Precisa de curso superior para ser atendente de farmácia?

Você já pensou em trabalhar como atendente de farmácia? Afinal, essa é uma área que oferece muitas oportunidades de emprego, visto a quantidade de estabelecimentos desse tipo que existem por aí.

Para você ter uma ideia, em 2022 o número de farmácias e drogarias já ultrapassava as 89 mil lojas, segundo o Conselho Regional de Farmácia.

Dessa forma, dá para imaginar a quantidade de vagas de empregos abertas todos os dias nesse ramo, não é mesmo? Portanto, se você está em busca de uma oportunidade, esse é um nicho com bastante potencial para você investir.

Pensando nisso, hoje trouxemos muitas informações sobre esse setor, além de dicas sobre como você pode buscar uma colocação nele como atendente de farmácia.

Assim sendo, não deixe de ler até o final para ficar por dentro de tudo.

Qual é o curso ideal para quem quer ser atendente de farmácia?

Muita gente pensa que para trabalhar como atendente de farmácia é preciso ter alguma formação universitária, mas isso não é verdade. Atualmente, a legislação não exige nenhum curso superior ou mesmo técnico para atuar nessa área.

No entanto, é bom lembrar que os estabelecimentos têm total autonomia para estipular os requisitos de seus potenciais colaboradores.

Desse modo, se você quiser se destacar entre os concorrentes na disputa por uma vaga, o ideal é que você se especialize e faça um curso técnico que prepare você para exercer essa profissão.

Afinal de contas, esse é um cargo de bastante responsabilidade, uma vez que lida diretamente com medicações e dosagens. Então, é muito importante fazer um curso preparatório. Tanto para enriquecer seu currículo quanto para ter pleno domínio de suas funções.

E por falar nisso, vamos falar sobre as atribuições do atendente de farmácia no tópico seguinte.

Quais são suas atribuições?

Você já deve ter comprado medicamentos e outros produtos muitas vezes em farmácias e drogarias, certo? A saber, nem sempre o atendimento é feito por um farmacêutico, uma vez que só é necessário haver um profissional formado em Farmácia como responsável pelo estabelecimento.

Então, na maioria das vezes são os atendentes que efetuam a venda. Além de vender os produtos, eles também são responsáveis por dar as instruções de uso dos medicamentos, estipulados na receita pelo profissional de saúde.

Além disso, quando os remédios são vendidos sem receita, é o atendente que orienta sobre a melhor forma de usá-los. É comum, também, o consumidor chegar para o atendente e se queixar de uma dor de cabeça ou alergia, por exemplo, e pedir sugestões de medicamentos.

Então, na ausência do farmacêutico, ele pode indicar um analgésico ou pomada, enfim. Ademais, o balconista também precisa ajudar na compra de outros produtos, da ala de perfumaria, por exemplo.

Dessa forma, é importante que você tenha conhecimentos e noções nessa área para poder ajudar os clientes da melhor forma possível. Daí a importância de se fazer um curso técnico com certificado para atendente de farmácia.

Como encontrar vagas de emprego como atendente de farmácia?

Depois de fazer o curso, você pode criar um currículo com suas informações, competências, etc, e entregar nas farmácias da sua região.

Além do mais, você também pode encaminhar seu currículo para a Agência do Trabalho de onde você mora, pois essas instituições fazem a conexão entre empresas que precisam de colaboradores e pessoas que querem trabalhar.

Outra forma de se conseguir trabalho como atendente de farmácia é se cadastrando em plataformas online, como a InfoJobs e a GlassDoor, por exemplo. Aliás, você pode filtrar sua busca para a região geográfica onde quer trabalhar e, assim como as agências físicas, essas plataformas conectam empresas e trabalhadores.

Qual é o salário médio da categoria?

Já vimos o que um atendente de farmácia faz e o que é preciso para conseguir um trabalho. Agora, vamos falar quanto você pode ganhar trabalhando nessa área. Segundo dados do Sincomerciários, a faixa salarial dessa categoria atualmente varia entre R$1495,00 e R$1953,00.

Para os padrões do nosso país, é um salário considerável, ainda mais quando não é necessário ter curso superior para exercer a profissão. Sendo assim, vale a pena investir em um curso técnico e se especializar para aumentar suas chances de conseguir uma colocação no mercado.

Hoje você viu conosco o que é preciso para se tornar um atendente de farmácia. Vimos também o que um profissional desse ramo faz, como conseguir um emprego na área e qual é a média salarial da categoria. 

Agora, coloque nossas dicas em prática e comece hoje mesmo a se capacitar para o mercado de trabalho. Obrigado por permanecer até o fim e volte sempre para mais conteúdos interessantes como esse!