Marketing Digital: O que é e seus Benefícios

O Marketing Digital é essencial para o seu negócio. Sabendo o que é, seus principais canais e suas vantagens o ajudarão a projetar as melhores estratégias ou a confiar numa agência para realizar todas as ações relacionadas com a mídia online. O Marketing Digital (ou Marketing Online) é um conjunto de técnicas de marketing que são executadas em meios para anunciar na Internet.

Trata-se de aproveitar ao máximo os recursos e oportunidades on-line para promover um negócio ou marca de uma maneira eficiente.

Em outras palavras, o Marketing Digital é um sistema de venda de produtos e serviços para um alvo específico que utiliza a Internet através de canais e ferramentas on-line de uma forma estratégica que é congruente com a estratégia geral de marketing da empresa. Um desses canais é o website, podendo ser adquirido através do serviço de criação de sites, mas, para isso, é recomendado contratar uma agência ou profissional experiente e com um portfólio impecável.

Websites, aplicativos móveis, redes sociais, blogs, mecanismos de busca on-line, publicidade no Google, publicidade em mídia social, e-mail marketing, plataformas de vídeo, fóruns, etc. Todos esses canais fazem parte do mundo do Marketing Online. Do mundo da Web 2.0.

O Marketing Digital tem sido aplicado desde os anos 90 para transferir técnicas de mídia offline para o universo digital.

Mudando da Web 1.0 para a Web 2.0

Como é bem conhecido, o Marketing Online de hoje é baseado na Web 2.0. Mas o que é a Web 2.0 e como ela se diferencia da Web 1.0?

No início, o Marketing Digital era baseado na Web 1.0, a web (entendida como a ampla Internet como um todo), unidirecional. Em outras palavras, ela não se distanciou da mídia tradicional offline.

Uma empresa (ou pessoa) tinha um website como vitrine para seus produtos. O remetente emitiu uma mensagem e esse foi o fim da comunicação. Não houve comunicação nos dois sentidos. Não havia uma comunidade online.

Entretanto, em poucos anos veio a revolução da Internet e, graças a um desenvolvimento tecnológico frenético, chegamos à Web 2.0. Chegamos ao Digital Marketing 2.0.

A Web 2.0 é bidirecional. Ela cria comunidade. É colaborativo. Os números de remetente e receptor não existem mais: todos podem ser ambos ao mesmo tempo. O feedback é o grande protagonista da Web 2.0.

Evolução do marketing on-line

Com a popularização da Internet, as técnicas tradicionais de marketing foram adaptadas ao ambiente on-line. Isto levou ao surgimento do marketing digital, que está evoluindo tão rápido quanto à tecnologia.

O marketing on-line utiliza novas mídias e canais para projetar estratégias que ajudam as empresas a se destacar na Internet e atrair mais clientes. Mídias sociais, blogs de empresas, e-mail marketing, publicidade no Google e outras mídias são apenas alguns exemplos de marketing digital.

O marketing digital é, portanto, a evolução do marketing tradicional. Do rádio, televisão e publicidade impressa, passamos para a publicidade online. De cartas publicitárias inundando nossas caixas de correio, passamos ao e-mail marketing. De apresentações ao vivo de produtos, passamos a webinars e vídeos do YouTube.

A principal diferença (e vantagem) é que as novas tecnologias nos permitem projetar estratégias de marketing personalizadas. As ferramentas analíticas nos ajudam a conhecer muito melhor nosso público alvo.

Agora trabalhamos com nosso comprador persona ou cliente ideal, oferecendo a eles exatamente o que precisam no momento em que precisam durante todo o funil de vendas. Podemos até mesmo antecipar suas expectativas futuras.

Por que isso acontece? Porque graças ao marketing on-line sabemos o que os usuários fazem on-line, como eles se comportam em nosso site ou loja virtual e quais preferências têm.

Portanto, o marketing digital não se trata apenas de vender mais. Ela serve para vender melhor, otimizando ao máximo os recursos oferecidos pela Internet.

