Pronatec: o que o governo Lula fará com ele em 2023?

Saiba como fica o pronatec e seus cursos, com a entrada de um novo governo, clique e confira!

Quando o Governo Federal de um país muda de comando e de partido, sempre surgem muitas incertezas, sobre como ficaram os programa sociais, e as mudanças que a política vai passar. O Brasil passa por essa situação, e aqui você vai conhecer como ficará o Pronatec no governo Lula ano que vem.

Como funciona o Pronatec?

novo pronatec

O Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego) foi fundado pelo Governo Federal em 2011, com o objetivo de auxiliar pessoas carentes na busca por uma formação qualificada. Ele também possuía a finalidade de expandir e democratizar a procura por cursos profissionalizantes e técnicos de nível médio, o que ajuda as empresas na busca por novos profissionais qualificados.

Parceiras do Pronatec

O Pronatec é um sistema que engloba várias instituições parceiras, como o SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), SESI (Serviço Social da Indústria), SENAC (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial), e também possui parceiras locais, que variam de acordo com o estado ou a cidade. Além disso, oferece cursos em universidades, entre elas a Anhanguera.

Pronatec Jovem Aprendiz

O Pronatec Jovem Aprendiz ajuda jovens ainda sem experiência no mercado de trabalho a conseguirem vagas em empresas, na qualidade de aprendiz. A diferença para o Pronatec “comum”, é que ele possibilita aos jovens a entrada direta nas empresas parceiras, enquanto no outro, é necessário realizar um curso técnico primeiro, para depois ir à busca de uma vaga.

É uma excelente oportunidade para quem gosta de conhecer novas áreas, com ele você entra na função de estagiário, mas pode ser efetivado e construir uma carreira em uma grande empresa.Ainda não se sabe como será o direcionamento desse programa para o próximo ano, mas existem boas perspectivas.

Mudanças no Pronatec para 2023

Na realidade, durante o governo Temer e posteriormente no governo Bolsonaro, o programa foi quase que descontinuado, apenas executava alguns cursos que já estavam em andamento, sem abertura de novas vagas ou frentes de trabalho.

Embora em recente discurso o presidente eleito tenha dito que o programa deve voltar com força total, o Brasil hoje passa por uma grave crise econômica, e a mudança na presidência causa medo aos estudantes.

O que se sabe até então é que o novo governo deverá continuar investindo nos programas educativos como o Prouni (Programa Universidade Para Todos) e o Pronatec. Mas não deverão ser abertas muitas vagas para 2023, pois o orçamento ainda está apertado, esse corte de vagas já aconteceu em 2021.

Há também muita expectativa em relação ao aumento de verba para programas como Prouni e Universidade para todos, porém, ainda em estado de espera para o ano que se aproxima, até que sejam anunciadas em efetivo as diretrizes de orçamento desse novo governo.

A crise econômica pode prejudicar o novo Pronatec?

Os novos representantes do MEC (Ministério da Educação) dizem que o programa estava sendo mal gerido, e gerando muitos gastos para poucas vagas.

O Pronatec ofereceu aproximadamente 2 milhões de novas vagas em 2019, sendo 1,627 milhões para cursos de qualificação profissional e 372 mil vagas para os cursos do Pronatec. Esse número poderá ser mantido ou diminuído no próximo ano, as chances de aumentarem são muito pequenas. Algumas parcerias podem ser canceladas.

Conclusão

Bom espero que tenham gostado das nossas informações sobre o pronatec 2023. Novidades iremos atualizar na matéria em breve.

Gostaram das informações pessoal? Por fim já falamos em outro artigo aqui em nosso site sobre concursos abertos em São Paulo, leia e entenda!