá entendê-la muito mais facilmente.

Mostre para ele como formar figuras geométricas jogando basquete, mostre a importância de saber dar o dinheiro no mercado, mostre que ele tem que aprender a medir os locais para fazer os serviços básicos de casa!

Apresente a matemática para ele como ela realmente é, parte essencial do dia a dia de todos nós!

Utilize material lúdico

Nada como um bom material lúdico para ensinar a matemática para as crianças. 

O uso de jogos de tabuleiros, jogos da memória, dominó, esportes em geral (com duplas, trios), massa de modelar, jogos de dados e boliche são uma ótima opção para tornar a matemática mais didática para os pequenos.

Antes de ensinar os jogos para os pequenos, pegue eles e analise com calma e concentração, você vai ver quantas regras matemáticas são usadas para jogar cada um. 

E com um pouco de imaginação, você mesmo poderá criar vários jogos para a criançada poder aprender matemática de uma forma lúdica e ainda se divertir! 

Tenha um bom plano de aula

Nada de inventar uma aula por dia e ficar por assim viu! A importância de um plano de aula e da evolução do aluno é fundamental para medir o seu verdadeiro desempenho.

A professora certamente irá fornecer esse material para os pais terem acesso, acompanhar a evolução e desempenho do seu filho te ajudará a entender como agir e em quais atividades focar mais para que o pequeno aprenda matemática. 

Use a tecnologia a seu favor

Que as crianças e os jovens adoram passar um bom tempo no celular, isso não tem como negar, não é mesmo? E que tal usar o celular e o computador dos pequenos a seu favor e à favor da matemática?

Vários aplicativos e jogos disponíveis na web ajudam os pais nessa missão! Eles são interativos, lúdicos e servem para ajudar a criançada a aumentar o seu interesse pela matemática.

Antes de baixar o jogo para o pequeno, verifique a sua classificação etária e qual o foco do jogo na matemática. 

Te garantimos por aqui que os pequenos vão adorar passar um tempo no celular e no computador e você estará ajudando-os a pegar o que há de melhor e educativo nesse meio virtual, que é interminável em boas e más opções. 

Estimule o raciocínio e a criatividade

Por último e não menos importante, estimule a criança a sempre querer aprender mais!

Mostre para ela o vasto muito cheio de possibilidades da matemática! Mostre para ela o quanto é lindo beirar o infinito, o quanto é desafiador aprender um pouco mais de cada vez.

Considerações finais 

A matemática é uma matéria muito linda e cheia de incríveis aprendizados! Não deixe que o seu filho(a) perca a chance de conhecê-la e se aprofundar o quanto puder nela!

E lembre-se, você não está aqui para criar um novo mestre da matemática, mas sim um ser humano curioso, desafiador e questionador! Que queria aprender a ir muito mais além do que o convencional.

Ele pode sim ser um mestre de matemática no futuro ou um grande escritor, não importa! Tendo uma base sólida e bem estruturada, com apoio e ajuda dos pais e educadores quando necessário, jamais haverá limite algum para o que a criança pode se tornar o que ela quiser!

Back To Top
%d blogueiros gostam disto: