Quanto tempo gastamos na internet?

Veja o que as pesquisas mostram e por que os números assustam tanto

A tecnologia já faz parte da vida da maior parte das pessoas e consumir um produto tecnológico também. Um dos maiores objetivos, claro, é consumir conteúdos online. Mas esse hábito parece estar indo longe…

Você sabia que é calculado que o brasileiro passa mais da metade da sua vida na internet? Saiba mais sobre isso e outras informações, além de dicas para conseguir fazer um detox digital na sua vida!

Brasileiro passa mais da metade da vida na Internet

Essa afirmação pode assustar, mas a pesquisa realizada pela NordVPN mostrou exatamente isso. De acordo com os dados, os internautas brasileiros passam, em média, quatro dias inteiros conectados, por semana. 

Isso equivale a 197 dias por ano. Com a expectativa de vida do brasileiro sendo de 75,9 anos, é possível dizer que o tempo gasto na Internet seria de 41 anos, mais da metade da expectativa de vida (54%). 

E engana-se quem pensa que a maior parte desse tempo é para o trabalho. Apesar de muitas carreiras, hoje, dependerem da internet, a maior parte dessas horas semanais está destinada ao lazer. 

Streamings e redes sociais são os mais acessados

Ter um tempo de lazer na internet é algo cada vez mais comum entre as pessoas, pois acaba sendo mais prático e torna-se uma boa opção para fazer com a família. Por isso, grande parte do consumo online é para atividades como assistir a vídeos, filmes e séries. 

Os streamings são os aplicativos mais comuns para isso, principalmente Netflix e Globoplay, com cerca de 13 horas de uso semanal. Depois, o Youtube teria um total de 12 horas semanais, em média.

Isso sem falar nas redes sociais. WhatsApp, Facebook e Instagram somaram mais de 10 horas no total semanal, de acordo com os dados da pesquisa da NordVPN. 

Ranking dos países que mais utilizam internet diariamente

Esse número, sozinho, já é alto, mas em comparação com outros países parece ainda maior. Isso porque o Brasil ocupa o segundo lugar do ranking de países que mais passam tempo na Internet, atrás apenas das Filipinas. 

Nas Filipinas, o tempo de uso de telas chegou a 10 horas e 56 minutos por dia. Ou seja, metade do dia utilizando a internet. Dessas dez horas, são cerca de 4 horas por dia em redes sociais, também ficando em primeiro nesta categoria. 

Esse ranking foi feito pelo site We Are Social. No Brasil, que ficou em segundo lugar, a média foi de 10 horas e 8 minutos por dia, ou seja, apenas um pouco abaixo das Filipinas. O tempo em redes sociais também foi bem próximo ao de 4 horas.

Detox digital: porque pode ser uma boa ideia e como fazer

Aliado ao alto consumo de conteúdos na internet, vem também a dependência. A pesquisa da NordVPN mostrou que 43,5% das pessoas afirmaram que precisam da internet para seus hobbies, além do trabalho, e 36% disseram que não imaginam seu dia a dia sem a Internet. 

Se você está se sentindo dependente da Internet para tudo ou se sente mentalmente cansado pela quantidade de informações que consome diariamente, um detox digital pode ajudar. Ou seja, diminuir o tempo de tela.

 Veja algumas dicas para o seu detox digital: 

  • tire as notificações do celular: elas são um gatilho para que você pegue o celular e continue mexendo nos aplicativos;
  • bloqueie aplicativos: deixe os aplicativos que mais usa bloqueados por um período do dia, para diminuir seu uso;
  • defina metas de tempo: coloque um limite de tempo diário e defina metas para ir diminuindo cada vez mais;
  • deixe o celular fora do quarto: o momento antes de dormir é um dos que mais leva as pessoas a checar o celular, por isso, deixe-o do lado de fora do quarto na hora de dormir; 
  • pratique o mindfulness: toda vez que sentir vontade de pegar o celular, concentre-se em outra atividade por alguns minutos. Esse é um exercício de autopercepção, mas vale a pena treiná-lo;
  • encontre atividades prazerosas fora da Internet: exercício físico, dança, leitura, artesanato, scrapbooking, quebras-cabeças e jogos de tabuleiro são algumas ideias;

Fazer um detox digital pode contribuir com diversos pontos da saúde mental, como melhora da concentração, aumento da criatividade e diminuição da sensação de cansaço mental.