Se você tem um negócio, é muito provável que o seu sonho é vender mais e ver as coisas melhorarem. Caso esse negócio seja na internet, saiba que as possibilidades de fazer isso acontecer são ainda maiores, tendo em vista a infinidade de formas possíveis para vender mais pela internet. Mas, ao falar de crescimento, existem três formas de fazer com que um isso aconteça, que falaremos mais sobre elas a seguir.
Inicialmente, podemos dizer que a internet trouxe uma grande mudança no que diz respeito a interação, a forma como as pessoas passaram a comprar e até mesmo vender. Com isso em mente, a cada dia cresce mais o número de lojas que passaram a comercializar os seus produtos na rede. No entanto, é interessante deixar claro que se você não souber usar essa ferramenta, dificilmente conseguirá vender seus produtos. Portanto, se você quer vender mais pela internet, continue lendo o texto abaixo e fique por dentro das nossas dicas.
Quais as formas de crescer meu negócio na internet?
Quando falamos de venda, seja na internet ou em qualquer lugar, é necessário adotar algumas estratégias. Isso porque existem 3 formas distintas de fazer com que o seu negócio cresça, são elas:
Aumento no número de clientes: essa é a forma mais lógica de todas. Isso porque, quanto maior o número de clientes de uma empresa, maior será o seu faturamento e mais receita a empresa terá para expandir os seus negócios e a sua atuação;
Aumentar a frequência de compras dos clientes: essa forma está ligada a frequência com que os seus clientes compram no seu negócio, ou seja, a recorrência de vendas para cada uma dessas pessoas. Nesse caso, é interessante vender mais para os clientes, sendo muito mais fácil do que conseguir novos clientes. Com isso, é possível aumentar a receita do seu negócio sem precisar aumentar o número de clientes;
Aumentar o ticket médio: isso significa dizer que é necessário aumentar o valor médio de cada uma das compras. Dessa forma, não há necessidade de aumentar o número de clientes, nem tampouco a frequência com que eles compram. Basta aumentar o preço médio dos produtos e a receita irá aumentar.
Como implementar essas técnicas?
Os métodos de crescimento mencionados acima são bastante fáceis de serem entendidos, no entanto, colocar isso em prática é um pouco mais complicado. Isso porque existem diversos fatores capazes de interferir na tomada de decisão dos clientes na hora de comprar um produto que você está vendendo. Para isso, iremos dar algumas dicas que podem ajudar na hora de pôr em prática tudo que foi mencionado anteriormente:
Aumentar o número de clientes
Se você quer aumentar o número de clientes do seu negócio e vender mais pela internet, saiba que existem algumas estratégias de marketing digital que são capazes de gerar tráfego para a sua plataforma de vendas. Para ilustrar, imagine que você é proprietário de uma corretora de planos de saúde.
Nesse caso, é possível utilizar o marketing para planos de saúde. Assim, você consegue dar muito mais visibilidade a sua corretora e fazer com que mais pessoas tenham acesso ao seu serviço. Dessa forma, o número de clientes irá aumentar de forma exponencial.
No entanto, não basta apenas conseguir novos clientes, também é necessário ficar atento a um indicador conhecido como CAC (custo de aquisição de clientes). Esse indicador toma como base o quanto você gastou em marketing, bem como o valor que foi gasto nas vendas e por fim, divide esses dois números pelo número de clientes novos que foram conquistados graças aos investimentos. Quanto maior for o resultado dessa conta, melhores serão os seus lucros e mais sucesso teve o investimento.
Aumentar a frequência de compras
Para aumentar a frequência de compras, o empreendedor deve primeiro criar estratégias que sejam capazes de aumentar o número de fidelização de clientes. Quanto mais engajamento conseguir, mais compras estes clientes irão fazer. Assim, a receita da empresa irá aumentar.
Nesse caso, é interessante se atentar a uma métrica conhecida como Churn Rate. Ela identifica o número de pessoas que deixou de comprar na sua empresa. Assim, é interessante que você verifique quantos clientes costumam fazer compras em seu negócio ao mês e registrar quantos deles deixam de comprar. Logo, é importante manter o número de desistentes o menor possível.
Aumentar o ticket médio
Essa métrica é bastante simples e identifica qual é o valor médio de todas as compras que os clientes realizam em sua empresa. Isso significa dizer que quanto maior for o ticket médio, maior é o valor gasto pelos clientes no seu negócio. Para ilustrar, imagine que o faturamento da sua empresa foi de R$50 mil reais.
Ao todo, você conseguiu vender 1000 produtos. Dessa forma, basta dividir o valor do faturamento pelo número de itens vendidos. Com isso, o ticket médio da sua empresa será de R$50. Assim, para aumentar o seu ticket médio, é necessário que você escale a sua loja na internet, de modo que consiga vender mais com menos gastos. Para isso, existem sistemas automatizados de venda, bastando que você o implemente e todos conseguirão fazer as compras sem a necessidade de um vendedor.
Como aumentar as vendas pela internet
Se você quer vender mais pela internet, siga essas três dicas:
Foque na atração de clientes
Para captar novos clientes, crie descrições detalhadas dos produtos que você vende. Faça um texto bem elaborado e sem erros ortográficos. Se for possível, crie um blog para divulgar informações sobre estes produtos e produza conteúdo para o blog com frequência.
Utilize vários marketplaces
Várias grandes empresas oferecem a opção de marketplace, ou seja, os clientes podem postar o seu produto e anunciar nas suas plataformas, como a Magazine Luiza, Shoptime, Americanas, etc. Portanto, use essas plataformas para anunciar os seus produtos.
Invista em sua plataforma
É interessante que você dedique uma receita para otimizar a sua plataforma, de modo a automatizar os processos e atrair novos consumidores.
Invista em marketing digital
Como dito ao longo do texto, é importante investir em marketing digital para dar maior visibilidade ao seu negócio. Com técnicas adequadas, é possível alcançar um público gigantesco.
Ofereça um excelente atendimento
Além de técnicas de marketing digital e uma boa plataforma, é de suma importância que você ofereça um atendimento de qualidade aos interessados em seus produtos. Isso porque a forma como os clientes são atendidos é decisiva no processo de tomada de decisão.