Dicas de Construção e reforma que ninguém te conta

Dicas de Construção Civil

Dicas de Construção e reforma que ninguém te conta

Se você está prestes a dar início a sua construção civil por isso,  busca por arquiteto no Rio de Janeiro, dicas de Construção e reforma para ajudar você a conseguir tanto economizar na sua construção civil, como também, para conseguir fazer a sua construção da forma correta, saiba que no artigo de hoje, você terá a oportunidade de conhecer algumas informações relacionadas à Dicas de Construção Civil, que poderão ser bastante úteis para você.

Sendo assim, continue lendo o artigo e confira todas as Dicas de Construção Civil que preparamos para você, pois elas poderão te ajudar bastante. Por isso, continue ligado e assim, fique por dentro de tudo. Tenha uma ótima leitura!

Dicas de Construção Civil 11Dicas de Construção Civil 11

O que é a construção civil?

Quando se fala em construção civil, no referimos a execução de um projeto de uma edificação que foi elaborado de forma prévia. Sendo assim, diversos tipos de obras poderão ser construídas, como é o caso de casas, apartamentos, pontes, túneis, entre tantas outras. Dentro da construção civil, você terá a oportunidade de encontrar diversos profissionais trabalhando em equipe, a fim de finalizarem uma construção civil, seja ela qual for.

Quem trabalha na construção civil faz o quê?

Cada um dos profissionais que atuam na construção civil tem a sua devida função. Isso porque, não é apenas um ou dois profissionais que atuam na área de construção civil, mas sim, vários.

Por isso, cada um desses profissionais são responsáveis por suas determinadas funções. Sendo assim, trabalhando em equipe, a construção civil consegue ser finalizada. Sendo assim, existe o Mestre de Obras, o apontador de obras, o pedreiro, o Técnico em Construção Civil, além do pintor e muitos outros e cada um deles realiza suas atividades.

O que é preciso para começar uma obra?

Para iniciar a sua obra, o que você precisa é possuir um local para construí-la, com toda a documentação necessária. Além disso, você precisa de um projeto e é através dele que a sua obra vai começar a “andar”, até ser finalizada.

Quais são as etapas da construção civil?

Para que você realize o início e todo o processo de uma construção civil, se faz necessário que você realize esse processo através de etapas. A seguir, você terá a oportunidade de poder conhecer quais são as etapas que uma construção civil possui, podendo facilitar a forma na qual você irá realizar a sua construção civil.

Cronograma

Para que você inicie a sua obra e para que, além disso, você também consiga terminá-la dentro de um prazo estabelecido, saiba que sem dúvidas, você precisa ter um cronograma. Esse cronograma irá ajudar você a conseguir cumprir os prazos, evitando atrasos na sua obra e terminando-a na data marcada. Com isso, construa o seu cronograma com datas e atividades a serem realizadas, para que elas sejam seguidas.

Elaboração do Projeto

Também é importante que você possua um projeto. Sendo assim, quando o seu projeto estiver sendo feito, é necessário que você deixe bem claro o que você deseja.

Além disso, informações relacionadas ao local da construção, como o solo do terreno, clima e outras, para que não ocorram problemas e a culpa seja jogada para o engenheiro responsável.

Dicas de Construção Civil

ART (Anotação de Responsabilidade Técnica)

A ART se trata do documento que irá ajudar você a conseguir ter a liberação e os direitos de idealizador do projeto. Esse documento ainda poderá ter outras funções e irá ajudar você com outros fins, como aposentadoria e outros.

Planejamento de Logística

Você precisa, também, obter todo um planejamento logístico. Sendo assim, informe a localização, as construções vizinhas e outras informações.

Mão de obra

É necessário que você tenha bastante cautela e saiba realizar a escolha da sua mão de obra, e logo, ela deverá ser pensada durante a elaboração do seu projeto. Com isso, será necessário que você leve alguns fatores em conta, na hora de contratar, como a qualidade e a competência e produtividade.

Segurança no trabalho

A segurança no trabalho é uma das questões que mais deve ser levada em consideração na hora de colocar em prática o seu projeto de construção civil. Isso porque, existem leis que obrigam o uso dos equipamentos adequados, como capacete, luvas, botas e outros, e por este motivo, é de grande importância que você esteja atento a isso, cobrando sempre dos seus profissionais, o uso desses equipamentos.

Gestão de Estoque

Você precisa manter sempre um bom estoque. Isso porque, caso haja um imprevisto, por exemplo, e você não consiga comprar material naquele momento, é possível que a sua obra acabe atrasando e atrasos podem levar a mais gastos, sem falar que você não vai conseguir terminar a sua obra na data estabelecida.

Por isso, mantenha sempre o seu estoque e a gestão do mesmo, organizando tudo e facilitando a finalização da sua obra e o trabalho dos profissionais.

