O que é e como funciona a tricologia capilar?

Implante Capilar

Hoje nós vamos entender o que é a tricologia capilar e vamos buscar saber como ela funciona. De fato, nós vivemos numa realidade em que mais de 94% dos homens e 40% das mulheres sofrem de calvície. Nesse sentido, não existe um tratamento preciso que ajude a crescer os fios de novo, mas você pode fazer cirurgias. Contudo, a tricologia pode ser uma opção muito viável nesses casos! Desse modo, eu desejo a você uma ótima e agradável leitura; vamos lá!

Tricologia capilar: o que é e como funciona?

Bem, sem dúvidas, a tricologia capilar é bem importante para que você tenha fios saudáveis. A pessoa que atua nesse ramo trabalha diretamente com a saúde capilar. Além disso, também trabalha com a desintoxicação, com a distribuição de nutrientes e também o aumento da oxigenação no cabelo. De fato, não é um trabalho para qualquer pessoa. Mas, enfim, vamos entender mais a fundo.

Primeiramente, essa é a área da dermatologia que procura solucionar problemas relacionados ao couro cabeludo e também ao cabelo em si. Nesse sentido, esse tratamento já existe desde 1902 no exterior. Porém, passou a ser famoso aqui no nosso país somente nos últimos anos. Bem, normalmente os serviços de tricologia capilar são procurados para evitar e tratar doenças.

É muito importante que levemos a sério essa área da saúde, pois o nosso couro cabelo deve ser cuidado como todo o resto do corpo. Nesse sentido, a tricologia capilar veio para poder encontrar boas soluções para as doenças e distúrbios capilares que podem trazer alteração no nosso cabelo.

Sendo assim, podemos concluir que ela funciona como um tratamento, inclusive da calvície.

Claro que nem toda calvície é tratável, mas pelo menos você tem uma possibilidade. Assim, se o seu caso não é tratável, talvez a tricologia capilar não seja ideal pra você. O mais certo seria um processo cirúrgico, como um transplante ou um implante capilar. Vamos entender esses processos.

Processo cirúrgico: Transplante Capilar

Vamos entender agora como funciona o transplante capilar. Ele é uma técnica de cirurgia que remove os seus folículos pilosos. Ok, mas o que é isso? Trocando em miúdos, ele remove as estruturas que estão no seu couro cabeludo que normalmente são responsáveis por fazer com que os seus fios nasçam e cresçam. 

Esses folículos costumam ser geneticamente resistentes à calvície. Assim sendo, eles são vistos nas áreas de seu couro cabeludo em que não há cabelo, o que está entrando no processo de queda. Em outras palavras: eles são transplantados. Tirados de um lugar e colocados em outro.

Quando essas estruturas são vistas de lugar por esse procedimento cirúrgico, o seu cabelo volta a crescer onde não crescia. Então, resumidamente, no transplante capilar nós temos a remoção dos folículos pilosos da própria pessoa com calvície, e então os fios passam a crescer novamente. Até aí tudo ok, certo? Basicamente, é assim que funciona o transplante capilar.

Processo cirúrgico: Implante Capilar

Já que acabamos de entender basicamente como funciona o transplante capilar, nós vamos conhecer o implante capilar. De fato, os fios naturais do paciente que está buscando o tratamento são retirados dele e são aplicados nas áreas que faltam cabelo. O principal objetivo do implante capilar é fazer com que os fios que foram colocados no lugar gerem novos folículos, ou fios.

Existem duas técnicas que são usadas nesse caso. Assim, temos o FUE e o FUT. Primeiramente, o FUE costuma ser menos agressivo e invasivo do que o FUT. Além disso, não costuma deixar nenhuma cicatriz no couro cabeludo. Isso porque não há a realização de cortes transversais na cabeça. Claro que ele é mais minucioso, mas vale mais a pena. 

No caso do FUT, existe uma retirada de uma faixa do couro, onde cicatrizes lineares podem vir a aparecer. Vamos tentar entender mais de perto. Bem, é necessário que os fios saiam de algum lugar para ficarem no lugar onde não existem fios. Essa parte de onde são vistos os fios tem o nome de “área doadora”, que costuma se localizar na região da nuca do paciente. 

Assim, uma certa quantidade de folículos é vista da área doadora e são postos na área receptora, que costuma ser o topo da cabeça. Desse modo, é basicamente assim que funciona o implante capilar.

Nesse sentido, eu espero que você tenha aprendido o suficiente sobre a tricologia capilar e os principais processos cirúrgicos que existem. Assim, caso você queira conhecer mais de perto cada um deles, acesse o nosso site e leia os nossos artigos; você vai encontrar muito conteúdo bom sobre o assunto. Até mais!

Back To Top
%d blogueiros gostam disto: