Hoje nós vamos descobrir as principais diferenças entre um porteiro e zelador. Parece que são a mesma pessoa, não é verdade? Entretanto, as suas funções são muito diferentes.
Até porque a diferença de tarefas também resulta numa diferença de salário que pode ser muito maior do que você imagina. Bem, se você não sabe sobre essa diferença, esse post é pra você! Vamos lá!
Afinal, existem muitas diferenças claras entre um porteiro e um zelador? Vendo de longe a gente quase não consegue perceber nenhuma diferença. Mas eu digo pra vocês: existe!
E é só isso que nós vamos conversar um pouco mais hoje. Inclusive, é interessante para quem está querendo se candidatar a uma vaga de emprego. Esse post pode ser muito esclarecedor pra você por isso.
Enfim, se você está nos visitando pela primeira vez, o nosso site te recebe de portas abertas: seja muito bem-vindo!
Todos os dias nós estamos buscando melhorar os nossos serviços para atender a você com muita qualidade e excelência. Então, não fique de fora das novidades que nós estamos trazendo aqui. Fique à vontade para conhecer o nosso trabalho e ler os nossos posts anteriores.
Bom, a gente já pode ir direto ao assunto, né? Até porque isso pode mudar completamente a ideia que a gente tem sobre porteiros e zeladores. Além de te ajudar a escolher uma boa vaga de emprego.
Espero, de verdade, que você tenha uma boa e agradável leitura. Deixe o seu feedback pra gente saber se ficou alguma dúvida pra trás. Em breve, estaremos respondendo a cada um de vocês.
Porteiro e zelador: principais diferenças
De fato, para que a administração de condomínios comerciais e residenciais seja boa, é importante ter um bom porteiro e zelador. Isso porque eles são os funcionários que têm contato direto com todos os condôminos.
As tarefas do dia a dia acabam se entrelaçando com o relacionamento com o pessoal. Então, eles são os funcionários mais importantes na parte administrativa desses lugares.
Nesse sentido, nós precisamos definir bem o que cada carga realiza. A gente vai começar com o cargo de zelador. Assim, um zelador é o funcionário que tem um contato direto com a administração do condomínio.
Ou seja, o síndico, os proprietários e afins, ajudando no recebimento e no pagamento dos condôminos e muito mais. Já a tarefa que o porteiro realiza é um pouco diferente do zelador.
Bom, o porteiro é aquele que presta serviços, como o nome já diz, na portaria. Ou seja, ele recebe correspondências dos moradores, transmite e cumpre ordens que recebe do zelador.
Além disso, ele também é aquele que ajuda na entrada e na saída das pessoas no prédio. Sem contar que ele é aquele que transfere ao zelador, ou passa o conhecimento de todas as reclamações e ocorrências.
Assim, a gente pôde notar que as funções são bem claras e diferentes, não é mesmo? Contudo, podem acabar acontecendo algumas interferências.
Por exemplo, um zelador que não cumpre com suas obrigações e abre espaço para que o porteiro as faça. O relacionamento entre um porteiro e zelador precisa ser bem administrado com cada um fazendo o que deve fazer, não é verdade?
Bem, existem diversas cláusulas de contrato que especificam as diferentes tarefas de cada um deles. Vamos ver um pouco mais a fundo essa parte mais chata do rolê, que é a parte burocrática.
Burocracia nos contratos
Enfim, como vimos acima, o porteiro e zelador são funções muito importantes para se ter uma boa administração de um local.
Então, vamos trazer mais claramente algumas das principais funções que os dois desempenham e como eles cooperam juntos para uma melhor experiência de todos os moradores. Primeiramente, vamos começar com o zelador. Vamos lá.
Nesse caso, os zeladores são os que têm contato direto com a administração do edifício, o que transmite ordens de seus superiores; e fiscaliza as áreas de uso comum dos moradores, verificando funcionamento elétrico, hidráulico e todo o resto.
Como, por exemplo, os aparelhos de uso comum; de fato, eles são os responsáveis por cuidar que todos tenham uma vida sossegada.
Tudo de acordo com o regimento interno e as normas que estão fixadas na portaria e nos corredores. Entretanto, a função do vigia é receber e distribuir as correspondências dos moradores. Assim, como transmitir e cumprir todas as ordens advindas do zelador.
Além disso, ele precisa fazer a fiscalização da entrada e da saída de todas as pessoas. Assim como deve zelar pela ordem e pelo respeito entre os que frequentam aquele local.
Por fim, eu creio que nós já falamos tudo o que precisávamos sobre porteiro e zelador, né? Você deve ter notado a diferença entre eles, até porque não é tão difícil assim de perceber.
Enfim, muito obrigado por ter ficado comigo até o final deste artigo, espero ter sido claro e que tenha conseguido te ajudar! Não se esqueça de nos seguir para receber mais dos nossos conteúdos. Tchau, tchau!