Como desenvolver habilidades de ensino?

Como desenvolver habilidades de ensino?

Saber ensinar não é algo tão natural para a maioria das pessoas. Até porque muitos de nós somos tímidos por natureza, mesmo que tentemos lutar bastantes. Então, como desenvolver habilidades de ensino?

Você pode, e provavelmente já esteve, estar envolvido em algum tipo de curso, seja ele curso de informática, um curso de inglês ou qualquer coisa do gênero. E com certeza percebeu que alguns professores são melhores de entender que outros.

E acredite, por mais que algumas pessoas tenham talento para uma área, isto não significa que você não pode ter bons resultados também.

Por isso, resolvi separar aqui hoje uma lista de ideias e ferramentas que vão te mostrar como desenvolver habilidades de ensino. Espero que este padrão seja útil para você conquistar grandes resultados no longo prazo, ok?

Dito isto, vamos conferir!

Como desenvolver habilidades de ensino?

Primeiramente só gostaria de dizer que embora seja importante falar sobre o assunto, você só consegue mesmo ter um progresso depois de desenvolver algumas habilidades básicas.

Por isso é crucial que a sua atenção esteja voltada para o caminho certo, ou de outra forma você não conseguirá resultados que sejam plausíveis de acordo com o seu esforço.

Então, eu listo o que você precisa fazer e você se compromete com a ação, ok?

1 – Domine o tema em questão

Muito do que nós tememos ao dar uma aula, mesmo que de maneira individual, é sermos pegos de surpresa em algum assunto. E às vezes o medo pode até mesmo vir da capacidade de não ter condições de ensinar o que foi proposto.

Só existe uma maneira de resolver este problema, que é exatamente através do estudo sistemático e completo de cada aula. Se você realmente sabe tudo o que está em questão, provavelmente terá uma maior confiança de desenvolver bem o raciocínio.

Entretanto, isto também pode significar o estudo da própria atividade de ensinar. Então, veja como grandes professores e influencers explicam sobre temas importantes e assim recebem notório reconhecimento.

2 – Treine no espelho

Grande parte da sua preocupação vem da própria imagem pessoal que será apresentada enquanto você está falando. Acredite, embora seja sempre positivo estar bem apresentado, não é algo que as pessoas vão levar tanto em conta.

Claro, uma postura e tom de voz confiantes são interessantes para garantir a atenção de todos. Entretanto, isto costuma ser realmente superestimado. Principalmente para a condição de iniciantes.

Então, a melhor maneira de garantir que você tenha resultados é sem dúvida nenhuma é se observando sobre como você fará aquela atividade acontecer. Muitas pessoas acharão estranho, mas se você levar a sério poderá corrigir vários defeitos na sua retórica.

Realmente esta é uma ferramenta poderosa para garantir que a maioria dos seus cacoetes e vícios possam ser explorados. Até mesmo a postura ideal que combina com a sua aparência.

3 – Escreva a sua aula

Pode parecer difícil para alguns, entretanto, ter um roteiro de tudo o que será dito na sua aula é importante para que você consiga manter um fluxo de pensamento confiável e contínuo.

Onde muitas pessoas simplesmente irão fazer o melhor para evitar deixar algo para trás ou mesmo gastar muito tempo em um só tópico.

Um roteiro é realmente a melhor ideia para quem ainda não domina completamente um assunto. E até mesmo aqueles que se sentem muito prolixos, o utiliza para garantir que ficará dentro dos trilhos.

O melhor é que você pode salvar este material para aulas posteriores, ou até mesmo usar ele como uma base crítica, fazendo alterações para garantir o bom funcionamento no longo prazo.

Ter um roteiro guardado irá te poupar algum tempo preparando uma aula nova, e por isso é importante sempre guardar os que você tem, afinal de contas ele pode ser útil no futuro.

Se você quiser uma dica, faça ele em algum aplicativo como o Word ou o Google Docs, e depois monte um mapa mental. Assim você conseguirá seguir ele de maneira mais fluída, mas terá o que consultar caso se esqueça de alguma coisa.

4 – Pratique ensinando

Algo que você só vai entender na prática é realmente a necessidade de entregar conhecimento como sendo algo que você melhora com o tempo.

Só em uma sala, ou reunião virtual, é possível analisar dados importantes, como por exemplo a reação dos ouvintes e alunos. Assim você filtra exatamente o que está dando certo e o que está dando errado.

Com o tempo, você começará a dominar o assunto do ensino e isto te deixará muito mais confiante antes de iniciar uma aula. Lembrando que é normal errar, somos humanos e temos nossas claras limitações.

No longo prazo você verá que aprende a cometer mais acertos, assim como consegue desenvolver novos erros. Quem ganha é exatamente você com a sua experiência em longo prazo.

Por isso, recomendo que você tente, e não tenha medo de fazer errado. Mas é importante não ter aquele espírito de que vai fazer as coisas de qualquer jeito. Neste caso, realmente é melhor nem tentar.

Em geral, são estes os principais conceitos sobre como desenvolver habilidades de ensino, mas se quiser uma parte dois sobre o assunto, estarei à disposição!

Considerações finais

Como você pode ver, desenvolver habilidades de ensino envolve mais aprender do que ensinar de fato. Além disso, a prática é sem dúvida nenhuma uma das principais maneiras de garantir que você chegue mais longe com suas habilidades.

Claro, quem detesta ter que ensinar algo vai sempre ter uma dificuldade extra. Afinal de contas, é importante exercer o ato de ensinar para conseguir ter algum retorno em experiência.

Lembrando que para reforçar os seus conhecimentos na área em que leciona, cursos online são sempre uma excelente opção. Basta você se comprometer e garantir um excelente gabarito para não ser pego com dúvidas de surpresa.

Então no mais é isso, espero que estas dicas tenham te ajudado a entender melhor sobre como desenvolver habilidades de ensino.

Mas se ainda houver qualquer dúvida sobre o tema, sem problemas. Basta entrar em contato pelos comentários que teremos prazer em te ajudar, ok?

Até a próxima!

Back To Top
%d blogueiros gostam disto: