Confira as dicas para construir uma área gourmet em sua casa

área gourmet

Confira as dicas para construir uma área gourmet em sua casa

Construir área gourmet se tornou um dos ambientes mais disputados e desejados de uma residência, pois é versátil e pode ser usado para um jantar romântico a dois, um churrasco entre amigos no domingo, o que definirá isso, será o cenário. Além disso, cada morador pode decorar a área gourmet, conforme seu gosto, estilo, finalidade que essa área terá para ele, e mais.

Ademais, a área gourmet é vinculada a um cômodo externo da residência, com uma estrutura específica, piscina, um espaço de varando amplo, em casos de apartamentos, contudo, a área gourmet é tão versátil que pode ser montada em outros espaços como uma sala ou cozinha. Normalmente, o que não pode faltar em uma área gourmet é uma bancada central e ampla, para acomodar os convidados, servir a comida.

O que fazer antes de construir área gourmet?

Inicialmente, é importante que ao construir área gourmet, você perceba que esse ambiente atende as demandas diárias da família, por exemplo, a área gourmet também servirá como uma cozinha diariamente.

A iluminação também é um ponto importante, desse modo, a iluminação artificial deve servir para as atividades diárias e noturnas no ambiente.

Por fim, um profissional da área como designer de interiores e arquitetos do Rio de Janeiro  podem auxiliar a desenvolver um espaço aconchegante e que não desperdice nenhum espaço.

área gourmet
área gourmet

Dicas para construir uma área gourmet

Monte um ambiente de relaxamento

Ao construir área gourmet considere montar um ambiente de relaxamento, para que os moradores da residência ou convidados em dias de festas, tenham um lugar para relaxar, curtir a casa, desconectar-se do dia e das preocupações.

Além disso, estruturar um local de relaxamento é importante para sua qualidade de vida, para meditar, ter um ambiente silencioso para recorrer em dias estressantes, para isso,  estenda um tapete formado por fibras naturais, utilize futons e espreguiçadeiras, compre almofadas e pendure uma rede. O importante é que o espaço transmita paz.

área gourmet
área gourmet

Utilize poltronas e sofás aconchegantes

Para construir área gourmet, inserir poltronas e sofás aconchegantes torna o ambiente convidativo, tanto para familiares, quanto para amigos. Nesse sentido, é importante colocar os móveis posicionados uns para os outros, para ocorrer interação entre os convidados, contudo, é necessário deixar que o ar circule no ambiente.

Além disso, uma dica é comprar bancos multiúso, primeiro porque podem servir para acomodar convidados extras, segundo porque podem ser usados para colocar petiscos e copos, e por último, podem ser guardados embaixo de aparadores e meses, quando não estão sendo utilizados.

área gourmet
área gourmet

Construa um ambiente funcional

Ao construir área gourmet é importante estruturar um ambiente funcional, dessa forma, pense nos locais de calor e frio, antes de inserir eletrodomésticos e móveis, como churrasqueira, fogão, forno, freezer e geladeira no ambiente. Por exemplo, cervejeiras e adegas não podem ficar perto de calor. Busque referencias no Instagram do arquiteto Rio de Janeiro, para fazer seu projeto

 

Projeto de iluminação

Ao construir área gourmet, você deve pensar em um projeto de iluminação versátil, que promova a sensação de conforto durante o dia e durante a noite. Nesse contexto, de dia deixe que a luz natural ilumine o ambiente, para isso, compre persianas, mas verifique a temperatura pensando no conforto. Durante a noite, utilize uma iluminação intimista, você pode usar spots, para que plantas e itens de decoração se destaquem, fitas de led nos móveis, luminárias pendentes por cima da bancada.

Planeje móveis

Se puder planejar os móveis, antes de construir área gourmet, faça isso, pois os mesmos otimizam o ambiente, por exemplo, você pode planejar uma ilha com bancos e mesa no local para que o cozinheiro possa interagir com os convidados, a iluminação pode contar com luzes indiretas e suaves, de modo a assegurar um charme e acolhimento.

Decore a área gourmet inserindo itens pessoais

Ao construir área gourmet, decore colocando itens pessoais que reflete o estilo, gosto e personalidade dos moradores, pois tornam o espaço aconchegante. Para isso, você pode utilizar itens que possam referir-se a hobbies, fotos de família, móvel vintage herdado de familiares especiais, lembranças de viagens. Use a criatividade, porém, não exagere.

área gourmet
área gourmet

Utilize objetos rústicos

Os objetos rústicos promovem a sensação e conforto, então tijolos aparentes, painéis de madeira, pedras, são ótimos itens para considerar no momento de construir área gourmet.

Ademais, você também pode utilizar utensílios de cozinha aparentes como bules antigos decorados com flores, panelas de barros, para causar um ar de interior.

Utilize cores diversas

Na área gourmet você pode ousar nas cores, para ficar um ambiente de confraternização e refletir alegria. Dessa forma, ao  construir área gourmet, você pode usar estampas personalizadas e padrões misturados, como ladrilhos estampados e coloridos, na parede da varanda, acima da pia, na lateral de uma bancada. Além disso, você pode utilizar materiais diversos, cores marcantes, louças podem ser destacadas em prateleiras ou nichos, basta ter portas translúcidas, ou seja, opções não faltam.

Utilize plantas

As plantas tornam o ambiente convidativo, dessa forma, ao construir área gourmet, você pode inserir plantas de tamanhos diversos, em cachepôs suspensos, vasos postos no chão, jardineiras em sacadas. Além de servir como decoração, as plantas dão vida e frescos ao ambiente.

Outra ideia, é cultivar uma horta pequena para utilizar na preparação das comidas ali mesmo, como manjericão, cebolinha, salsinha.

Como definir o revestimento e pisos, ao construir área gourmet?

Ao construir área gourmet, você pode utilizar ladrilhos hidráulicos, cerâmicas coloridas, pois combinam com esse ambiente e são resistentes. Além disso, porcelanatos que lembram pedras e madeiras tem uma manutenção facilitada e deixam o ambiente lindo.

Ademais, o Dekton desenvolve locais fáceis de limpar e superfícies lisas, deixa a estrutura com um ar de novo e é resistente a riscos de abrasões.

Por último, evite usar deques de madeira perto de ambientes e itens quentes, como churrasqueiras, uma vez que, pingos de gordura podem causar manchas.

Veja outras dicas e matérias em nosso site:

 

Back To Top
%d blogueiros gostam disto: