Remoção de entulho

Remoção de entulho

Seja em uma construção, ou apenas numa reforma, você sempre terá de lidar com um aspecto incômodo: os resíduos, ou o entulho. São restos de materiais como madeira, gesso, lã de vidro, aço etc.

Tudo isso precisa ser removido, pois acaba causando transtornos. Qual deve ser o procedimento, nesses casos?

O entulho e as empresas de limpeza públicas

Caso o seu entulho seja em pequena quantidade, determinadas prefeituras pelo Brasil se responsabilizam pelo recolhimento – como em São Paulo e no Rio de Janeiro, por exemplo – que faz a coleta domiciliar, de forma convencional.

O limite para esse tipo de coleta é de 50 kg por dia – em SP – ou 150 sacos de 20 litros – no RJ – e ainda deverá estar embalado de forma correta.

Caso seja um volume bem pequeno – 1 metro cúbico, ou uma caixa d’água de mil litros – há a possibilidade de descarte em Ecopontos – também em São Paulo, capital.

Empresa de limpeza privada e o entulho

Caso o volume de entulho supere o limite, deve-se recorrer, então, ao aluguel de caçambas, cujo valor pode oscilar entre R$ 200 e 300, a depender do tipo de resíduo, quanto mais lixo, mais caro.

Cuidados com empresas de limpeza e descarte de entulho

Um dos principais cuidados a se ter com serviços de limpeza particulares é se certificar de que a empresa dará destinação adequada ao entulho.

Em São Paulo, por exemplo, as empresas que prestam esse tipo de serviço têm dificuldades, porque só existem dois pontos oficiais para descarga de resíduos.

Então, no sentido de se evitar problemas, deve se certificar de obter um contrato da empresa de caçamba, no qual haja a informação sobre a destinação do entulho.

Em São Paulo, o prazo para que o entulho fique ao relento é de somente 72 horas, embora certas empresas costumem deixar um pouco mais, caso a localidade seja tranquila.

No Rio de Janeiro, o descarte deve ser realizado no prazo de 48 horas.

  • As caçambas, em geral, devem ficar estacionadas bem em frente à construção, ou obra, em vias que apresentem largura maior do que 5,80 metros.

O compartimento de armazenagem deve apresentar, de forma legível, os dados da prestadora de serviço e da caçamba também, bem como o telefone para emergências.

Além disso, precisa constar sinalização para visualizações noturnas.

As caçambas não devem ser colocadas em locais de estacionamento proibido, ou ainda em paradas de ônibus, táxi e caminhões, caminho de deficientes físicos ou entradas de farmácias.

Caso estacione em cima da calçada ou ainda próximo a caixas de correio, hidrantes e telefones públicos também está sujeito a penalidades, conforme previsto na legislação vigente.

Por todas essas razões, é fundamental que você utilize, seja o serviço particular ou o público, para fazer o descarte correto dos resíduos.

Back To Top
%d blogueiros gostam disto: