Quais são os equipamentos de proteção para motociclistas?

Saiba quais são os principais EPIs para garantir a segurança na hora de dirigir uma moto

Os motociclistas são os que mais sofrem com acidentes nas estradas brasileiras. E uma das maneiras de aumentar a proteção na moto é usar equipamentos que possam garantir a integridade física dos motociclistas. 

Para se ter ideia da gravidade de dirigir uma moto sem os equipamentos de proteção, basta olhar os dados de pesquisas como a da Polícia Rodoviária Federal (PRF). De acordo com a PRF, 8 a cada 10 vítimas fatais de acidentes no Brasil em 2021 são homens, sendo que 90% se envolveram em acidentes com motos. 

Dados do relatório da Abramet (Associação Brasileira de Medicina de Tráfego) também apontam o crescimento das mortes de motociclistas após o início da pandemia de COVID-19. Segundo a associação, 54% dos acidentes de trânsito no país em 2021 tiveram motos envolvidas. 

Para te ajudar a se prevenir e aumentar a sua segurança para pilotar uma moto no dia a dia, separamos uma lista com os principais EPIs (equipamentos de proteção individual) para motociclistas. Confira abaixo:

Capacete 

O capacete é o equipamento mais conhecido entre os motociclistas. Esse é um equipamento obrigatório para todos os motociclistas e ajuda a diminuir a gravidade de lesões em quedas ou acidentes de moto. 

Esse item protege todo o crânio, rosto, pescoço e nuca, ajudando a diminuir o impacto de acidentes. Numa queda, o capacete pode diminuir o impacto da cabeça do motociclista com o meio-fio, um poste ou um veículo envolvido no acidente, por exemplo. 

Jaqueta 

As jaquetas fazem parte do vestuário de muitos motociclistas, mas também pode ser considerado um equipamento de proteção. Existem diversas jaquetas feitas com materiais que ajudam a diminuir o impacto da exposição do motociclista ao sol e à chuva. 

Esse item ajuda a aumentar o conforto térmico durante o uso da motocicleta, evitando problemas como a hipotermia e queimaduras. 

Luvas 

As luvas também são equipamentos de proteção que fazem parte do vestuário de muitos motociclistas. Este equipamento ajuda a proteger a mão de baixas temperaturas e riscos de contusões em acidentes. 

Ao usar luvas, o motociclista pode diminuir o impacto do contato de suas mãos com o chão na hora da queda, evitando escoriações na hora do acidente, por exemplo. Além disso, as luvas aumentam a aderência das mãos, sendo importantes para tornar a condução da moto mais segura.

Botas 

Também é indicado que motociclistas utilizem calçados especiais para dirigir. Sandálias e chinelos não são recomendados nestes casos, já que deixam os pés expostos em acidentes e quedas. 

Tanto que o usuário destes itens ao dirigir uma moto pode receber multa e pontos na CNH (carteira nacional de habilitação). Os calçados mais seguros para dirigir são as botas. 

As botas são feitas de materiais resistentes, ideais para proteger contra queimaduras, escoriações e perfurações causadas por objetos pontiagudos. Isso garante que o motociclista mantenha o conforto térmico e esteja protegido em quedas e acidentes. 

Além disso, as botas aumentam a aderência do solado, o que é importante para conduzir a moto com segurança. 

Joelheiras

As joelheiras são equipamentos de proteção para o joelho do motociclista. Elas são importantes para diminuir o impacto e evitar problemas maiores em quedas e acidentes. O ideal é que o condutor utilize joelheiras articuladas, que possam lhe proteger de qualquer contato e não limitem movimentos. 

Roupas impermeáveis 

O uso de roupas impermeáveis para motociclistas é fundamental em dias chuvosos. Essa é uma forma de proteger a saúde e diminuir o peso da motocicleta. Isso porque as roupas impermeáveis não absorvem água, evitando que o condutor fique mais pesado e sofra com limitações de seus movimentos ao conduzir a moto. 

Estes são alguns dos principais equipamentos de proteção para motociclistas. Prevenir-se é o mais importante para garantir mais proteção em caso de quedas e acidentes. E, claro, além disso, também é importante que o motociclista dirija com consciência, buscando sempre resguardar a sua vida e das demais pessoas. 

Back To Top
%d blogueiros gostam disto: