Fruta da época: descubra quais são os alimentos da safra de julho

 Você adora consumir diversas frutas naturais, especialmente sob a forma de suco? Confira quais são as frutas típicas no Brasil no mês de julho!

As frutas são alimentos excelentes para hidratar e nutrir o corpo de forma saudável e proporcionando prazer. Não há nada como sair da academia ou de uma aula esportiva e tomar um suco delicioso de uma fruta refrescante, como maracujá ou limão.

Cada época do ano apresenta as suas frutas típicas. E as frutas típicas variam dependendo da região e do clima. Você adora tomar um suco de fruta delicioso pela manhã ou no fim da tarde? Confira quais são as frutas da safra de julho e por que é importante escolher consumir as frutas de cada época!

Safra de julho no Brasil

No Brasil, o inverno do mês de julho é a época propícia para consumir frutas mais azedinhas, como o famoso cupuaçu (uma das frutas mais típicas da Amazônia), kiwi e quincam (cuja origem é asiática, sendo ótima também para o preparo de doces e geleias. Suporta invernos rigorosos).

Outras frutas típicas dessa época do ano no país são laranja, pêssego, ameixa, abacate, atemoia, carambola, nectarina, tangerina e framboesa. A diversidade de gostos e usos é bastante variada e você precisa apenas usar a imaginação e conferir a receita para preparar pratos maravilhosos com elas (como molhos para carnes e saladas).

Importância de consumir frutas da época

Todo mundo sabe que é importante para a saúde consumir frutas regularmente e de modo balanceado. Vale lembrar que algumas frutas mais calóricas e/ou com um alto teor de açúcar (como uva, manga, melancia, jaca, entre outros exemplos) devem ser ingeridas com moderação.

Vale enfatizar que é importante priorizar consumir frutas produzidas nas condições climáticas ideais (chamadas de frutas típicas de cada estação. Quando são cultivadas nessas condições, essas frutas crescem mais facilmente e com uma maior quantidade e qualidade de nutrientes. 

Além disso, frutas da época apresentam odor e sabor ainda mais saborosos. Quem compra frutas em feiras de rua sabe que comprar fruta fora de época costuma ser um desafio e muitas vezes não dá tão certo no que se refere ao sabor. 

Outra grande vantagem de consumir frutas em suas épocas adequadas é a economia: em suas épocas típicas, as frutas são mais abundantes, o que costuma reduzir o seu custo. Por outro lado, além de serem menos saborosas, as frutas fora de época são mais caras.

Dicas para preparar um bom suco

Preparar um suco de fruta natural é simples. No entanto, existem algumas dicas para deixar essa receita ainda mais saborosa e saudável. A primeira dica é que sucos naturais (espremendo a fruta) são frescos e saudáveis, capazes de manter a maioria das propriedades nutricionais da fruta.

Mas quem tem problemas como diabetes devem ter atenção redobrada e não adicionar açúcar nem adoçante (exceto se o suco for de frutas bem azedas, como o limão). Isso ocorre porque é preciso uma quantidade maior de fruta para preparar um suco (e consequentemente, um maior consumo calórico) em comparação ao ato de consumir a fruta. Por isso, também é importante calibrar a quantidade de água na hora de preparar o suco.

Outra dica importante é sobre o modo de preparo do suco. Ao usar instrumentos como liquidificadores e mixers para preparar a bebida, perdem-se alguns nutrientes em algum nível. As lâminas de tais aparelhos oxidam a vitamina C, por exemplo, presente em frutas cítricas como laranja, mexerica, acerola e limão. 

Por isso, é importante considerar qual é o objetivo em ingerir suco de frutas. Se é somente se refrescar, vale investir no suco preparado com a ajuda de tais aparelhos. Agora, se você busca aumentar índices de determinados nutrientes, melhorar o funcionamento do intestino, entre outros exemplos, pode ser melhor ingerir a fruta em vez do suco.

 

Back To Top
%d blogueiros gostam disto: