Laje exposta ou telhado? Qual vale mais pena

Laje exposta ou telhado? Qual vale mais pena

Um dos maiores sonhos de todos os brasileiros é o da casa própria, seja financiada ou construída do zero, há algumas dúvidas que podem assombrar a cabeça daqueles que estão em busca de realizar esse sonho. O projeto de casa deve ser feito de maneira a ser visualmente bonito e com uma estrutura decente.

 

Para fazer isso, surgem alguns questionamentos como a escolha da forma como vai se dar o telhado. É melhor fazer com laje exposta ou telhado? Essa dúvida poderá causar impactos tanto visuais quanto financeiros, haja vista as mudanças que serão realizadas na estrutura da construção. Se você é daqueles que adora poupar dinheiro e não abre mão de pesquisar todas as opções disponíveis no mercado e qual delas possui o melhor custo benefício, esse artigo foi feito para você.

 

Nele, iremos abordar as melhores opções disponíveis no mercado e qual delas possui o melhor custo benefício que se adeque ao seu bolso, além dos benefícios que esse modelo de construção trará para você. Portanto, para saber qual a melhor opção para aplicar na sua casa nova, continue a leitura desse artigo e tire todas as suas dúvidas a respeito do assunto!

Quais as funcionalidades de cada uma delas?

 

Geralmente imóveis que optam por telhado precisam de mais tempo para serem construídos, pois embora seja coberto apenas por telhas, há toda uma estrutura de madeira feita para suportar o peso da cobertura.

 

Na hora da manutenção também deve ser feita com bastante cautela pois ao pisar de forma abrupta, com certeza irá se romper ou afastar do lugar, o que poderá ocasionar infiltração. Nos casos em que a laje seja impermeabilizada, deverá ser feita uma consulta a respeito do peso extra em cima das estruturas, o que fará com que seja preciso uma adaptação e reestruturação do suporte.

 

Uma das soluções trazidas pelos engenheiros para projetos de casas modernas é a impermeabilização leve, onde não precisará de outro tipo de proteção mecânica. Essa opção de laje é bem menos problemática do que um telhado normal, desde que obviamente tenha sido bem construída.

 

Essa medida proporcionará muito mais conforto com relação a temperatura, pois existe um aumento na reflexão dos raios solares, fazendo com que o ambiente se torne mais frio. Com isso, o local se tornará muito mais aconchegante e adaptável às variações climáticas ocorridas durante as diversas estações do ano, seja no período chuvoso do inverno ou no período seco e quente do verão.

Com relação a arquitetura, qual é a melhor? Laje ou telhado?

Muitas pessoas acreditam que para a casa se tornar mais bonita, obrigatoriamente precisa de um telhado que seja bem visível. Ocorre que atualmente, os projetos de casas estão utilizando cada vez menos esse formato, onde na grande maioria das vezes são desenhados apenas com laje.

 

Os projetos arquitetônicos modernos não utilizam mais esse modelo, a menos que seja exigência do cliente. Embora os telhados possibilitem mais opções de fachadas de casas modernas, é fato que estão cada vez mais caindo em desuso.

 

Já com relação a casas com laje, esse espaço extra em cima faz com que haja excelentes possibilidades na hora de projetar sua residência, se tornando uma opção melhor para aqueles que gostam de aproveitar os espaços disponíveis para criar novos ambientes.

 

Existe ainda a possibilidade de juntar os dois, laje e telhado no mesmo projeto, o que tornará o projeto incrível. Caso o cliente opte pela laje impermeabilizada, ele terá acesso a melhores possibilidades de criação nesse ambiente, sendo possível até mesmo a construção de áreas de lazer, jardins suspensos, e muito mais opções disponíveis.

 

Além disso, a escolha dos materiais deverá ser feita com cuidado pois é de extrema importância trazer apenas materiais que tornem o ambiente mais confortável em relação a temperatura, e o jardim suspenso é uma ótima opção.

A cobertura das plantas ajudará na absorção dos raios solares, o que fará com que a temperatura do ambiente se torne mais baixa. Já o telhado embutido é semelhante a laje. Está sendo bastante utilizado nos projetos modernos das novas casas. No entanto, devido às platibandas é necessário que o projeto possua calhas e bicas para a água escapar por esses locais, do contrário haverá enormes infiltrações que podem trazer sérios problemas a estrutura do ambiente.

 

As opções de telhas também irão ajudar a tornar o ambiente com melhor acústica e temperatura, onde uma das melhores é a telha sanduíche. Quanto ao telhado aparente, este ainda é um dos mais famosos utilizados nas casas de maiores proporções, uma vez que esses telhados proporcionam maior inclinação além de dispor de opções de telhas cerâmicas ou concreto, sendo as de cerâmicas mais adequadas para proporcionar conforto térmico e acústico.

 

Devido a seu peso, é necessário que haja uma adaptação maior na estrutura que irá sustentar esse telhado, fazendo com que se torne uma opção mais cara se compararmos com os demais, no entanto, é uma das que mais oferece benefícios a quem está buscando um formato adequado para sua casa.

Qual das opções é mais barata?

Para realizar esse cálculo, é necessário fazer muitas ponderações, pois é bastante relativo os gastos que cada uma das opções pode demandar. Por exemplo, deve-se considerar o modelo, o tamanho, formato, desenho, etc. A grosso modo, podemos afirmar que a laje impermeabilizada é mais barata que as opções de telhado disponíveis no mercado.

 

Porém, vale lembrar que se a laje se tornar muito pesada, será necessário que a estrutura da casa seja reforçada, o que demandará gastos extras, e portanto, se tornando mais cara que o telhado convencional. Se for esse o caso, vale a pena optar pelo telhado tradicional pois não haverá necessidade de reformar a estrutura do local.

 

Se o dinheiro não for o problema, vale a pena optar pela laje impermeabilizada pois ela irá proporcionar outros benefícios que farão jus ao maior valor investido quando comparado com o telhado convencional.

Outras alternativas

Como já mencionamos anteriormente, uma outra possibilidade existente é mesclar os dois formatos, onde é possível inserir laje e telhado convencional. Construir telhados apoiados em lajes torna o ambiente muito mais bonito e charmoso, além de conferir uma segurança a mais no projeto.

 

Com relação aos gastos dessa modalidade, infelizmente tendem a ser um pouco maiores pois há a junção dos dois tipos. Embora essa opção demande um pouco mais de dinheiro, é uma excelente escolha para aqueles que desejam um ambiente muito mais aconchegante e seguro.

 

Além disso, como já mencionamos nos tópicos anteriores, uma ótima opção para as pessoas que não estão muito preocupadas com os valores que irão gastar em suas construções é o telhado aparente.

 

Essa modalidade requer um reforço maior na madeira que sustentará sua estrutura, no entanto oferece excelentes benefícios como melhora no ambiente acústico e na temperatura do local. Embora seja mais cara, vale muito a pena conferir essa opção.

 

E aí, mais alguma dúvida a respeito de qual opção escolher para sua casa? Se tiver, por favor nos envie uma mensagem para nosso e-mail ou escreva nos comentários qual o questionamento que restou após nossas explicações. Iremos tentar retornar o mais breve possível! É isso, espero que tenham gostado da leitura e que todas as suas dúvidas tenham sido tiradas! Busque um arquiteto.