Dicas de Construção Civil

Fornecedores

Você precisa manter sempre um bom relacionamento com os seus fornecedores e com isso, optar por comprar sempre em um mesmo local, sem comprar em várias lojas e fornecedores e acabar pagando mais.

Isso porque, ao comprar em um único fornecedor durante toda a sua obra, você terá a possibilidade de até mesmo, receber ótimos descontos e ter flexibilidade para efetuar o pagamento.

Normas e regularização

^Você também deve estar atento à documentação da sua obra, pois essa documentação é mais que necessária. Sendo assim, você só precisa estar com ela em mãos e atualizada,

Visita ao canteiro de obras

Durante o momento de visitas a canteiros de obras, é de extrema importância que você esteja ligado a alguns fatores. Por este motivo, confira a seguir, quais são eles, para que você possa ficar por dentro e analisá-los na sua próxima visita ao canteiro de obras.Veja:

Sustentabilidade na construção civil

Muitas são as empresas e os clientes que buscam por construções que estejam totalmente relacionadas à sustentabilidade. Isso porque, além de ajudar o meio ambiente com algumas ações, é possível que até mesmo os gastos possam diminuir.

Sendo assim, na obra devem estar sendo utilizados todos os critérios relacionados à sustentabilidade solicitados pela empresa ou cliente.

Tecnologia na construção civil

Além disso, é necessário verificar se as tecnologias usadas para a construção civil estão trabalhando e funcionando de forma adequada. Isso porque, essas novas tecnologias poderão trazer ainda mais rapidez para a finalização da obra.

9 dicas quentes para economizar na construção civil

A seguir, será possível que você consiga conferir 9 Dicas de Construção Civil que irão ajudar você a conseguir economizar bastante durante a sua construção. E quem é que não gosta de uma economia, não é mesmo?

Porém, é importante ficar atento que essas Dicas de Construção Civil podem te ajudar mais do que o caso de você optar por materiais baratos, o que torna sua obra bem mais vulnerável.

1 – Planejamento

Antes de se iniciar uma obra de construção civil, é muito importante estar atento a tudo e por isso, se faz necessário a realização de um planejamento.

Essa é uma das primeiras Dicas de Construção Civil. Sendo assim, analise os custos e orçamentos, define um prazo para início e término da sua obra em um cronograma, entre outros.

2 – Não deixar a obra parar de te ajudar a economizar

Outra das Dicas de Construção Civil que temos para você, é a de você não deixar a obra parar.Isso atrai gastos e se você quer economizar, essa não é uma opção. Sendo assim, é importante que você tenha um bom estoque para gerenciar da maneira correta.

Dicas para amenizar as perdas com materiais:

Você precisa se manter organizado para não ter perda de materiais, por isso, é importante que você esteja preparado para chuvas e outros acontecimentos, obtendo locais para guardar esses materiais, que de preferência, seja coberto. Além disso, mais uma das Dicas de Construção Civil é que você mantenha o bom gerenciamento do seu estoque de materiais, entre outras.

3 – Mão de obra

Você precisa organizar toda a sua equipe, para que assim, não acabe havendo muitas pessoas da sua equipe trabalhando em uma só função. Isso pode trazer atrasos e, além disso, ao contratar a quantidade de pessoas certa você pode até ter uma maior economia.

4 – Equipamentos

É importante que todos os equipamentos sejam bem cuidados, isso porque, você vai evitar as perdas dos mesmos e não vai precisar comprar outros.

5 – Indicador de desperdícios

Você precisa montar o seu indicador de desperdícios, pois com ele, haverá a possibilidade de você ter noção desses gastos e evitar desperdícios.

6 – Invista em sustentabilidade

O melhor de tudo é investir em sustentabilidade e como fazer isso? Você deve fazer de tudo ara evitar desperdício de água, além de optar por materiais reciclados. Isso também te ajuda a economizar.

7 – Utilize materiais e equipamentos modernos

Optar por usar equipamentos modernos, ajuda você a conseguir economizar, pois você não vai precisar comprar materiais com frequência, tendo maior economia ao optar por um bom equipamento.

8 – Recursos energéticos alternativos

Quando você opta por recursos alternativos, a sua economia passa a ser maior. Sendo assim, uma ótima dica para você economizar na sua construção civil é captar água da chuva, pois você não vai precisar gastar com ela. Além disso, instalar painéis fotovoltaicos podem ajudar você com relação à energia, pois você não vai precisar pagar por ela.

9 – Comunicação canteiro de obras e empresa

Outro ponto importante diz respeito a comunicação que deve existir entre o canteiro de obras e a empresa, já que haverá a circulação de informações.

Conclusão sobre como economizar na construção civil

Ao seguir todas essas dicas, você vai conseguir a oportunidade de poder economizar bastante no momento de sua construção civil.

 

Back To Top
%d blogueiros gostam disto: