8 alimentos que ajudam na sua saúde de modo geral

Alimentação saudável

Ter um cardápio variado com alimentos que ajudam na sua saúde pode ser essencial para que a qualidade de vida seja benéfica, proporcionando bem-estar e influenciando, inclusive, na autoestima.

Essa preocupação pode ir além, pois tudo que é consumido como alimento pode influenciar na saúde bucal, nas condições dos dentes e na beleza do seu sorriso.

De qualquer forma, é possível listar ao menos 8 alimentos que podem propiciar uma vida plena, repleta de vitaminas e elementos essenciais para evitar problemas de saúde, bem como que ajudam na fortificação dos dentes, sendo eles:

  • Alho;
  • Couve;
  • Leite;
  • Maçã;
  • Ovos;
  • Peixes.
  • Pepino;
  • Queijos.

Lembre-se, além dos alimentos, é necessário tomar os devidos cuidados com a higienização, utilizando uma escova com cerdas macias e a passagem de fio dental e enxaguante bucal, para que a área bucal fique sempre saudável.

Produtos da granja na dieta saudável

A composição corporal de cada pessoa é diferente, mas há alguma padronização quanto ao consumo de alguns alimentos que pode ser ideal para a grande parte da população.

Os produtos originários de granjas podem ajudar, inclusive, as pessoas que possuem um aparelho invisível e ficam com medo de prejudicar a correção dos dentes.

Entre as características marcantes presentes em ovos e carne de ave, uma que se destaca é a propriedade cariostática, que ajuda em diversos aspectos da saúde bucal, entre elas:

  • Inibe formação de placa bacteriana;
  • Diminui produção de ácido de micro-organismos;
  • Aumenta a resistência do esmalte;
  • Previne o surgimento de cáries.

Além disso, há diversas receitas que levam ovos e galináceos, o que expande a possibilidade de consumo desses produtos.

Vale ressaltar que os ovos possuem diversos nutrientes que ajudam na saúde bucal e geral, como o cálcio e o ferro, vitaminas e antioxidantes.

Ademais, mesmo pessoas que usam aparelho dental invisível podem ficar despreocupadas, pois a estrutura pode ser removida quando chega o momento de se alimentar, isso independentemente do tipo de alimento escolhido.

Castanha-do-pará combate bactérias bucais

Depois de passar por algum tratamento estético, as pessoas devem ficar ainda mais atentas aos tipos de alimento que serão consumidos, principalmente visando que o procedimento continue em perfeito estado, evitando também problemas futuros.

Pensando nisso, quem possui, por exemplo, lente de contato dental pode comer sementes e grãos, desde que esteja atento à mordida, para não perder a lâmina ultra fina que cobre os dentes.

Um exemplo é a castanha-do-pará que pode ser consumida ao natural, apenas com a remoção da casca que protege a semente. Ela é essencial para quem quer ficar longe de problemas que afetam o coração e o cérebro.

Seu consumo é incentivado pelos profissionais da área da odontologia, pois o óleo presente na castanha-do-pará cria uma película que atua sobre a superfície dos dentes, com um reforço no combate às bactérias.

Leite e queijo mantém os dentes mais brancos

Um sorriso bonito e brilhante é formado por dentes claros, devidamente cuidados, que dependem das condições alimentares que uma pessoa se propõe a si mesma.

Assim, o consumo de leite e queijo pode ajudar no clareamento dental natural, mesmo que seja realizado algum tipo de recuperação das características originais em uma cadeira de dentista.

Com uma gama abrangente de queijos oferecidos pelo mercado, é preciso identificar aqueles que são benéficos à saúde bucal. Entre os muitos produtos lácteos, o queijo branco e a muçarela ajudam no combate à cárie.

A ausência de corante justifica o consumo sem qualquer problema, desde que não haja um efeito alergênico. Portanto, é um produto que pode ser consumido, mas com os devidos cuidados.

Carnes e derivados podem ser consumidos sem medo

É muito comum que os pacientes que passam por um tratamento de implante dentário costumem ficar receosos quanto ao consumo de carne vermelha, assim como produtos derivados.

Porém, qualquer problema que possa surgir por causa disso não será culpa da carne, pois ela possui proteínas que reforçam a imunidade do corpo humano e, portanto, ajudam na recuperação da gengiva e de toda a região do dente substituído.

Tomando todos os cuidados de maneira adequada, com a inclusão de alimentos que fortaleçam a gengiva e os dentes, ajuda também na saúde, de uma forma geral.

De qualquer maneira, é preciso levar em consideração o valor de um implante dentário, não apenas financeiro, mas como ele afeta a autoestima e o bem-estar de quem tem o sorriso recuperado.

Conclusão

É importante ressaltar que além dos alimentos que fazem bem à saúde, uma pessoa precisa estar sempre bem hidratada. Portanto, o consumo de água de maneira constante limpa a região bucal e auxilia na digestão ao longo do dia.

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe da Networkflow, especializada em materiais para network, empreendedorismo e dicas para a saúde e qualidade de vida.

Back To Top
%d blogueiros gostam disto: