6 dicas para você evitar golpes com cartão de crédito pela internet

Você provavelmente já ouviu falar em golpes com cartão de crédito pela internet, certo? No entanto, só conhecer o golpe ou saber que ele existe, muitas vezes não é o suficiente para evitá-lo. Por meio do avanço da tecnologia e da popularização da internet, principalmente nos últimos anos, quando o mundo teve que reajustar seus métodos de trabalho devido à epidemia, o comércio eletrônico em diversos países cresceu progressivamente e, consequentemente, o número de transações online — compre e venda — com cartão de crédito. Vale destacar também que o acesso ao cartão também está mais fácil, especialmente com o cartão sem consulta.

Ao longo dessa curva de crescimento, a quantidade de fraudes nas compras também aumentou. Segundo os dados do estudo Mapa da Fraude da consultoria Clearsale, houve um aumento de 32,7% nas tentativas de fraude no comércio eletrônico no Brasil no primeiro semestre de 2021 em relação ao mesmo período do ano passado.

Considerando aproximadamente 182 milhões de transações via cartão de crédito, o estudo observou 2,6 milhões de tentativas nos primeiros seis meses de 2021. Por isso é importante conferir a seguir as 6 dicas para evitar golpe com o cartão de crédito!

Quais as 6 melhores dicas para evitar golpe com o cartão de crédito?

A seguir, você pode conferir 6 dicas importantes para quem deseja evitar golpe com o cartão de crédito!

1. Compre com o cartão virtual

Os cartões virtuais são um recurso para as pessoas fazerem compras online com segurança. Este tipo de cartão é capaz de gerar informações diferentes a cada compra, o que não acontece em um cartão físico que funciona sempre com os mesmos dados.

Se você quiser usar o cartão para fazer determinadas compras online, poderá gerar um número de cartão virtual para essa compra. Portanto, se a compra se tratar de uma fraude, os criminosos não poderão reutilizar os dados de seu cartão em outros golpes.

Além disso, se você sofrer fraude em seu cartão virtual, não precisará rastrear ou substituir seu cartão físico. Entretanto, o bloqueio é mais rápido e pode ser feito pelo site ou aplicativo do banco.

2. Se atente ao valor cobrado na maquininha

Um dos movimentos de fraude bastante comum é cobrar um maior valor na maquininha. Na maioria das vezes, quando isso acontece, o lojista insere um valor semelhante ao valor cobrado. Como, por exemplo, R$ 100,00 ao invés de R$ 10,00 e tenta passar despercebido.

Por isso é preciso se atentar aos valores digitados na maquininha e ter um cuidado especial ao utilizar a função sem contato, que muitas vezes não exige senha e pode ser passada sem que você perceba.

3. Se mantenha sempre alerta ao usar o cartão

Existem fraudadores que aproveitam a distração para anotar as informações do seu cartão de crédito. Com isso em mente, é importante se atentar no momento de usar o cartão em lojas e caixas eletrônicos.

Por exemplo, em um caixa eletrônico, observe se há algum problema com a máquina. Se não parecer normal ou você sentir que está pressionando demais para inserir o cartão, procure outro caixa.

No entanto, se o cartão ficar preso, não vá embora. Faça uma ligação para o número exibido no caixa eletrônico.

4. Verifique todas as informações do site em que deseja comprar

Sabia que pode verificar se as lojas online que visita são seguras? Para isso, você só precisa se atentar ao certificado digital do site, o cadeado verde que aparece ao lado do endereço da página em seu navegador. O mesmo deve estar fechado, indicando assim, que se trata de um site confiável e suas informações ficarão seguras lá.

Lembre-se sempre de fazer essa checagem, pois muitos golpistas criam sites idênticos aos das lojas virtuais e exploram a desatenção dos clientes para obter os dados do cartão e dar golpes em vendas falsas.

5. Fique sempre atento a sua fatura

Por último, mas não menos importante, esteja sempre atento à fatura. Se você conseguir habilitar a função de notificações no aplicativo ou por SMS para cada compra, faça isso também! Com isso, em qualquer transação suspeita, você já pode bloquear o cartão.

Se você é uma pessoa de rotina muito corrida, coloque um alarme no celular para lembrá-lo de fazer o check-in uma vez por semana.

Conteste imediatamente a compra e congele o cartão ao primeiro sinal de qualquer atividade não identificada!

6. Crie senhas fortes e guarde-as com segurança

Aqui está uma dica bastante óbvia, mas importante: não crie suas senhas com sequências fáceis e não as compartilhe as mesmas com ninguém. O ideal é que você habilite a biometria fornecida pelo seu banco para usar o seu cartão de crédito o quanto antes. E, quando aplicável, a confirmação da transação também pode ser solicitada por SMS, e-mail e notificações de aplicativos.

Conclusão

Além das 6 dicas importantes para evitar golpe com o cartão de crédito que citamos acima, é importante que você busque conhecer o máximo de dicas e informações para manter em segurança o seu cartão e seus dados. Por isso, vale a pena pesquisar mais sobre o assunto!

Comente a sua opinião a seguir e compartilhe este conteúdo com seus amigos!