O que faz um arquiteto? Conheça a carreira e o mercado de trabalho

o que é um arquiteto?

O que faz um arquiteto? Conheça a carreira e o mercado de trabalho

Com certeza, o arquiteto é um dos profissionais que são mais falados mundo afora, mas, não se surpreenda que esta também seja uma das profissões mais desconhecidas por parte das pessoas. Pois, o que é mais falado é a penas o nome do profissional, arquiteto, e nem tanto sua definição, ou o que ele realmente faz.

 

Segundo uma pesquisa realizada pela CAU, menos de 15% da população já utilizou os serviços de um arquiteto. Mas não é devido dificuldade para encontrá-los, atualmente é possível até encontrar Instagram arquiteto. Entenda mais a seguir sobre esta profissão.

o que é um arquiteto?
o que é um arquiteto?

O que é um arquiteto?

Arquitetos são profissionais que projetam espaços para os mais diversos usos humanos, como casas, prédios, instituições públicas e praças. Ele é quem projeta edifícios, faz planos, define materiais e propõe soluções que atendam às necessidades do usuário. A gestão na área da arquitetura é a CAU -Conselho de Arquitetura e Urbanismo.

O que faz um arquiteto?

O papel do arquiteto é planejar o espaço onde as pessoas vivem, trabalham ou se divertem. É uma pessoa que considera a estrutura interna e as características externas das edificações, e analisa fatores como clima, iluminação, acústica e segurança. Cerca de metade dos arquitetos brasileiros estão engajados na concepção de projetos.

Esse profissional humaniza as edificações porque considera suas funções para torná-las mais confortáveis ​​e úteis. Trabalhando em uma construtora, seu trabalho geralmente começa com uma reunião com um cliente e a discussão dos objetivos do projeto arquitetônico. É importante entender as necessidades e interesses daqueles que se beneficiarão com a criação de arquitetos.

Ele então começou a elaborar o espaço, pensando nas medidas e materiais a serem usados. Na Escola de Arquitetura e Urbanismo, aprendeu desenho técnico à mão e software, o que lhe permite desenhar todos os detalhes de plantas, fachadas e edifícios. Os projetos de construção devem obedecer às normas que regem a construção urbana. Em sua versão final, contém plantas, projeto de estrutura de cobertura, instalação hidráulica e elétrica, definição de telhas e pisos, entre muitos outros detalhes. Este projeto também percorre toda a obra, por isso também deve incluir um cronograma e um orçamento.

o que é um arquiteto?
o que é um arquiteto?

Quais são as opções de carreira de um arquiteto?

A área de arquitetura não se limita à construção civil. Os arquitetos, seja arquiteto Rio de Janeiro ou qualquer outro, podem colaborar com o planejamento urbano, paisagismo e até mesmo com a tecnologia. Para esclarecer melhor o trabalho dos arquitetos, verifique as áreas mais comuns da arquitetura:

Paisagismo

Engana-se quem pensa que paisagismo é colocar plantas no meio ambiente. Esta área centra-se na criação de projetos e na revitalização e gestão de espaços abertos públicos ou privados, urbanos ou não urbanos.

 

Além de trabalhar por conta própria, ele também pode trabalhar em instituições públicas e privadas. A missão do arquiteto paisagista é proteger o solo e a cobertura vegetal e, em simultâneo, organizar o ambiente para torná-lo mais bonito e prático. Para isso, utiliza espécies adequadas a cada localidade mediante as necessidades de cada cliente. Encontrar arquiteto RJ é bem comum neste campo.

paisagismo
paisagismo

Planejamento Urbano

O planejamento urbano pertence ao urbanismo, e esta área de estudo também está incluída no curso de arquitetura. Os arquitetos que trabalham nessa área são chamados planejadores urbanos (urbanistas), responsáveis pelo planejamento de áreas, comunidades ou cidades inteiras. Seu objetivo é organizar o espaço e propor a melhor solução para o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas.

 

À medida que a população urbana continua a crescer, surgem problemas relacionados à mobilidade urbana. Nesse contexto, políticas públicas de planejamento urbano tornam-se mais necessárias a cada dia que passa.

Restauração de edifícios

O ritmo de trabalho na área de restauração de edifícios é muito diferente. O que torna os arquitetos interessados ​​nesta área da carreira? Esta é a escolha ideal para os amantes da história. Qualquer pessoa que escolher ser um restaurador desenhará mapas de danos da obra e conduzirá pesquisas de materiais para determinar a melhor maneira de fazer melhorias. Este trabalho envolve o domínio de tópicos relacionados à umidade, temperatura, pintura, etc.

Qual é a média de ganho de um arquiteto?

De acordo com a Lei nº 4.950-A / 66, a base salarial do arquiteto Rio de Janeiro assim como dos demais, é baseada no salário mínimo vigente (1.100,00 reais) e dias úteis. Jornada de trabalho de 6 horas: 6 salários mínimos (6.600,00 reais), jornada de trabalho de 7 horas: 7,25 salários mínimos (7.975,00 reais) e jornada de trabalho de 8 horas: 8,5 salários mínimos (9.350,00 reais). Para inscrições na carteira, a jornada de trabalho é inferior a 6 horas a R$ 45,36 por hora.

 

Mas essa é uma média que pode sofrer variações mediante a região do Brasil, como, por exemplo, arquiteto RJ. Mas vare ressaltar que existe a possibilidade de negociação dos serviços de um arquiteto, pois são muitos os que trabalham por conta própria e divulgam seu trabalho no Instagram arquiteto.

Como funciona o mercado de trabalho do arquiteto?

Os profissionais formados nos cursos de arquitetura têm a capacidade de projetar e coordenar a construção e reforma de espaços internos e externos. Ele decide quais materiais serão utilizados na obra e desenvolve seu projeto, considerando sempre a configuração do objeto, a função do imóvel e sua iluminação.

 

Na maioria dos casos, os arquitetos trabalham com os engenheiros civis para acompanhar a construção e gerenciar a mão de obra e os custos da obra. Além disso, também projeta e projeta espaços urbanos para melhorar a qualidade de vida de suas pessoas. É um profissional de fundamental importância para o desenvolvimento urbano, racionalização e humanização.

 

O mercado de trabalho para profissionais formados na arquitetura, ou seja, os famosos arquitetos, está em expansão no país, principalmente na área de construção civil. Além disso, o setor público também aumentou a demanda por arquitetos. As regiões com mais vagas para esse profissional são Sudeste e Sul.

Conclusão

Como vimos, além de possuir uma grande participação no mercado da construção os arquitetos são muito importantes em vários aspectos. Para saber mais sobre este profissional e sua carreira, veja mais informações aqui em nosso site.

Back To Top
%d blogueiros gostam disto: