A importância de fazer um bom recrutamento e seleção de talentos para sua empresa

Recrutamento e seleção

Toda empresa, em algum momento, precisará realizar um processo seletivo para contratar novos colaboradores. Investir no capital humano do negócio é fundamental para aumentar a capacidade de produção, qualidade dos serviços e consequentemente, o ritmo de desenvolvimento da corporação. 

Ter um bom recrutamento é fundamental para contratar profissionais de alta qualidade e que vão, de fato, agregar valor ao time. Aqueles métodos de entrevistas que pressionam os candidatos, indicações infundadas ou testes rápidos já não são considerados boas práticas dessa atividade.

Recrutamento e seleção é um assunto bastante discutido atualmente. Empresas percebem a cada dia que contratar por contratar não é algo vantajoso – na realidade, traz mais prejuízos do que benefícios para o negócio.

Os colaboradores que não condizem com as necessidades da vaga podem causar alguns desconfortos, como: falhas constantes, falta de produtividade ou determinadas habilidades essenciais para o desempenho de suas atividades.

Com isso, a empresa perde mais tempo ensinando algumas tarefas e corrigindo erros desse novo profissional. Claro, estamos considerando falhas mesmo após os meses de adaptação do colaborador no novo emprego.

Então, entenda a seguir como realizar um bom recrutamento e seleção de novos colaboradores. Confira também a importância de ter esses processos bem definidos na sua empresa. Acompanhe!

O que é um bom recrutamento e seleção de pessoas?

Antes, é bom entender que recrutamento e seleção são etapas diferentes de um processo seletivo. O primeiro termo refere-se à atração de candidatos para a vaga. Já a seleção, é o momento de testar e identificar qual o melhor profissional naquele momento. 

Neste estágio são realizados diversos processos como a triagem de currículos, entrevistas, avaliações comportamentais, testes de habilidades específicas, entre outros. Dessa forma, os recrutadores conseguem selecionar apenas um único profissional para o cargo em questão.

Embora sejam processos fundamentais para o crescimento e otimização de equipes, o mundo corporativo ainda tem algumas dúvidas sobre o assunto. Na prática, todos sabem o que esses termos significam, mas como aplicá-los na prática?

Esse processo deve ser feito pelo setor de Recursos Humanos das empresas. Se necessário, gestores e líderes de determinadas áreas podem participar desse momento para ajudar na escolha do candidato mais adequado. 

Não é um processo simples, como muitos imaginam, em que basta realizar uma entrevista com algumas perguntas e pronto, encontrará o melhor perfil. Cada vaga exige recrutamento e seleção diferentes, com base nas necessidades e preferências da empresa. 

É um processo complexo, com diversas etapas. No entanto, não precisam ser cansativas e longas para os candidatos e recrutadores. 

Como fazer?

Basicamente, o primeiro passo é fazer uma boa pesquisa para estruturar como o processo admissional será feito. Ou seja, estipulando qual metodologia de análise será usada durante a seleção, como serão as etapas e qual a quantidade necessária de candidatos.

Um bom recrutamento e seleção deve seguir algumas etapas, que são: atrair, selecionar, avaliar e contratar. Todas são extremamente importantes e não devem ser deixadas de lado.

Por que investir em um bom recrutamento e seleção?

O papel do recrutamento e seleção é muito importante para as empresas. Como mencionamos no início do conteúdo, não investir em processos de qualidade pode causar prejuízos às empresas. 

Se o candidato selecionado de forma equivocada não for o mais adequado para o cargo, o negócio sentirá um impacto imediatamente ou após alguns meses. 

Os  possíveis efeitos são: queda na produtividade da equipe, retrabalho de serviços, falhas, clientes irritados, impactos negativos na estruturação da equipe, entre outros problemas que resultam em até mesmo prejuízos financeiros.

Logo, a empresa precisará começar outro processo seletivo e gastar mais tempo e dinheiro com isso – além de arcar com os custos de um desligamento em casos de colaboradores registrados. 

Quando não se toma nenhuma medida reparadora diante dessas situações, há um aumento no índice de turnover entre os colaboradores, o que também causa grandes prejuízos a longo prazo.

Agora, com um bom processo de recrutamento e seleção, o novo profissional se adapta e mostra ser apropriado para a função. 

Com isso, os resultados também são sentidos pela empresa – trazendo retornos positivos na produtividade e ajudando nas atividades que o foram designadas. 

A equipe se torna mais produtiva, otimizada e há uma melhora no clima organizacional, tornando-o mais harmonioso.

Terceirização desse serviço!

Na teoria é muito mais simples, nós sabemos. Diversas empresas não têm tempo ou profissionais capacitados para realizar recrutamentos e seleções tão aprofundadas e eficientes.

Por isso, a terceirização desse serviço é uma excelente opção. Ao terceirizar os processos seletivos, é possível obter todos os benefícios citados, sem que seja necessário investir tempo nesse processo.

Ainda garante que profissionais extremamente qualificados e experientes operem essa atividade, trazendo resultados ainda melhores – e até mesmo atrair talentos para o negócio.

Diversas empresas realizam esse serviço! Busque por boas opções no mercado e, principalmente, confiáveis. É uma atividade importante que impactará no seu negócio, então, pesquise as referências da empresa, opiniões de clientes e conheça seus cases de sucesso.

Com certeza encontrará talentos para as vagas disponíveis na sua empresa!

Back To Top
%d blogueiros gostam disto: