E-commerce B2B: quais as tendências de marketing para 2023?

Segundo um estudo global da Forrester Research, o marketing das empresas B2B precisará se preparar bastante para um 2023 impactado por uma forte inflação, taxas de juros altas, escassez na cadeia de suprimentos e a perspectiva de uma grande recessão que atingirá várias partes do mundo.

Essa previsão nem um pouco otimista deixa um alerta importante para os gestores da área: os orçamentos disponibilizados serão cada vez mais enxutos e disputados, exigindo que as iniciativas em busca de faturamento e receita sejam ainda mais assertivas.

Quando vislumbramos esse cenário difícil para nossa economia e nossos negócios, entendemos que é preciso dar continuidade às conquistas realizadas pelo E-Commerce B2B (principalmente durante e após o período da pandemia), além de focarmos nossas táticas e estratégias de vendas em ações que possibilitem a criação de novos hábitos de compra pelos consumidores através de uma presença mais dinâmica, personalizada e forte no ambiente digital.

Conheça algumas tendências de marketing que marcarão o E-commerce B2B em 2023

1. Hiper personalização

A personalização cresceu significativamente nos últimos anos. Hoje, os profissionais da área de marketing usam esse recurso em suas campanhas para gerar demanda e construir uma base de  relacionamento mais forte e orgânica com os potenciais clientes. E os números são uma prova disso: 77% dos analistas da área concordam que a personalização eleva as relações com os consumidores a um patamar difícil de ser alcançado pela concorrência. Além disso, 55% deles veem nessa estratégia uma forma de aumentar as taxas de conversão e o crescimento, de acordo com uma pesquisa da Folloze. A mais recente tendência, no setor B2B, é a expansão da personalização para os canais digitais, permitindo às organizações uma criação de experiências sob medida para os mais diferentes usuários.

2. Influência

O marketing de influenciadores levou alguns anos para virar uma tendência no mercado consumidor, mas hoje já ocupa um lugar relevante e se destaca no E-commerce B2B. Quase 9 em cada 10 marcas B2B relatam que o marketing de influência traz excelentes resultados para os seus negócios, conforme estudo de Lee Odden. Tem havido um crescimento exponencial no Brasil de influencers digitais (segundo levantamento obtido pela Nielsen) trabalhando junto a grandes marcas do mercado.

3. Conteúdo do Usuário

Assim como o marketing de influência, o conteúdo gerado pelos usuários também está em alta (trazendo uma autenticidade que contribui para a valorização e o posicionamento da marca, à medida em que fornece a outros consumidores sobre qual potencial fornecedor deve confiar). Para 93% dos profissionais da área, textos, imagens e vídeos criados pelos consumidores finais são mais eficientes do que aqueles produzidos pelas marcas (segundo pesquisa da Hootsuite).

4. Storytelling e humanização

As formas tradicionais de marketing B2B evoluíram bastante e estão se adequando cada vez mais ao mundo digital. Para 2023, espera-se ver conteúdos mais humanizados e baseados na contação de histórias nessa área com o intuito de construir mais conexões com as pessoas. “Elas adoram uma boa história da marca: 55% têm mais probabilidade de comprar no futuro, 44% compartilham os relatos e 15% compram imediatamente quando se sentem motivadas pela narrativa usada” (é o que afirmam os pesquisadores da Headstream).

5. Agenda de governança socioambiental (ESG)

A crescente demanda por responsabilidade social corporativa faz com que a Agenda ESG se torne importante para a maioria das marcas B2B. Quanto mais claras e transparentes forem as estratégias para comunicar iniciativas nesse sentido, mais clientes, investidores e funcionários serão impactados positivamente pelas organizações. 80% dos trabalhadores preferem trabalhar para empresas socioambientalmente responsáveis e 83% dos decisores de compras afirmam que essas organizações devem moldar ativamente as melhores práticas de ESG (conforme estudo da PwC).

6. Diversidade e Inclusão

Atualmente, consumidores e compradores corporativos prestam muito mais atenção à publicidade inclusiva ao buscar um produto ou serviço de uma organização, segundo aponta um estudo global da Deloitte. Olhando para dentro das equipes (lideranças e colaboradores) de uma empresa, diversidade e inclusão se mostram altamente relevantes, produtivas e sadias para o bom desempenho dos negócios. Para cada 10% de aumento na diversidade racial e étnica na equipe executiva sênior, o lucro antes de juros e impostos (EBIT) aumenta em 0,8%, exemplifica McKinsey.

7. Orientação por Dados

O marketing orientado a dados é uma tendência que continuará se expandindo em 2023. 57% dos consumidores estão realmente dispostos a compartilhar as suas informações pessoais em troca de ofertas ou descontos especiais promovidos pelas organizações. Isso é usado para prever as suas necessidades, comportamentos e desejos futuros de compra (é através desses  insights que os profissionais da área personalizam suas estratégias). Empresas que empregam a personalização orientada por dados alcançam de 5 a 8 vezes o ROI em marketing, conforme a Invesp.

Esse começo do ano é o momento ideal para que os empreendedores adotem novas táticas e estratégias de marketing para o crescimento dos seus negócios. Participe dessa importante transformação digital que acontece no mercado global e melhore sensivelmente o relacionamento da sua empresa com o seu público, através de uma presença mais forte, dinâmica e personalizada!