O que é paisagismo e quais os benefícios para ambientes?

paisagismo

O que é paisagismo e quais os benefícios para ambientes?

O paisagismo tem crescido em ritmo exponencial nos últimos anos, visto que essa prática está em foco, principalmente graças as mudanças climáticas trazidas pelo aquecimento global, fazendo com que as pessoas mudassem sua ótica e dessem uma grande importância de se ter um paisagismo na sua edificação, de modo a proporcionar não apenas uma beleza própria, mas sim, melhorar os aspectos climáticos do ambiente, bem como a saúde das pessoas que moram naquele local.

E foi pensando justamente nos benefícios que o paisagismo pode trazer ao ambiente que nós optamos pela criação do presente artigo, com o intuito de falar um pouco mais sobre essa tendência que vem se tornando cada vez mais popular na casa dos brasileiros, trazendo algumas de suas principais características. Dessa forma, caso você queira saber tudo que reunimos sobre este tema, é recomendado que continue esta leitura e tire todas as suas dúvidas.

paisagismo

paisagismo

O que entendemos como paisagismo e quais são os seus objetivos?

Podemos definir paisagismo como uma tecnologia que visa criar áreas que podem restaurar espaços ou ecossistemas específicos destruídos pelo comportamento humano desordenado. Para isso, o arquiteto paisagista remontou o espaço afetado com diferentes tipos de plantas para atender às necessidades de cada projeto. Um dos principais objetivos do paisagismo é restaurar áreas degradadas por meio da combinação de plantas de diferentes cores e formas. Este trabalho visa buscar um ambiente de convivência harmonioso e mais agradável para as pessoas.

Paisagismo costuma ser confundido com jardinagem. Porém, embora o paisagismo tenha a função de planejar os espaços verdes, a jardinagem é responsável pela execução do conteúdo do projeto. Diferem, mas precisam estar alinhados para obter resultados satisfatórios. Desse modo, para que se alcance algo que seja agradável aos olhos das pessoas que por ali passam, é necessário um trabalho conjunto entre o paisagista e o jardineiro.

paisagismo
paisagismo

Como se dá a aplicação do paisagismo nos projetos arquitetônicos?

Engana-se quem pensa que a paisagem só pode ser apresentada de forma tradicional. Atualmente, contamos com diversos tipos de paisagismo, cada um com funções específicas. Por exemplo, existem paisagens rurais voltadas para o campo e paisagens urbanas voltadas para a criação de espaços de convivência, combinando a natureza com a arquitetura urbana. Na paisagem urbana, temos diferentes ideias que podem ser aplicadas a projetos arquitetônicos.

Entre eles, telhados verdes e paredes verdes merecem destaque. Paredes verdes ou jardins verticais são os nomes de revestimentos de paredes exteriores, ou interiores que integram a natureza na arquitetura do edifício. O objetivo desse revestimento é proporcionar uma aparência biofílica ao edifício, tornando-o mais agradável. Por outro lado, os telhados verdes ou Ecotelhados representam a evolução dos telhados verdes tradicionais porque integram todas as vantagens dos jardins do céu, incluindo captação de água da chuva, tratamento de esgoto e captação de energia solar, entre vários outros benefícios, tais quais:

Nas construções, tanto as verticais quanto as horizontais, é proporcionado uma melhora no isolamento térmico através do telhado verde, gerando uma economia de energia, capaz de reduzir a temperatura interna do ambiente em até 10º C.

Além disso, quando a água obtida da chuva é reutilizada ou o efluente é tratado na edificação, não há necessidade de ter que irrigar as plantas utilizando água potável, economizando ainda mais os recursos naturais.

Projetos de paisagismo devem ter invasão mínima da natureza. Na verdade, existe para extrair da natureza a beleza das plantas e torná-las compatíveis com as características dos edifícios e casas circundantes.

Para criar belos jardins, os jardineiros e arquitetos devem realizar pesquisas ambientais e sociais para dar valor estético a esses espaços, sem negligenciar as funções práticas de convivência. A ideia é estabelecer harmonia entre os elementos sem agredir a natureza e, o mais importante, torná-la mais presente.

Em edificações que exigem certificação de impacto ambiental e outras edificações que buscam apenas respeitar o ecossistema, a tendência atual é a utilização de drenagem natural. Sistema de retenção e retenção de água da chuva. Bem como paredes e paredes verdes que ajudam a reduzir a temperatura ambiente. Portanto, podemos dizer que existe uma relação estreita e estreita entre paisagismo e sustentabilidade na arquitetura.

paisagismo
paisagismo

Quais são os benefícios trazidos pelo paisagismo no tratamento de doenças?

Segundo pesquisas, há diversos benefícios que o paisagismo e os espaços verdes nas áreas urbanas podem trazer aos seres humanos no que tange a sua saúde, através do tratamento de doenças. Se acordo com essas pesquisas, a ciência comprovou que aquelas pessoas que gastam mais tempo nos jardins podem usufruir de vários benefícios referentes a sua saúde física e psicológica, principalmente quando são submetidas a alguns tratamentos médicos.

Segundo estudos da Universidade de Minnesota, pacientes que sofrem de doenças cardíacas na cidade de Nova Iorque tiveram sua ansiedade diminuída ao contemplar os cenários naturais dos jardins e outros lugares com muitas plantas, melhorando o seu tratamento e aumentando sua imunidade.

Como contratar um arquiteto paisagista?

Existem diversas opções de escritório de arquitetura espalhados pelo país. O arquiteto Rio de Janeiro é uma ótima opção para aqueles que moram no Estado. Eles podem ser encontrados através do Instagram arquitetorio de janeiro, de modo que seja possível realizar uma consulta prévia para saber mais sobre os serviços e sobre a edificação. O arquiteto RJ será uma boa opção para realizar o paisagismo da sua construção, de modo que você possa aproveitar todos os benefícios trazidos por ela.

Conclusão

Diante do exposto, temos que o paisagismo tem uma grande importância, principalmente em relação à qualidade de vida das pessoas que moram naquela casa ou ambiente em que ele será inserido. Sendo assim, é necessário que seja contratado um bom arquiteto para realizar esse projeto. Se você quer saber mais sobre como encontrar os melhores arquitetos do Rio de Janeiro, veja mais informações em nosso site e fique por dentro dos melhores escritórios de arquitetura do Estado, bem como descubra todos os benefícios que o paisagismo pode trazer para sua casa, tanto para sua saúde física quanto para a saúde psicológica.

Conheça um pouco mais de dicas do mercado de construção aqui no nosso site:

 

Back To Top
%d blogueiros gostam disto: