Por que o Chapéu de Cozinheiro é Alto?

Por que o chapéu de cozinheiro é alto?

Em algum momento você já deve ter feito esta pergunta ao ver os cozinheiros em um restaurante.  E para sanar essa curiosidade, preparamos o artigo a seguir, não deixe de ler!

A história do porque o chapéu do cozinheiro é alto

O chapéu de cozinheiro surgiu na França, na Idade Média, quando a função de cozinheiro era considerada muito importante. Tal fato levava o cozinheiro a receber o título militar de officiel de bouche (oficial da boca em uma tradução). E dentro da cozinha havia uma hierarquia e as alturas variáveis dos chapéus identificavam o posto exercido por cada um.

Então, por que o chapéu de cozinheiro é alto?

Esse fato se deu, pois, o chef principal usava o chapéu mais alto enquanto os auxiliares mais simples vestiam apenas um boné.

O chapéu branco e comprido, é utilizado por uma questão de hierarquia desde então. Através dele, é possível diferenciar o superior de seus ajudantes, que usam o bibico, chapéu com duas pontas. Conhecido também por “toque blanche” (touca branca, em francês), o chapéu ainda conta com uma origem incerta.

Há que diga que ele surgiu por volta do século 16, no Império Bizantino, na Europa Oriental.  Outra história para o porquê o chapéu de cozinheiro é alto é que segundo uma lenda que, naquela época, na Grécia, muitas pessoas se refugiavam em monastérios ortodoxos para fugir de invasões bárbaras.

E eles se vestiam como os monges, com longos chapéus pretos, para escapar da perseguição. E no meio deles, encontravam-se cozinheiros, que mais tarde adotaram o mesmo modelo de vestimenta, na cor cinza. Somente no século 19, a cor branca foi adotada quando o “chef” francês Marie-Antoine Carême redesenhou os uniformes dos chefes de cozinha.

Ele então adotou o chapéu comprido como símbolo de hierarquia elevada. Uma informação importante de contar é que a “toque blanche” é usada por uma questão da higiene.

Afinal de contas, ele mantém o cozinheiro protegido, impedindo que seus fios de cabelo caiam no prato em que estiver preparando.

A gastronomia no Brasil e no mundo

E falando no porque o chapéu de cozinheiro é alto, vamos entrar agora no ramo da gastronomia. A gastronomia trata-se de um ramo dentro da culinária que envolve todas as técnicas, práticas e conhecimentos para a elaboração de uma alimentação com qualidade.

A gastronomia engloba a preparação não só de alimentos, mas também das bebidas indicadas para cada refeição. Além disso, o profissional estuda todos os materiais utilizados na confecção dos pratos.

O profissional especializa, chamado de gastrólogo necessita ser uma pessoa com muito interesse no mundo da culinária.

O curso de gastronomia

Atualmente, os cursos de gastronomia ficaram mais populares se compararmos com um tempo atrás. Isso se deu pois, hoje em dia há diversos programas na TV que têm como base a gastronomia.

Trata-se de programas culinários, reality shows, gestão de restaurantes, entre outros. Mas a gastronomia não necessariamente se trata de algo caro ou sofisticado, ela está presente em toda parte, seja nos restaurantes que frequentamos, nos supermercados, oi nos bares.

E por incrível que pareça a rotina de um cozinheiro, chef, confeiteiro, entre outros, não é nada simples. É um trabalho que requer atenção, disciplina, organização e muito estudo. Atualmente contamos com muitos cursos ( cursos), com níveis de dificuldade e graus de aperfeiçoamento, de faculdades públicas e privadas.

E para um cozinheiro atingir o seu objetivo, serão necessárias horas e horas de dedicação, com estudo às disciplinas teóricas e práticas.

Conclusão

Enfim, vimos o porquê o chapéu de cozinheiro é alto, afinal é um acessório do uniforme do cozinheiro que chama a atenção de todos. E a sua finalidade inicial era demostrar a hierarquia da cozinha além de evitar a queda de fios de cabelo na comida.Atualmente seu uso está é cada vez mais raro, pelo fato de ser um item desconfortável e pouco prático.

O que achou do nosso conteúdo?

Deixe a seguir o seu comentário!