Enem 2022: Saiba o caminho para começar a se preparar para a prova

Enem

A principal forma de ingresso às universidades acontecerá em novembro, mas o ideal é começar a se preparar o quanto antes. 

Se você sonha com a tão sonhada graduação, precisa se atentar a cada detalhe do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Mas, pode ficar tranquilo! Viemos tirar as principais dúvidas sobre a prova e te dar dicas valiosas para uma boa preparação.

Confira também o edital completo do Enem no site no Inep.

Por que fazer o Enem?

O Enem é a maior avaliação educacional do Brasil. A prova é feita todo ano e recebe milhões de inscrições de estudantes que buscam o curso superior. 

Com o resultado do Enem, o estudante concorre a vagas em instituições públicas de todo o país através do SISU – Sistema de Seleção Unificada. A nota também permite descontos em universidades particulares com o ProUni, que oferece bolsas integrais ou parciais, a depender de cada caso. 

Além dessas duas opções, a sua nota do Enem pode ser usada no FIES – Fundo de Financiamento Estudantil, outro projeto do governo. Com ele, o aluno pode estudar primeiro e pagar o curso após concluir a graduação, desde que atenda os requisitos impostos:

  • Possuir renda familiar de, no máximo, três salários mínimos por membro 
  • Estar matriculado em um curso superior cadastrado no programa e com avaliação positiva do MEC. 

O acesso ao SISU, ao ProUni e ao FIES é feito através do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.

Em suma, o Enem abre muitas portas para a educação superior. Ele não se limita apenas aos estudantes que saíram do Ensino Médio. Atualmente,  inscrever na prova.

No entanto, só poderá usar a nota para entrar na universidade aqueles que já tiverem concluído o Ensino Médio. Logo, estudantes do 1° e 2° anos do Ensino Médio só podem fazer a prova como treineiros.

E para quem sonha em sair do país, algumas universidades de Portugal – como Universidade de Coimbra, Universidade do Algarve e Instituto Politécnico de Leiria –, também aceitam a nota do Enem como forma de ingresso!

Inscrição 2022

As inscrições ocorreram de 10 a 21 de maio na página do Inep (https://www.gov.br/inep/pt-br). A taxa de inscrição deste ano foi R$ 85,00.

 Logo, o cronograma ficou assim: 

  • Inscrições – 10 a 21 de maio
  • Pagamento da inscrição – 10 a 27 de maio
  • Pedido de atendimento especializado – 10 a 21 de maio
  • Pedido de tratamento pelo nome social – 23 a 28 de junho
  • 1º dia – 13/11
  • 2º dia – 20/11
  • Resultado – janeiro de 2023 (provável)

Data e local da prova

A prova será aplicada nos dias 13 e 20 de novembro, e os portões fecharão às 13h. Já o local das provas impressas ainda não foi divulgado, mas, quem optar pelo Enem digital, já pode conferir os locais na página do Enem.

Como é a prova do Enem?

Segundo o Ministério da Educação, o exame tem como objetivo avaliar a capacidade de raciocínio do aluno com questões que abordam conteúdos vistos ao longo do período escolar. São dois dias de aplicação:

  • 1° dia – 45 questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias + 45 questões de Ciências Humanas e suas Tecnologias + redação. A duração dessa etapa é de 5 horas e 30 minutos.

2° dia – 45 questões de Matemática + 45 questões de Ciências da Natureza e suas Tecnologias . A duração dessa etapa é de 5 horas.

Como se preparar para a prova?

Mesmo antes de abrirem as inscrições, você já pode – e deve – começar a se preparar. Separamos dicas valiosas para te auxiliar nesse período tenso:

Estude a prova

Isso mesmo! Além de estudar os conteúdos, é importante entender como a prova funciona. Para isso, uma dica é baixar as provas das edições passadas e analisar como elas abordam cada tema e treinar o tempo de resolução de questões para não se perder com o horário através de simulados.

Tenha disciplina

O estudo para o Enem exige muita disciplina do vestibulando. É necessário ter em mente que você precisará abrir mão de algumas horas do seu dia para o estudo e o ideal é que tenha uma rotina para manter esse estudo organizado.

Não esqueça da redação

Zerar a redação anula todo o resto da sua prova! Então, dedique-se a ela. É importante estar antenado às notícias, à atualidade e ao que está acontecendo no mundo, porque todos esses fatores podem influenciar o tema da dissertação. Estude a estrutura e não se esqueça das propostas de intervenção!

Descanse

Esse período pode ser muito estressante para o estudante. Porém, uma mente cansada pode atrapalhar seu desempenho também. Reserve um tempo para sair com os amigos, ver a família e fazer aquilo que te faz bem também.

Back To Top
%d blogueiros gostam disto: