Limpeza de Pele Facial Caseira Passo a Passo

Dar a si mesmo um tratamento facial deixará sua pele fresca, renovada e bonita. Usando ingredientes  básicos, você pode criar um esfoliante facial e máscara adaptados ao seu tipo de pele. Depois de uma sessão facial em casa, você nunca mais vai querer pagar por um tratamento em um salão de beleza.

Preparando a pele do seu rosto antes da limpeza facial

Você vai utilizar vapor e uma máscara. É melhor certificar-se de que seu cabelo está fora do seu rosto para que ele não fique no seu caminho. Coloque uma camiseta confortável que você não se importe de usar com diferentes produtos faciais.

  1. Use um limpador suave para lavar o rosto

Uma boa limpeza de pele começa com um rosto limpo e fresco, então use seu limpador favorito para lavar suavemente a maquiagem, a sujeira e o suor antes de começar. Molhe o rosto com água morna, aplique o limpador com um movimento circular suave e lave o rosto com água morna quando terminar.

Use água morna ou fria, em vez de quente ou fria. A temperatura ambiente é melhor para a pele do rosto.

Se você quiser criar seu próprio limpador de luxo, tente usar o óleo. Esfregue azeite de oliva, óleo de amêndoa ou óleo de jojoba em sua pele, depois limpe-o com uma toalha umedecida com água morna. Isso faz um ótimo removedor de maquiagem e deixa sua pele macia e úmida.

  1. Esfolie com uma esfoliação caseira

A marca registrada de uma ótima limpeza de pele é a pele brilhante e revigorada. Esfoliante é uma parte muito importante do processo. Aplique o seu esfoliante com um movimento circular suave para soltar a pele morta e revelar a pele fresca por baixo.

Talvez Você Goste:

Como acabar com as olheiras – Tutorial Completo

Você pode fazer sua própria esfoliação em casa usando todos os produtos naturais que você provavelmente já tem em sua cozinha. Experimente uma destas combinações:

  • Para pele oleosa: misture 1 colher de chá de açúcar, 1 colher de chá de mel e 1 colher de chá de água,
  • Para pele normal: 1 colher de chá de farinha de aveia moída, 1 colher de chá de mel e 1 colher de chá de leite,
  • Para a pele seca: misture 1 colher de chá de amêndoa moída, 1 colher de chá de mel e 1 colher de chá de azeite.
  1. Lave seu rosto

Use água morna para enxaguar o cabelo. Certifique-se de enxaguar cuidadosamente em torno de seus olhos e nariz para que você não deixe nenhum resíduo em seu rosto. Quando terminar, seque o rosto com uma toalha macia.

  1. Faça uma massagem facial

Massagear seu rosto aumenta a circulação no tecido facial, fazendo com que sua pele pareça revigorada. Além de deixar sua pele linda, ela ajuda a combater o inchaço e as rugas e alivia o estresse. Faça uma massagem facial usando esta técnica:

  • Massageie suas bochechas com as pontas dos dedos usando um movimento circular amplo. Mova os dedos para as narinas, sobre as maçãs do rosto e para trás. Repita por um minuto.
  • Massageie a testa, começando pelas têmporas e seguindo em direção ao centro. Repita por um minuto.
  • Massageie a área dos olhos, começando pelo arco da sobrancelha, passando pelo canto externo dos olhos, passando por baixo dos olhos até o nariz e de costas para as sobrancelhas. Repita por um minuto.

 O que a esfoliação faz na sua pele?

A esfoliação para o rosto usa uma combinação de movimento circular e materiais ásperos (como aveia ou açúcar) para remover a camada superior de pele morta e suja do rosto.

Fazendo um tratamento com vapor e máscara

  1. Use vapor em seu rosto

Isso abre seus poros para permitir que as impurezas saiam. Ele vai deixar seu rosto com uma sensação saudável, tornando-se um passo essencial em qualquer tratamento facial.

Coloque uma pequena panela de água no fogão e leve-a para ferver. Coloque uma toalha sobre a cabeça e coloque o rosto sobre a panela, para que o vapor atinja seu rosto. Continue cozinhando por três a cinco minutos, depois desligue o fogo.

