É Preciso Saber Desenhar para Fazer Faculdade de Moda?

é preciso saber desenhar para fazer faculdade de moda

Você aí amante do mundo da moda e que deseja ingressar em um curso na área, já se perguntou se é preciso saber desenhar para fazer faculdade de moda?

Essa pergunta é mais recorrente do que imaginamos e ela será esclarecida no decorrer do texto. Afinal, sabemos que um estilista é o profissional que trabalha com o desenho e a criação de roupas, acessórios e até calçados. E para se dar bem, é importante que o profissional goste muito de artes, desenho e também esteja sempre se atualizando com as tendências do mundo da moda.

Venha saber mais a seguir!

É preciso saber desenhar para fazer faculdade de moda?

Segundo estudiosos da área e professores, essa é a pergunta mais frequente feita pelos estudantes que estão iniciando o curso, e a resposta é sim! Pois bem, as confecções das peças de vestuário necessitam de uma concretização e comunicação a outras pessoas que integram o processo de alguma forma, em geral pelo desenho.

Por este motivo, alguns cursos demandam um pouco de conhecimento de desenho e arte, enquanto outros não têm esse requisito. Isso se dá, pois, este conhecimento pode ser em parte criado ou aprimorado durante a própria graduação.

Uma dica é que você realizar oficinas e cursos extras para desenvolver sua expressão gráfica. O curso conta com matérias bem diversas e que abrangem diversos tópicos, intercalando disciplinas teóricas e práticas.

As matérias valorizam, principalmente, a criatividade e as necessidades e realidades do mercado. Tudo isso vai desde estilismo até história da moda, passando por fotografia, marketing e styling.

O curso de moda

 

A formação em moda oferta curso superior: tecnológica e bacharelado.  E as diferenças entre os cursos, é a maior duração do bacharelado (onde estudar) 4 anos a mais em relação a dois anos no curso tecnológico), bem como maior presença de matérias teóricas.

Dessa forma, o bacharelado possui mais matérias ligadas ao design de moda. E o bacana disso tudo é que as pessoas que ingressam no curso, possuem habilidades de desenhos mais desenvolvidas, outras menos. Visto isso, não é preciso saber desenhar para fazer faculdade de moda.

Leia Também: Dicas de Moda para Mulheres

E se você não é muito habilidoso, pode aproveitar as disciplinas do curso ligadas a este setor para também desenvolverem seu traço. Essas disciplinas melhoraram sua produção gráfica, te ajudando a atuar na área de criação.

Ter conhecimento faz a diferença

Considere que há muitos outros conhecimentos necessários para um profissional da moda, tais como estilismo, história da arte e da moda, aspectos gerenciais da produção de vestimentas e elementos culturais. Os cursos de moda oferecem duas modalidades de formação: estilismo e modelagem.

No estilismo, o objetivo é a criação de novos conceitos, coleções, acessórios e estampas, já na modelagem, se objetiva o desenvolvimento de moldes para a indústria. O desenho então é necessário para o exercício da profissão e pode ser aprendido durante o curso universitário segundo as instituições que oferecem o curso.

O desenho é uma linguagem natural, que traduz a ideia e o pensamento, porém o aluno não precisa ser o melhor em desenho, mas que comunique a sua ideia através dele. Parte dos alunos que trabalham na área da moda, acabam trabalhando indiretamente com o desenho, pois o mercado trabalha muito mais com desenho técnico, do que com croqui.

O croqui costuma usado para vender a ideia, pois antigamente, nas lojas, o estilista olhava o modelo do tecido, e do corpo do cliente, e vendia uma ideia do que ele queria passar, ao desenhar.

Conclusão

Enfim, não é preciso saber desenhar para fazer faculdade de moda, pois os alunos geralmente aprendem bastante técnica para o desenho de moda no decorrer das aulas.

Afinal de contas, desenho é prática!

O que achou do nosso conteúdo? Deixe a seguir o seu comentário!

Back To Top
%d blogueiros gostam disto: