Erros ao planejar uma bancada de cozinha – Veja como acertar nas medidas

Ao pensar na casa dos sonhos, o primeiro ambiente que vem à mente é a cozinha e un dos itens principais é a bancada da cozinha. A cozinha é um lugar indispensável na vida, as pessoas ainda lembram que a cozinha é um lugar de encontro, carinho, alegria e boa comida. Porém, por ser sempre sinônimo de bons momentos, alguns pontos devem ser atentados durante o processo de planejamento. Abaixo, mostramos os cinco erros mais comuns no planejamento de cozinha. Confira!

1- Espaço suficiente para abrir armários e gavetas

Geralmente parte do ponto de vista estético do projeto e esquece de prestar atenção a funções mais práticas, como o espaço necessário para abrir portas e gavetas. O importante é que ainda haja espaço para circulação quando aberta. Portanto, preste atenção a este detalhe ao escolher o seu armário de cozinha!

bancadas cozinha 01
bancadas cozinha 01

Foto reprodução: Freepik

2- Escolha uma cozinha com ilhas em um espaço compacto

A cozinha com ilha é a mais procurada no universo da decoração. Seu layout facilita as atividades diárias e também ajuda a reunir amigos e familiares em um ambiente onde eles podem participar ativamente da culinária. Porém, para que sejam bem executados e aproveitados, deve haver pelo menos 80 cm de espaço ao redor da ilha para circulação. Portanto, se a sua cozinha for pequena, é melhor deixar o modelo de lado.

Foto reprodução: Freepik

3- Não se atentar as posições das tomadas, interruptores e sifão no planejamento dos armários

Este é um dos erros mais comuns. Preste atenção para colocar as tomadas sempre perto dos eletrodomésticos. Se você ocasionalmente usa outros equipamentos, como torradeiras, misturadores e liquidificadores, também é recomendável instalar uma tomada próximo ao balcão da pia.

Foto reprodução: Freepik

4-Integrar a cozinha com a sala, eliminando a necessidade de uma coifa potente

Como cada vez mais apartamentos têm menos de 100 metros quadrados, os residentes costumam escolher fazer um projeto de casas modernas com uma cozinha integrada com uma sala de estar. Desde que preste atenção ao sistema de exaustão que será utilizado na cozinha, o plano é eficaz. Uma coifa potente é fundamental, pois o aparelho evita a fritura e a emissão de gordura. Outro item importante que merece atenção são os materiais utilizados nas bancadas que integram a sala e a cozinha. Deve ser resistente aos produtos de limpeza e, portanto, de uma limpeza fácil. Tudo isso, com atenção para não deixar de lado o aspecto estético.

bancadas cozinha 04
bancadas cozinha 04

Foto reprodução: Freepik

5- Fazer a escolha de acabamentos incompatíveis para atividades de cozinha

Recomenda-se que o acabamento da bancada da cozinha seja à prova d’água ou aceite outros acabamentos protetores. Isso porque as várias atividades que são realizadas no espaço exigem que o material selecionado não seja poroso, com fragilidade e de limpeza dificultada. Hoje em dia, no projeto de casas modernas os materiais como sílica, Corian, pedra técnica e vidro de mar são os materiais mais populares.

Foto reprodução: Freepik

Saiba como acertar na escolha da sua bancada nos projetos de casa

A escolha das bancadas da cozinha é muito importante na decoração de projeto de interiores, devendo ser dada atenção especial ao material escolhido, à sua durabilidade, resistência e características principais, principalmente ao nível da instalação: o material possibilita o uso em zonas úmidas ou mesmo a meio de ilhas centrais, ou em balcões gourmet. As características visuais do material também afetarão o resultado final, portanto, deve-se selecionar o material mais adequado para o projeto de design de interiores.

O que deve ser levado em consideração antes do planejamento de sua cozinha?

Antes da instalação, a altura recomendada da bancada da cozinha deve ser levada em consideração. De um modo geral, a bancada considerada ideal tem 90 cm de altura, adequado para a altura das pessoas. Pode ser alterado mediante o projeto ou considerando a altura dos moradores.

Quais são os principais materiais e tipos de bancadas de cozinha?

Para lhe dar um melhor entendimento, separamos os principais materiais usados na composição da bancada da cozinha, além de dicas práticas e intuitivas para o inspirar.

●     Bancada com pia

Foto reprodução: Freepik

Entre os vários modelos de cubas disponíveis, a primeira coisa a considerar é se o modelo selecionado é simples ou duplo. Quando houver espaço extra na bancada, podem ser utilizadas cubas duplas para guardar pratos e louças, para locais com menos espaço, recomenda-se a utilização de uma cuba simples.

●     Bancada americana

Foto reprodução: Plantas de Casas

Como mostra o exemplo, diferentes tipos de materiais podem ser usados ​​para a composição da bancada de cozinhas americanas. Além das bancadas para áreas molhadas, há a bancada com apoios e cadeiras. Nestes casos, também é importante ter atenção para a distância entre as bancadas para garantir uma circulação confortável.

●     Bancada de cozinha  em Granito

Foto reprodução: Freepik

O granito é uma das pedras mais populares no revestimento de bancadas de cozinha. Seu custo é mais baixo, tem uma durabilidade boa, podendo até ser utilizado em áreas externas. O último aspecto da instalação é a pedra lisa e uniforme. A principal desvantagem está relacionada à absorção do ácido dos alimentos, sendo recomendado que a água fique parada na pedra, para dessa forma,  evitar manchas. Recomenda-se polir de vez em quando para preservar as peças.

●     Bancada de cozinha de madeira

Foto reprodução: Freepik

Madeira refere-se a um material que oferece conforto e aconchego que pode ser cuidadosamente instalado na cozinha. O ideal é que seja usada madeira na ilha central ou na bancada para evitar o contato direto com a água.

●     Bancada de cozinha porcelanato

bancada porcenalato

Foto reprodução: Tua Casa

O porcelanato é outra opção que oferece muita resistência à umidade. O material é resistente à corrosão e de alta tecnologia, possui diversas cores e não é fácil de manchar. Na instalação, além de cubas inox, também é possível optar pelo uso de cubas do mesmo material.