  • Para fazer um vapor de ervas, adicione 5 gotas de óleo essencial de lavanda ou extrato de hortelã-pimenta,
  • Você também pode usar saquinhos de chá de ervas; tente camomila ou hortelã.
  1. Faça uma máscara facial

Uma máscara facial retira as impurezas dos seus poros e realça o que há de melhor na sua pele. Há muitas máscaras compradas em lojas para escolher, uma máscara caseira será tão eficaz, se não mais. Além disso, você pode adaptá-lo às necessidades do seu tipo de pele. Experimente uma das seguintes máscaras faciais nutritivas:

  • Para qualquer tipo de pele: use mel puro; tem propriedades hidratantes e antibacterianas excelentes para qualquer pele,
  • Para pele oleosa: misture 1 colher de chá de argila cosmética e 1 colher de sopa de mel,
  • Para pele normal: misture 1 colher de sopa de iogurte e 1 colher de sopa de mel,
  • Para a pele seca: misture 1/2 banana amassada e 1 colher de sopa de mel.
  1. Aplique a máscara facial por 20 minutos

Alise-o sobre a pele e deixe descansar por uns bons 20 minutos para que tenha tempo de nutrir sua pele. Enquanto isso, faça um dos seguintes tratamentos para aproveitar ao máximo seu tratamento facial:

  • Reduza o inchaço dos olhos fechando os olhos e colocando fatias de pepino sobre eles por cinco minutos,
  • Lidar com lábios rachados, usando uma escova de dentes para esfregar a pele morta. Aplique protetor labial quando terminar,
  • Hidrate o pescoço, do peito até o queixo. Sua pele do pescoço é tão delicada quanto sua pele facial e não deve ser negligenciada.
  1. Tire a máscara com água morna

Delicadamente espirre água morna em seu rosto para lavá-lo, certificando-se de obter o máximo de resultado. Qualquer resíduo deixado para trás fará seu rosto ficar pegajoso. Seque seu rosto com uma toalha. Seu rosto está brilhando agora?

O que você pode adicionar ao seu tratamento facial caseiro?

  • Adicione seu perfume favorito de óleo essencial em seu vapor facial,
  • Escolha uma máscara facial caseira que se adapte ao tipo de pele do seu rosto,
  • Inclua um elemento facial extra enquanto a máscara estiver ligada, como colocar pepinos nos olhos ou hidratar o pescoço.

Tonificando e hidratando Com Limpeza de Pele

  1. Aplique um toner caseiro

Depois de abrir os poros com o tratamento de vapor e máscara, é hora de usar um pouco de toner. Tonificar a sua pele fecha os poros, o que ajuda a pele a ter uma aparência brilhante e jovem.

Basta borrifar um pouco no seu rosto e deixe-o mergulhar; limpe o excesso com uma toalha. Você pode fazer seu próprio toner usando qualquer um dos seguintes itens:

  • Água fria lisa,
  • 1 colher de chá de vinagre de maçã misturado com 1 colher de chá de água fria,
  • Avelã de bruxa,
  • Água de rosas.
  1. Hidrate seu rosto

Use o seu hidratante favorito comprado na loja ou faça o seu próprio para terminar o seu tratamento facial. Hidratante irá manter sua pele de secar, fazendo com que os efeitos do seu facial durem o maior tempo possível.

Você pode usar qualquer um dos seguintes como um hidratante:

  • Para pele oleosa: óleo de jojoba ou aloe,
  • Para pele normal: azeite ou óleo de amêndoa,
  • Para pele seca: óleo de coco ou óleo de argan.
  1. Espere várias horas antes de aplicar maquiagem

Vapor e umidade podem fazer a sua delicada pele facial se sentir sensível. É melhor esperar algumas horas antes de aplicar maquiagem. A maioria das maquiagens contém produtos químicos que podem irritar a pele. Deixe-se desfrutar do seu facial pelo maior tempo possível.

Por que você deve esperar para aplicar maquiagem até algumas horas após o tratamento facial?

Produtos químicos em maquiagem podem causar irritação, especialmente porque o seu facial terá acabado de remover a camada superior da sua pele. Dê ao seu rosto um momento (ou algumas horas) para respirar e mostre seu novo visual.

Back To Top