Casei, e agora? Veja dicas para viver o início do casamento da melhor maneira

Apesar de ser um momento incrível, o início de um casamento pode apresentar suas dificuldades. Mas, com as dicas certas é possível viver essa fase de forma mais tranquila. 

Viver um relacionamento exige dedicação, paciência e, principalmente, cumplicidade. Quando é chegada a hora de dizer o sim e viver a fase do casório, em um novo apartamento, por exemplo, esses pontos se tornam ainda mais importantes, pois quando a comemoração da festa acaba, o grande desafio começa. Bem ali, depois do “sim”.

É depois do “sim”, da decisão de morar juntos, que surgem os maiores desafios da construção de uma vida a dois. A rotina e algumas diferenças podem colocar em risco a relação dos pombinhos que acabaram de sair do conforto dos seus antigos lares e estão em fase de adaptação da nova vida. De antemão, é necessário que vocês saibam que não existe casamento perfeito ou um manual de como viver uma vida de casal.

A vida de casados, assim como qualquer fase de uma relação, é cheia de altos e baixos e isso é absolutamente normal. O importante é buscar estar em sintonia com seu/sua parceiro(a). Então, se você é um recém-casado, aqui vão algumas dicas de como viver bem essa nova fase. Afinal, aprender com as dificuldades faz parte do casamento.

Entenda que agora faz parte de uma nova família

Como pontuamos anteriormente, você está saindo do conforto da sua casa, geralmente da sua família, com quem você conviveu durante anos, para uma nova vida. Uma nova casa, apartamento… uma nova família.

O cordão umbilical está sendo cortado novamente para que você tome suas decisões de forma totalmente independente e construa o seu lar à sua maneira. A partir de agora, vocês são uma família. E essa família precisa de dedicação, paciência e prioridade.

Tudo que é novo necessita de dedicação

A ideia de conto de fadas é apenas mais uma construção da sociedade. O início tende a ser maravilhoso, mas é preciso estar com os pés no chão e cientes de que haverá dias bons e ruins.

Para que o relacionamento se mantenha harmonioso, o cotidiano deverá ser vivido com amor, mesmo nos momentos de estresse e desentendimentos. Saber ouvir o outro, entender suas diferenças e opiniões, é um passo importante para o bom convívio. Além da dedicação, a paciência e a comunicação são pontos que precisam estar como prioridade no casamento.

Apesar de serem um casal, vocês também são indivíduos, com suas particularidades e vivências distintas, e isso precisa se manter claro. A vida deve ser vivida a dois, mas sem que cada um deixe de ser quem é.

Tenha seu espaço e não se compare com outros casais

Na hora de escolher sua casa, também é necessário pensar em um local que vocês possam viver bem a dois, mas que cada um possa ter o seu espaço para viver seu momento a sós, quando precisar.

Lembre-se de que vocês estão saindo do seu lar, onde tinha seu espaço individual e agora passam a viver em comunhão. Como dito anteriormente, respeitar a individualidade também é parte importante do processo. Assim como entender que cada relação é única e vivida à sua maneira. 

Por isso, você não deve se comparar ou se espelhar em outras relações. Isso pode gerar frustrações e prejudicar o seu casamento.

Tentem sempre se apegar aos detalhes do outro, às qualidades, aos bons momentos, ao percurso que os fez chegar até essa nova etapa. Namorem, conversem, saiam juntos, façam programas novos, vão ao cinema.  Continuem fortalecendo esse laço amoroso que os firmaram durante anos e os trouxeram até aqui. A vida de casados não anula que vocês continuem enamorados.

Aproveitem a nova vida e vivam essa nova etapa da relação a dois, afinal, esse momento é de vocês!