Prova Teórica do Detran: Como Funciona?

Prova teórica do DETRAN Veja dicas e fique por dentro dos assuntos que mais caem nas provas

O aguardado e temido teste teórico do DETRAN, marca o fim da primeira etapa do processo para tirar a CNH (Carteira Nacional de Trânsito).

Para chegar na prova teórica do DETRAN, o candidato precisa passar por um curso, igualmente teórico, que tem em média 45 horas/aula e é ministrado na autoescola escolhida pelo aspirante a condutor. Nele, o indivíduo estudará sobre os assuntos que caem na prova.

A prova é, portanto, um teste que afere os conhecimentos do futuro condutor acerca de tudo o que envolve ser um motorista e, por isso, gera tanta aflição.

Todavia, neste artigo preparamos um guia completo que mostra mais detalhes sobre a prova teórica do DETRAN e os assuntos mais vistos no teste, desmistificando esse processo.

Acompanhe e informe-se!

Prova teórica do DETRAN: o que é e como funciona

A prova teórica marca o final dos primeiros 50% do processo de habilitação. A outra metade do procedimento é composta pela preparação para a prova prática de direção.

O teste contém 30 questões de múltipla escolha que devem ser respondidas pelo candidato em um computador nas dependências do DETRAN mais próximo.

Para passar na prova, o futuro condutor precisa acertar 70% das questões, o que equivale a 21 questões.

Assim como no processo para tirar a primeira habilitação, o condutor pode fazer uso do simulado detran sc para se preparar.

Continue lendo e veja dicas para passar na prova teórica do DETRAN, incluindo os assuntos que mais caem nas questões.

Como Ganhar Dinheiro com a Hinode?

Os assuntos que mais caem na prova teórica do DETRAN

Para entender o teor do teste teórico aplicado pelo DETRAN, o candidato a condutor precisa prestar muita atenção no curso teórico. Todos os possíveis conteúdos da prova são explicados pelos instrutores da autoescola no decorrer do curso.

Mas, mesmo assim, muitas pessoas se perguntam o que estudar para a prova do DETRAN. Para responder a essa questão, basta dizer que, em geral, estas disciplinas, que são ministradas no curso, são a base para toda a prova:

  • Legislação de Trânsito;
  • Direção Defensiva;
  • Primeiros Socorros;
  • Cidadania e Meio Ambiente;
  • Mecânica Básica.

É correto afirmar que focando os estudos nas disciplinas citadas, o candidato tem grandes chances de obter sucesso.

As 30 questões que mais caem na prova do DETRAN

É impossível afirmar de maneira 100% correta quais são as 30 questões que mais caem na prova do DETRAN.

Afinal, cada Departamento de Trânsito elabora uma prova ao seu modo, podendo dispor os conteúdos da maneira que melhor convir.

Porém, com base nos conteúdos que, estes sim, possuem uma certa padronização entre os DETRANs e autoescolas espalhadas pelo Brasil, é possível ter uma base da divisão dos assuntos abordados na prova teórica do DETRAN.

Desta forma, as 30 questões do teste teórico para quem quer tirar CNH são, no geral, da seguinte maneira:

  • 12 questões de Legislação de Trânsito;
  • 10 questões de Direção Defensiva;
  • 3 questões de noções de primeiros socorros;
  • 3 questões de Meio Ambiente e;
  • 2 questões de Mecânica Básica.

Exemplos de questões que aparecem no simulado do DETRAN

Os dois exemplos de questões abaixo mostradas são muito frequentes em simulados da prova teórica do DETRAN e, por consequência, também podem aparecer na prova real. Veja!

Questão 1 – A velocidade máxima permitida em rodovias de pista dupla, nas quais não exista sinalização regulamentadora, para automóveis, camionetas e motocicletas, é de 110 km/h e para os demais veículos é de:

  1. 110 km/h
  2. 70 km/h
  3. 80 km/h
  4. 90 km/h

Questão 2 – Entre as afirmativas a seguir, encontre aquela que pode ser considerada correta:

  1. As lâmpadas queimadas nas lanternas de posição traseira não são importantes para a segurança no trânsito
  2. Os sulcos dos pneus, com profundidade mínima estabelecida pela legislação, facilitam o escoamento da água empoçada na pista e, com isso, melhoram a aderência dos pneus
  3. A utilização de película protetora nos vidros do veículo amplia o ângulo de visão do condutor e reduz os “pontos cegos” ao dirigir
  4. O nível dos fluidos dos freios, abaixo dos limites mínimos recomendados pela especificação técnica do veículo, não constitui fator de risco de acidente

Dicas de como passar na prova do DETRAN

Estima-se que cerca de 40% dos candidatos reprovam na primeira tentativa de fazer a prova teórica do DETRAN.

Por isso, muitas pessoas vão às redes sociais e buscadores fazer questionamentos do tipo ‘como passar na prova do DETRAN?’.

Não há como apontar de forma taxativa os motivos que levam ao insucesso desse alto percentual de futuros condutores. Entretanto, existem algumas dicas que podem auxiliar os candidatos a saírem bem na prova.

Veja essas dicas valiosas para quem vai fazer o teste teórico do DETRAN:

  • Frequentar todas as aulas do curso teórico, tirar dúvidas e fazer anotações;
  • Estudar em casa, fazendo uso do material didático fornecido;
  • Praticar a prova com a utilização de simulados online;
  • No dia anterior à prova e no dia da prova em si, mantenha-se concentrado e prepare-se mental e fisicamente.

Conclusão

Ao longo deste texto informativo, o leitor, seja ele candidato à habilitação ou não, pode ficar muito bem informado sobre o que é e como funciona a prova teórica do DETRAN.

Além disso, é possível entender quais assuntos e tipos de questões caem no teste. Bem como, demos dicas de como ir bem na prova e conseguir a aprovação.

Back To Top
%d blogueiros gostam disto: