Como ser promovido na carreira militar?

Carreira Militar

A carreira militar oferece diversos benefícios para quem ingressa, inclusive a possibilidade de ser promovido na carreira militar. 

O concurso ESA é forma de ingresso na Escola de Sargento das Armas, nesse sentido, os alunos formados adquirem um título superior de categoria tecnólogo que pode ser usado em concursos que exigem formação superior como policia civil, policia federal, policia rodoviária federal e outras.

Para participar do presente concurso é necessário cumprir com alguns pré-requisitos, incluindo: estar cursando o terceiro ano do ensino médio ou ter concluído, ter entre 17 e 24 anos para o setor de logística, geral e combatente, ter entre 17 e 26 anos para o setor de saúde e música, e ter uma altura mínima de 1,55 metros para candidatas mulheres e 1,60 metros para candidatos homens.

Concurso ESA: do que se trata?

A ESA é a Escola de Sargentos das Armas, e se trata do ensino superior, ao nível tecnólogo para o Exército brasileiro. Nesse sentido, o ESA tem a responsabilidade de formar sargentos combatentes de carreira das armas de cavalaria, comunicações, infantaria, engenharia e artilharia.

A forma de ingresso no ESA é por meio do concurso ESA, que consiste em uma prova objetiva e com uma redação, os candidatos também passam por testes físicos, e os candidatos aprovados para a etapa de formação.

O teste objetivo inclui questões de português, matemática, história e geografia, inglês, e a redação, e os que desejam ir para o setor de música e saúde, têm incluídos em sua prova questões específicas sobre teoria musical. A quantidade de questões varia conforme a categoria escolhida pelo candidato.

É necessário que os candidatos se encaixem nos seguintes pré-requisitos para entrar no ESA: estar cursando o terceiro ano do médio, ou ter concluído; ter idade entre 17 e 24 anos, para o segmento de combatente, geral ou logística; ter idade entre 17 e 26 anos para o segmento de saúde e música e ter altura mínima de 1,55 metros para mulheres e 1,60 metros para homens.

Etapas de admissão no concurso ESA

Inicialmente, os participantes para o segmento de combatentes, aviação ou logística do concurso ESA realizaram uma prova objetiva com 50 questões, divididas entre 10 questões de inglês, 12 questões de geografia e história, 14 questões de português e 14 questões de matemática, mais a redação.

Os candidatos para os segmentos de música e saúde, realizaram uma prova com 8 questões de geografia e história, 10 questões e português, 10 questões de matemática, 12 questões de teoria musical, mais a redação. Em seguida, os candidatos seguem para os Testes Físicos – TAF.

Por último, os candidatos seguem para o tempo de formação, dividido entre período básico e tempo de qualificação.

Período Básico

O tempo básico consiste em um período de formação inicial, onde os participantes aprovados passam 43 semanas, sendo efetuado em doze Organizações Militares de Corpo de Tropa – OMCT. Essas organizações são inspecionadas pela Esa. 

Conforme a cidade onde nasceu o candidato aprovado e dê sua nota no EI, o mesmo será enviado para uma das doze Organizações Militares de Corpo de Tropa – OMCT, sendo localizadas:

  • Pirassununga (SP);
  • Rio de Janeiro (RJ);
  • Jundiaí (SP);
  • Campo Grande (MS);
  • Natal (RN);
  • Pouso Alegre (MG);
  • Juiz de Fora (MG);
  • Blumenau (SC);
  • Fortaleza (CE);
  • Jataí (GO);
  • Alegrete (RS).

Conforme desempenho do participante e mediante conclusão do tempo básico, o mesmo poderá optar pela qualificação militar de Sargentos de seu interesse.

Período de qualificação

O tempo de qualificação é a segunda etapa e tem duração média de 43 semanas, e conforme a escolha de qualificação do candidato o local é definido, sendo:

  • Logística: Escola de Sargentos de Logística – EsSLog, localizada em Rio de Janeiro, estado do Rio de Janeiro;
  • Armas: Escola de Sargento das Armas – ESA, localizada em Três Corações, estado de Minas Gerais;
  • Aviação: Centro de Instrução de Aviação do Exército – CIAVEx, localizada em Taubaté, estado de São Paulo.

Ao concluir a formação, o estudante é declarado 3° Sargento de Carreira Combatente do Exército Brasileiro, e ocupará postos de acordo com o Quadro de Organização da Força Terrestre.

Além disso, o ESA concede um título superior e nível tecnólogo para o aluno formado, e o mesmo poderá ser usado para concursos que exigem formação superior como Polícia Civil,  Polícia Rodoviária Federal e  Polícia Federal.

Mediante formação, o estudante ocupa os seguintes postos: terceiro sargento; segundo sargento; primeiro sargento; oficial do quadro auxiliar e reserva remunerada. Desse modo, é notável a possibilidade de promoção na carreira militar, e as chances de utilizar a formação do ESA para outros contextos.

Qual a preparação necessária para o concurso ESA?

Os participantes que desejam realizar a prova do concurso ESA, precisam se preparar bastante previamente, manter uma rotina de estudos constantes, ser dedicado aos mesmos, pois não é uma prova fácil, ademais, é bastante concorrida.

Como também, é preciso:

  1. Ler o edital do concurso ESA e conhecê-lo profundamente, é importante se atentar as informações descritas, de questões, temas, dia e horário da prova;
  2. Estudar os temas determinados para as provas, focando na estrutura do teste e tempo da mesma, é necessária muita preparação prévia, para ter foco no momento de leitura, resolução de questões e no momento de escrever a redação, tudo isso, considerando o tempo disponível;
  3. Por último, manter hábitos e uma rotina saudável, em relação à alimentação, sono, prática de exercícios físicos, considerando os testes de resistência física.
Back To Top
%d blogueiros gostam disto: