Ciclista deve priorizar uso de acessórios que aumentem sua visibilidade no período noturno
O uso da bicicleta no dia a dia pode acontecer em diversos contextos e horários. Seja para praticar uma atividade física ou se locomover para o trabalho, existem vários ciclistas que utilizam as bikes no período noturno.
E durante a noite, é necessário redobrar a atenção e os cuidados ao pedalar. Além do uso de coletes refletivos, que irão aumentar a sua visibilidade, é importante que o ciclista conheça outras medidas que aumentarão a sua segurança e tornarão os passeios de bike nesse período mais tranquilos. Conheça algumas dicas valiosas abaixo.
Invista na sinalização
Durante a noite, é ainda mais importante reforçar a sua presença nas vias, para que motoristas e pedestres possam perceber a sua presença a uma boa distância. Para conseguir fazer isso, é importante ter atenção especial na sinalização.
Uma das principais medidas de segurança é utilizar faixas refletivas sobre a superfície da bicicleta, assim como outros acessórios, como uma bolsa. Ao mesmo tempo em que você deve utilizar um colete e um capacete que reflete a luz, você deve optar por roupas de cores claras ou bem chamativas.
Outra recomendação imprescindível é instalar acessórios na bike, como LEDs que piscam tanto na frente como atrás dela. Na frente, deve-se ser utilizada luz branca, enquanto atrás, ela deve ser vermelha. Isso facilitará para que todos os outros saibam se o ciclista está indo ou vindo.
O LED deve ser acompanhado por faróis instalados tanto na bicicleta como no capacete. Nesse caso, eles também devem ser piscantes, justamente para chamar mais a atenção dos motoristas e garantir que você esteja visível.
Pedale por locais que você conheça
Ao pedalar de noite, a visibilidade é naturalmente menor do que o dia. Portanto, uma medida de segurança é circular por vias que você esteja familiarizado, onde haverá menos chances de encontrar obstáculos desconhecidos, tais como terrenos irregulares e buracos.
Ande em grupo
Inclusive, é interessante pedalar acompanhado durante o período noturno. Isso diminui as chances de acontecer um assalto, por exemplo, assim como aumenta o número de ciclistas, o que torna a visibilidade dos praticantes maior para os motoristas.
Outro benefício é que, caso aconteça algum acidente, você tem apoio imediato para auxiliá-lo. Portanto, pesquise por grupos que costumam realizar o mesmo trajeto que você e combine horários para pedalar acompanhado.
Adote uma direção defensiva
É importante ter em mente que o ciclista está mais vulnerável no trânsito do que os motoristas. Assim, a sua atenção ao pedalar no período noturno deve ser redobrada, adotando ações que possam aumentar a sua segurança.
Com isso, utilize os braços e as mãos para sinalizar qual será sua próxima ação, como virar a direita, esquerda ou se seguirá em frente – agitando-os ligeiramente para tornar o gesto mais visível. Você também pode usá-los para pedir ao motorista que está atrás reduzir a velocidade, evitando possíveis batidas.
Outra boa dica é afastar-se das portas, mantendo uma boa distância para que o motorista ou passageiro consiga abrir as portas sem atingi-lo. Além da visibilidade menor no período noturno, há muitas pessoas que abrem a porta sem verificar se há a aproximação do ciclista, o que aumenta as chances de ocorrer uma colisão e o ciclista se ferir.
Use os equipamentos de segurança
Por fim, algo que nunca é demais reforçar é a importância de utilizar os equipamentos de segurança, seja ao pedalar de dia ou à noite. Como citado anteriormente, o uso do capacete é indispensável, pois além de promover mais visibilidade para você à noite, ele também protege a cabeça contra traumatismos cranianos em caso de quedas e acidentes.
Além dele, também é importante utilizar cotoveleiras e joelheiras para proteger cotovelos e joelhos, respectivamente. O uso de luvas é recomendado para ter mais aderência ao controlar a manopla ou o guidão, ao mesmo tempo que protege as mãos em uma eventual queda. Já os óculos são importantes para proteger os olhos de poeira e outras partículas que podem entrar em contato durante a pedalada, bloqueando a visão e colocando sua integridade em risco.