Como otimizar espaço da sala de estar?

melhorar espaço da sala

Como otimizar espaço da sala de estar?

Existe uma ideia pré-concebida a respeito da utilização de espaços com a sala de estar, onde as pessoas acreditam que, quanto menor for esse espaço, mais limitadas serão as opções de projetos. Entretanto, como sabemos, essa não é uma realidade nos projetos, pois atualmente existem diversas maneiras de otimizar espaço da sala bem como qualquer outro ambiente em que haja uma limitação de espaço, de modo que possam ser aproveitados para oferecer um melhor aproveitamento bem como uma estética agradável aos olhos dos moradores.

Pensando justamente na ideia de otimizar o espaço da sala de estar, nós optamos por trazer este artigo para falar um pouco mais sobre as opções disponíveis, em que os interessados possam usar meios de deixar aquele ambiente mais organizado e com uma boa estética. Portanto, se você quer saber como otimizar o espaço da sua sala de estar, nós aconselhamos a continuar conosco na leitura deste artigo e ficar por dentro de tudo que separamos sobre o tema, não deixe de buscar ajuda do arquiteto do Rio de Janeiro para te ajudar com o projeto da sua sala

melhorar espaço da sala
melhorar espaço da sala

Utilize espelhos no ambiente para otimizar espaço da sala de estar.

O espelho tem uma função simples e principal, que é refletir algo ou alguém. Entretanto, eles podem ser utilizados para outra finalidade, acabando por se tornar um ótimo aliado para aqueles que querem mudar o ambiente da sala de estar e otimizá-lo. Uma excelente vantagem que esses objetos possuem é o fato dele ter a capacidade de tornar aquele ambiente compacto em um ambiente um pouco mais largo, haja vista que eles causam uma sensação de alargamento do ambiente, ampliando a sua visibilidade.

Uma boa dica nesses casos é escolher espelhos grandes, geralmente que vão do teto ao chão, posicionando-os próximo às janelas, para que seja possível aproveitar a iluminação natural do local. Também vale a pena colocar o espelho ao lado ou próximo da mesa na sua sala de jantar. Isso porque, quanto maior for a área que o espelho estiver inserido, maior será a sensação de que aquele ambiente é mais amplo.

Utilize projetos de iluminação diferenciados para otimizar espaço da sala

No momento da criação de qualquer projeto que seja funcional, é necessário que o autor lembre-se do desconforto que as luzes podem causar nas pessoas que moram naquela casa. Por isso, para otimizar aquele ambiente, é necessário avaliar os projetos de iluminação, bem como os tons das lâmpadas que serão utilizadas. As luzes com coloração amarelada, consideradas como luzes de tom quente podem proporcionar uma sensação maior de conforto e aconchego

O uso dessas lâmpadas é indicado para ambientes em que as pessoas não vão realizar atividades que demandam esforço da sua mente ou que não vão trabalhar. A sala de estar é um ambiente perfeito para esse tipo de iluminação, bem como as salas de jantar e de TV, onde se cria uma harmonia bastante aconchegante para as pessoas que ali estão.

Já aquelas iluminações em que emitem uma luz azul, sendo considerada como uma cor fria, é mais indicado para ambientes como a cozinha ou o seu escritório de trabalho, nos quartos de estudos ou em banheiros. Isso porque a luz azulada está relacionada a criatividade, estimulando a atenção das pessoas que estão naquele ambiente. Veja no Instagram muitos exemplos de sala de estar.

melhorar espaço da sala
melhorar espaço da sala

Opte por decorações minimalistas

Para se ter uma ideia, pense que você tem um apartamento com no máximo 50m quadrados. Agora imagine esse apartamento com uma decoração clássica, com móveis de madeira imponentes, bem como grandes cortinas e uma série de colunas e camadas nos cômodos do ambiente. Isso iria passar uma sensação de aperto muito grande para o local, principalmente na sala de estar, que geralmente é um ambiente mais compacto.

Já uma decoração minimalista é uma excelente opção para tornar o ambiente da sala de estar mais otimizado e organizado, cumprindo bem essa tarefa. Esse tipo de decoração é regido pela seguinte máxima: “menos é mais”, e para projetos arquitetônicos de salas de estar, é uma das melhores decisões a se tomar, visto que aquele ambiente precisa ser o mais simples e agradável possível.

melhorar espaço da sala
melhorar espaço da sala

Escolha cores de tons claros

As cores com tons claros são excelentes para ambientes mais fechados como as salas de estar. Isso porque elas emitem uma sensação de luminosidade maior. Dessa forma, é bastante interessante pintar as paredes da sala com tonalidades que se aproximam do branco, assim como o teto. Já as cores mais escuras emitem uma sensação de ambiente mais compacto, até mesmo maior do que ele realmente é, portanto, fique atento ao escolher cores escuras.

Utilize revestimentos que proporcionem uma sensação de profundidade

De início, é interessante escolher um projeto baseado nas cores simples, como o bege, branco e off-white. Se você tem interesse em escolher cores mais inovadoras, uma boa opção são os tons frios, porém, que não sejam tão escuros que possam causar uma sensação de diminuição daquele ambiente. Uma boa dica é utilizar um cinza-claro e fazer os revestimentos com cores semelhantes ao cimento, funcionando com excelência para dar um ar de grandeza ao local.

 

Com isso, seguindo essas dicas simples, você conseguirá criar um ambiente bastante agradável na sua sala de estar, mesmo que ela não seja muito grande. Todas essas dicas ampliam a sensação de grandeza do local, dando um ar de modernidade e tornando-a mais aconchegante.

Veja mais matérias como essa  em nosso site.

 

Back To Top
%d blogueiros gostam disto: