Qual a diferença entre casa e sobrado?

sobrado

Qual a diferença entre casa e sobrado?

Sabemos que o processo de mudança e procura de um novo imóvel pode ser cansativo e causar muita indecisão. E ai, qual a diferença entre casa e sobrado,  por normalmente ser um bem de alto valor e que envolve uma série de fatores a serem analisados. Caso você esteja procurando uma casa, você já deve ter visto que no setor de imóveis é possível encontrar diversas opções de construção.

casa de praia
casa de praia

São exemplos de construções no setor imobiliário: apartamentos, casas geminadas, condomínios de casas, lofts, casas térreas e muitas outras. Por isso, é preciso pensar bastante nas suas necessidades para optar pelo melhor modelo de construção que vai se adaptar à sua rotina. Neste artigo trouxemos algumas diferenças sobre duas construções muito comuns:

Casa e sobrado, mas que podem acabar sendo confundidas por compradores mais novos e sem muita experiência no ramo imobiliário.

 

A casa e sobrado podem contar com diversos pontos em comum, mas possuem diferenciais bastante específicos. Por isso, neste artigo, você poderá conhecer tudo sobre a casa e sobrado antes de tomar uma decisão tão importante como comprar um imóvel seja para você ou sua família.

Veja nas redes socais e no Instagram exemplos de arquiteto rio de Janeiro, que fazer projeto de casa e sobrados

O que é uma casa térrea?

A casa é um tipo de construção residencial das mais populares que existem. Elas podem possuir mais de um andar, mas comumente são térreas, pois assim as construtoras conseguem ser mais econômicas em sua construção já que a planta não precisa ser tão elaborada e não é necessário planejar uma estrutura mais segura tal como uma casa de dois andares. A casa térrea, como o próprio nome indica, possui apenas um andar, então isso garante que não haja necessidade de itens como escadas e é uma opção bem mais segura para famílias que possuem crianças mais novas, pessoas com deficiência ou idosos.

As casas térreas também podem ser geminadas, que, na verdade, são casas em que parte da estrutura é ligada à divisão do terreno e a outra construção. Elas são bastante populares e podem acabar impactando negativamente a ventilação pela falta de janelas em um dos lados, por exemplo.

 

As vantagens e desvantagens da casa térrea

Existem diversos benefícios ao se escolher viver em uma casa térrea como: o custo benefício da construção é ótimo e bem mais acessível do que em outras modalidades de construção; a planta é mais simplificada sendo ideal para  famílias que possuem crianças mais novas, pessoas com deficiência ou idosos; as casas de apenas um andar são construídas mais rápido em função de sua estrutura menos complexa e é possível integrar horizontalmente os ambientes da casa.

Sejam eles internos ou externos como é o caso de muitos moradores que unem área gourmet e piscina ou sala e cozinha.

 

Mas, assim como ela apresenta vantagens, ela também possui pontos negativos como se a casa for geminada, pode acabar impactando negativamente a ventilação pela falta de janelas em um dos lados; é possível não ter uma vista mais privilegiada; as casas podem acabar tendo um espaço verde menor ou uma área de recreação ruim, pois sua construção pode acabar ocupando todo o lote/terreno.

O que é um sobrado?

O sobrado é uma modalidade de construção voltada para pessoas que desejam construir uma casa maior, porém devido à limitação no espaço de construção é preciso encontrar soluções como estender a construção a um segundo pavimento, fazendo o aproveitamento vertical do terreno. Para construir a sua é muito importante que você tenha o acompanhamento de um profissional como um engenheiro ou arquiteto, pois essas casas costumam precisar de planejamento estrutural.

Os sobrados podem ser mais bonitos do que as casas térreas em função do projeto arquitetônico. Existem diversos sobrados com designs diferentes e fogem do tradicional formato “bloco”.

Os moradores podem opinar em como a casa é organizada internamente, mas normalmente a divisão obedece ao padrão quartos-banheiro-escritório no andar superior e sala-cozinha no andar inferior, permitindo que a família tenha privacidade, mesmo recebendo visitas. Por todo esse diferencial, os sobrados também costumam ter um valor de mercado maior, porém é necessário se planejar caso vá construir um, pois será necessário gastar mais tanto em planejamento como na construção, pois o projeto possui mais detalhes e será preciso comprar mais materiais e investir em estrutura.

As vantagens e desvantagens do sobrado

O sobrado conta com diversos benefícios como: ter mais espaço, pois é possível que a construção seja realizada verticalmente; os moradores podem investir em design e opções mais visualmente arquitetônicas.

Devido a possuir mais de um andar, o sobrado pode ter uma melhor circulação de ar e iluminação garantindo também uma vista melhor para quem está em casa; a planta acaba oferecendo mais privacidade quando se recebe visitas e com certeza a valorização de mercado é bastante atrativa.

Mas assim como seus pontos positivos, os sobrados podem ter seus pontos negativos: é preciso investir em estrutura e material de construção já que o sobrado possui mais de um andar e eles precisam ser resistentes e firmes, tendo um custo mais elevado que materiais de uma casa convencional; caso haja pessoas com problema de mobilidade, idosos ou crianças, ter um segundo andar pode ser um empecilho e o sobrado pode apresentar  uma necessidade de manutenção maior.

Conclusão

Investir em uma casa é algo grandioso. Conheça um pouco mais de dicas do mercado de construção aqui no nosso site:

 

Back To Top
%d blogueiros gostam disto: