A tecnologia em nuvem já permite que gamers se divirtam com seus jogos sem precisar de máquinas potentes e caras. Saiba mais!
Afinal, qual é melhor: Xbox, Playstation, Switch ou PC? Essa resposta é muito particular, pois envolve uma série de fatores. No entanto, um desses fatores é, sem dúvidas, o cloud gaming.
Essa tecnologia tem se desenvolvido de forma relevante nos últimos tempos e já permite que jogadores precisem de apenas um dispositivo conectado à internet para aproveitar os jogos de última geração.
Saiba como o cloud gaming funciona através do nosso artigo completo e veja como você também pode se beneficiar com essa tecnologia.
O que é cloud gaming?
Cloud gaming é uma forma de jogar jogos de videogame através da computação em nuvem. Através dessa tecnologia, não é preciso ter um hardware com os requisitos técnicos para rodar o jogo: basta uma conexão na internet.
Ou seja, trata-se de uma vantagem em relação à forma tradicional de jogar, pois muitas vezes é preciso ter um dispositivo de última geração ou um PC com peças extremamente caras para poder rodar os jogos mais recentes.
Por enquanto, os aplicativos que permitem os jogos na nuvem ainda possuem limitações, mas muitas empresas têm trabalhado para tornar a tecnologia mais viável e acessível para todos.
Como funciona o cloud gaming?
Para entender o funcionamento dessa forma de jogar videogame, é preciso entender como funciona a tecnologia de computação em nuvem.
Basicamente, trata-se da terceirização do processamento do computador: algumas tarefas computacionais podem ser limitadas pela velocidade do processador. Sendo assim, seria preciso comprar novos equipamentos (que costumam ser relativamente caros).
Assim, ao invés de fazer o seu dispositivo lidar com o processamento de informações, é possível contratar computadores de terceiros para lidar com a tarefa mediante o pagamento de uma taxa.
Por exemplo: é possível usar serviços de nuvem da Google, Microsoft e Apple para armazenar os seus arquivos. É possível, ainda, utilizar serviços de hospedagem de servidor em nuvem, como é o caso do Amazon Web Services e outras empresas.
Hoje em dia, existem serviços de streaming de áudio e vídeo que fazem uso da tecnologia. Eles permitem ver filmes, séries e ouvir músicas sem a necessidade de baixar nenhum conteúdo no seu dispositivo.
Portanto, fica bem claro que o próximo setor a se beneficiar dessa tecnologia é o setor de games. No entanto, alguns obstáculos ainda precisam ser enfrentados.
Quais os benefícios do cloud gaming?
Em primeiro lugar, o jogador não precisará ter um aparelho de última geração para rodar os jogos mais recentes, pois o processamento computacional não será feito pelo seu dispositivo.
Dessa forma, será possível jogar muito mais jogos gastando menos, acompanhando os últimos lançamentos mesmo possuindo uma máquina simples.
Além disso, é possível que o modelo de assinatura acabe se tornando popular nesse mercado, assim como é no mercado de filmes e séries. Dessa forma, o jogador poderá conferir vários jogos pagando apenas uma pequena mensalidade.
Como jogar com o cloud gaming?
Atualmente, a principal ferramenta de cloud gaming é a Xbox Cloud Gaming, que permite ao usuário jogar seus jogos através da nuvem por meio do Xbox, celular e até mesmo através do navegador do computador.
O Xbox Cloud Gaming funciona como um “Netflix de jogos”, que possui diversos games em seu catálogo que podem ser jogados facilmente por todos os usuários de sua assinatura paga, o Xbox Game Pass.
Entretanto, o serviço ainda está em formato beta. Ou seja: possui limitações de funcionalidades que ainda estão sendo trabalhadas para oferecer a melhor experiência do usuário.
Por outro lado, outras empresas de videogame já se preparam: tanto a Sony (responsável pelo PlayStation) quanto a Nintendo (responsável pelo Switch) já permitem armazenar dados salvos de seus games através da nuvem.
Por enquanto, ainda não há nenhum serviço dessas duas empresas que tenha foco no cloud gaming. Mas é possível esperar que as empresas estejam buscando se adaptar à tecnologia.
Dessa forma, é questão de tempo até que mais pessoas tenham acesso à tecnologia e possam jogar os games mais atuais sem precisar gastar milhares pela experiência.