Canais de Marketing Online

Há muitos canais e ferramentas on-line onde estratégias, técnicas e táticas de Marketing Digital podem ser aplicadas:

  • Web ou blog: por meio de estratégias de conteúdo, marketing de afiliação, marketing de entrada, etc.
  • Social Media Marketing (SMM): As Redes Sociais são canais extremamente eficazes para as marcas.
  • Email Marketing: o e-mail é o canal com o maior ROI (retorno sobre o investimento). Uma boa estratégia de e-mail marketing pode lhe trazer muitas vendas.
  • Otimização dos motores de busca (SEO): aumentar o posicionamento web de um site fará com que ele apareça na parte superior dos motores de busca. Desta forma, a chance de receber mais visitas de qualidade aumenta consideravelmente.
  • Search Engine Marketing (SEM): campanhas publicitárias online, tanto em Redes Sociais, motores de busca ou outros sites, blogs, fóruns com banners ou vídeos.
  • Plataformas de vídeo: plataformas como o YouTube ou o Vimeo.

Vantagens do Marketing Digital para seu negócio

Como eu suponho que você já tenha percebido, o Marketing Digital tem muitos benefícios que o marketing tradicional não tem.

É uma aposta segura para alcançar um maior crescimento, melhorar o posicionamento e expandir a divulgação de nossa comunicação. Vamos dar uma olhada nas principais vantagens do Marketing Digital:

1. É um meio universal

O marketing digital permite que você leve seus negócios a qualquer lugar do mundo. Nunca antes a internacionalização da empresa havia sido tão simples e tão econômica. Você pode posicionar sua marca e seus produtos ou serviços sem limitações geográficas ou de tempo. Não importa se você dirige uma grande corporação ou uma pequena empresa.

2. Segmentar Público de Interesse

Você tem enormes possibilidades de segmentação de mercado para concentrar todos os seus esforços no público-alvo que deseja atingir (e não um número muito grande como na mídia tradicional).

Uma estratégia de marketing offline não tem muitas possibilidades de segmentação. Além de algumas decisões como escolher o canal de TV ou a estação de rádio e o momento de seu anúncio, você não pode fazer muito mais.

O marketing digital permite visar pessoas de certa idade, com um nível de educação específico, com hábitos de vida específicos e muito mais. A capacidade de segmentar o público-alvo é tal que você pode realizar campanhas diferenciadas para cada perfil.

3. É mensurável

Ele lhe dá controle total sobre suas campanhas em tempo real. Se não funcionar, você pode parar qualquer campanha sem ter que gastar todo o seu orçamento.

Pense em sua última campanha em uma mídia tradicional. Quantas pessoas você alcançou? Quantas pessoas leram seu anúncio? Quem entrou em contato com você graças a essa mídia? Todas estas perguntas são difíceis de responder com campanhas de marketing tradicionais.

Com o marketing on-line, você tem à sua disposição numerosas ferramentas analíticas que lhe permitem medir o sucesso de suas ações em detalhes. Por exemplo, você saberá quem visitou seu site, de onde vieram, que seções visitaram e quanto tempo permaneceram em seu site.

4. É menos intrusiva

Certamente você recebe mais de uma chamada de telemarketing que o irrita porque interfere em sua atividade. O marketing digital não é intrusivo porque os usuários só clicam em um anúncio ou abrem um e-mail se estiverem interessados.

Caso contrário, eles simplesmente o ignoram. Além disso, graças ao direcionamento, a maioria das pessoas que veem suas campanhas terão procurado algo relacionado a seus produtos ou serviços, de modo que as chances de conversão são maiores. E sem ser pesado.

5. É interativo

O Marketing Digital, especialmente se você utiliza canais como as redes sociais, permite que você crie uma comunidade em torno de sua marca. A comunicação é essencial para conhecer seus clientes e seguidores. O marketing de mídia social é uma ferramenta muito valiosa para saber o que eles pensam sobre você e como melhorar seus produtos ou serviços.

Este feedback direto do consumidor se estende ao seu departamento de atendimento ao cliente, que será de alta qualidade e instantâneo, com acesso à marca 24 horas por dia.

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