O que Vale a Pena Importar em 2023?

Esse texto vai te mostrar o que vale a pena importar em 2023. No último ano, o volume total de importações ficou perto dos 251 bilhões de dólares. Trata-se de um número que reforça todo o potencial lucrativo dessa área para os mais variados nichos.

E se você que entrar nesse mercado, ou já faz parte dele e deseja aumentar seus lucros, preste atenção. Veja a seguir os produtos e mercadorias mais promissores para importação aqui no Brasil ao longo desse ano. São lições muito importantes que vão de acordo com o especialista em importação Auricesar Filho e seus ensinamentos.

Panorama geral de importações em 2023

Para mostrar os produtos e mercadorias mais propensos a importação nesse ano, primeiro veja essas informações. Ao longo de 2023, há uma forte tendência de instabilidade com relação às moedas estrangeiras, sobretudo o dólar e várias especulações sobre a mudança de governo aqui no país, a guerra entre Rússia e Ucrânia e a volta da COVID-19 na China.

Importar é uma tendência interessante devido aos preços de fretes que apresentam baixas e de escolher estrategicamente os países de onde irá importar seus produtos. Assim, mesmo se for taxado, as transações ainda valerão a pena, resultando em mais lucro para as suas negociações.

O que vale a pena importar em 2023: principais tendências

Depois de considerar as informações acima, é hora de ver as principais tendências de itens para importação em 2023. Assim sendo, confira algumas das ideias mais promissoras abaixo:

  • Nesse ano, eletrônicos estão entre os produtos mais vantajosos para você importar, sobretudo da China e dos EUA;
  • Dentro desse nicho, o mercado de jogos eletrônicos também está em alta. Dessa forma, consoles, equipamentos e kits gamer são ótimas opções;
  • Roupas e acessórios de marcas famosas também valem muito a pena importar em 2023. Países como os EUA e o Uruguai oferecem excelentes itens por preços bem pagáveis;
  • Itens como perfumes importados, maquiagens e produtos cosméticos também são ideais para importar ao longo desse ano;
  • Por fim, aposte ainda em outros acessórios específicos, como óculos de sol, relógios, joias e bijuterias. Todos tem um alto potencial de venda.

Ao longo de 2023, todos esses produtos e mercadorias devem ter uma excelente margem de venda aqui no Brasil. Por outro lado, antes de importar qualquer um deles é necessário ter um bom planejamento burocrático e logístico. Isso evitará problemas e prejuízos para seu bolso.

Dicas para importar produtos com sucesso

Mais do que saber o que vale a pena importar em 2023, é necessário fazer isso com segurança. Assim sendo, as dicas abaixo irão te ajudar muito nesse sentido:

  • Em primeiro lugar, encontre um fornecedor de confiança para o que pretende importar;
  • Fique por dentro das normas obrigatórias para importar e exportar no país;
  • Leve em consideração as cotações tanto do real quanto de moedas estrangeiras;
  • Solicite amostras dos produtos e mercadorias antes de fechar o acordo de compra;
  • Além disso, confira toda a burocracia e questão documental da importação no Brasil;
  • Para te ajudar, habilite o Rastreamento da Atuação dos Intervenientes Aduaneiros;
  • Cadastre-se no Siscomex, o Sistema Informatizado da Secretaria da Receita Federal;
  • Dependendo do que importar, você precisará ter a Licença de Importação (LI);
  • Por fim, se quiser ajuda, contrate um despachante aduaneiro para suas importações.

Colocando essas dicas em prática, você consegue importar produtos e mercadorias de qualquer país. E ao fazer uma boa pesquisa prévia de preços e taxas, conseguirá alavancar seus ganhos com uma ótima margem de lucro. Tudo é uma questão de planejamento e estratégia.

Agora é hora de começar a importar

Esse é um panorama geral do que vale a pena importar em 2023. Seja qual for a sua área de atuação, se puder incluir um ou mais desses produtos, terá a chance de obter excelentes lucros. Nesse sentido, o mais importante é avaliar o que faz mais sentido para revender.

Por fim, tenha em mente que a importação também requer um planejamento financeiro prévio. Você deve incluir os custos com as mercadorias, taxas alfandegárias, impostos e suporte de profissionais se for preciso. Dessa forma, é fundamental planejar tudo com antecedência para que possa ganhar dinheiro sem ter grandes problemas ou imprevistos.

Para mais detalhes, confira o que é dito sobre o assunto no perfil do Instagram de Auricesar Filho.