Saiba quais os tipos de aparelho de pressão e como escolher

Aparelho de pressão

Você sabia que as alterações na pressão arterial sanguínea são uma das principais causas de problemas cardiovasculares ao redor do mundo todo? Infelizmente, devido a rotina do dia a dia das pessoas, esse é um problema comum, mas grave se não for tratado!

Por isso, a maioria dos médicos indica que as famílias possuam um aparelho medidor de pressão arterial para que a pressão arterial seja acompanhada no dia a dia, evitando assim, problemas como doenças cardíacas e hipertensão. 

Os aparelhos de pressão podem ser tanto digitais, quanto de pulso, análogos ou manuais, sendo os mais comuns os digitais e manuais. Porém o que mais passa confiança aos médicos, é o medidor de pressão arterial manual.

Ambos têm a função de aferir a pressão dos pacientes, porém de formas diferentes! Cada tipo de aparelho deve ser usado da forma correta, para que o resultado seja o correto. Por isso, siga o passo a passo e as indicações do fabricante, como se posicionar na forma certa e evitar certas ações. O correto é seguir as seguintes orientações:

  • Esperar 30 minutos para aferir a pressão, caso tenha ingerido álcool ou café, feito exercícios ou fumado.
  • A bexiga não pode estar cheia
  • Aferir a pressão duas vezes no mesmo braço, com cerca de 1 a 2 minutos de intervalo entre uma medida e outra e considere a média das duas medidas. 
  • Antes de aferir a pressão, o paciente deve ficar em repouso em um ambiente calmo 
  • Ficar deitado ou sentado
  • Não conversar durante o procedimento
  • Usar um manguito específico para obesos e crianças
  • O manguito do aparelho tem que estar muito bem ajustado ao braço e firme, tendo a largura de 40% da circunferência e posicionado corretamente na altura do coração

Quais são os modelos de aparelho de pressão?

Existem vários modelos de aparelho de pressão arterial e cada um deles possui uma diferente maneira de ser usado. Que tal falar um pouquinho sobre cada um deles? Veja a seguir:

Digitais

Já o digital faz a leitura da pressão arterial por sensores. Ele possui uma espécie de pulseira inflável, que conta com um sistema automático, que se enche e se esvazia de ar o suficiente para que a leitura da pressão arterial seja concluída. O resultado é mostrado no visor do aparelho. 

Também há pulseiras que contém uma bomba de ar para que a bolsa seja insuflada até que dê o ponto certo da leitura da pressão arterial.

Mas nos dois modelos, a pulseira deve ser colocada no pulso do paciente, diferente do medidor de pressão manual que estamos acostumados, que a braçadeira fica acima dos cotovelos. Os sensores mostraram a leitura da pressão sanguínea máxima e mínima na tela.

Analógicos

O aparelho de pressão digital analógico é composto por uma braçadeira e uma bolsa inflável, junto de um manômetro (dispositivo semelhante a um relógio que mostra o valor da pressão) e um estetoscópio.

Esse tipo de aparelho é mais difícil de ser usado e precisa de treinamento para ser usado. Geralmente é o mais usado em hospitais e consultórios médicos, além de ser o modelo mais confiável.

Para aferir a pressão com esse aparelho, é preciso sentar-se calmamente por cerca de 5 minutos antes de aferir a pressão. A pessoa deve esticar os braços, apoiá-lo em uma mesa de forma que fique na altura do coração. Os pés precisam estar encostados no chão, as costas retas e apoiadas no encosto de uma cadeira.

Comece a inflar a braçadeira apertando a bolsa inflável, com o uso de um estetoscópio dentro da braçadeira, para que você ouça o som da pulsação arterial. 

Não pare de inflar a bolsa até que você pare de ouvir a pulsação. Esvazie lentamente e quando o som da pulsação voltar, veja o valor que o aparelho mostra. 

Pulso

O medidor de pressão arterial de pulso possui um estojo para viagem, e deve ser usado colocando o aparelho no pulso esquerdo, com o monitor dele virado para o lado de dentro, apoiando o cotovelo em uma base e com a palma da mão virada para cima, até que o aparelho conclua a leitura de sua pressão arterial. 

Importância de aferir a pressão

Aferir a pressão é importante, não apenas para acompanhamento, mas também para ajudar na prevenção de problemas futuros que podem ser tratados agora! Saber medir a pressão em casa é importante para mantermos atentos a sinais de coisas mais graves. 

Como já mencionamos, as doenças cardiovasculares são responsáveis pelo maior tanto de mortes no mundo, por isso, estar atento aos sinais, como a pressão arterial alterada, é possível tomar as medidas corretas para evitar doenças como essa! 

Espero que tenha gostado deste artigo e que ele tenha sido de grande utilidade para que você saiba sobre a importância dos aparelhos de pressão!

Back To Top
%d blogueiros gostam disto: