Como ajudar seu filho a aprender a ler?

O incentivo dos pais é um acelerador do aprendizado e ainda cria um vínculo especial na relação, por isso é importante ajudar seu filho a aprender a ler.

O brasileiro lê, em média, 4,96 livros por ano, segundo a pesquisa Retratos da Leitura no Brasil do Instituto Pró-Livro. Desse número, no entanto, apenas 2,43 são lidos até o final, refletindo a falta de hábito de leitura dos brasileiros. Esse costume, ou a falta dele, é desenvolvido na infância. Tudo depende de como o processo de alfabetização se dá.

A maneira que o contato com a leitura é construída na infância faz toda a diferença no gosto pelos livros no futuro. Por isso, a alfabetização é um processo delicado, que exige paciência e dedicação não só dos professores, como também dos pais. O pequeno deve ver a tarefa de ler e escrever como algo estimulante e não massante.

Para isso, os pais e responsáveis devem atuar em união com os educadores, para reforçar os aprendizados em casa, de forma mais descontraída. Cada criança possui um processo diferente, logo, é preciso acompanhar de perto a vida escolar, garantindo que ela não esteja com dificuldades.

Com que idade inicia-se a alfabetização?

A pesquisa “Do vínculo humano: recém-nascidos preferem as vozes de suas mães” da Universidade da Carolina do Norte, Estados Unidos, comprovou que o bebê começa a aprender já no útero da mãe. Logo, é possível ensinar coisas ao seu filho antes mesmo do nascimento. 

Porém, a alfabetização, em si – capacidade de ler, escrever e interpretar logicamente – deve ser iniciada aos 6 anos, segundo a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), no 1º ano do Ensino Fundamental.

Vale ressaltar que a alfabetização difere de letramento, esse pode iniciar a partir dos 3 anos de vida. Se trata do reconhecimento das letras e compreensão das palavras em diferentes contextos sociais. Como o entendimento de quem são os membros da família e quais seus nomes.

Como as crianças aprendem?

O ensino formal é a principal forma de aprendizado das crianças e jovens, mas eles também absorvem muito conhecimento através das interações e relacionamentos, em que têm vínculo – pais, irmãos e amigos, por exemplo. A socialização e estímulos lúdicos tornam o aprendizado um processo mais divertido e menos forçado que a escola.

Logo, os pais que conseguem introduzir a leitura e a escrita em atividades prazerosas conseguem aumentar o interesse da criança nas aulas, pois ela sabe que terá apoio em casa.

Quais são os benefícios da leitura para a criançada?

Além do sentido intelectual, a leitura fortalece a memória, criatividade, confiança, autoestima e a estrutura psicológica da criança. Isso acontece, pois elas conseguem sentir empatia com os personagens, vivendo suas histórias e se imaginando em diferentes contextos.

Como ajudar seu filho a aprender a ler?

A leitura deve estar na rotina da casa para que a criança não a veja com estranheza e sim com familiaridade, para isso, é preciso trazer o mundo dos livros para dentro do lar. É interessante que todos contribuam nesse processo, para que a criança se sinta estimulada. Com certeza, fará bem para aqueles que ajudarem o pequeno também.

Confira algumas dicas para ajudar seu filho a ler de forma divertida e prazerosa:

  • Tenha o alfabeto disponível em casa – Busque imprimir as letras do alfabeto para ter sempre em mãos durante as conversas em casa. Torne as letras parte de brincadeiras e pergunte qual a letra inicial dos objetos ao redor, como “G de geladeira”;
  • Treine a escrita dos nomes da família – Quando existe um valor sentimental, a criança tende a dar mais valor ao ensinamento. Logo, ensine-a a escrever o próprio nome e o dos familiares, enquanto conta histórias divertidas da família;
  • Tenha um dicionário em casa – Ensine-o a pesquisar as palavras no dicionário e incentive-o a olhá-lo sempre que perguntar o que “X” coisa significa;
  • Leia com seu filho – Comece lendo histórias em voz alta na hora de dormir e depois incentive-o a ler para você, invertendo os papéis. Além disso, tire um tempo dos dias de descanso, como final de semana, para que cada um leia um livro, mas no mesmo ambiente – incentivando a leitura individual dele;
  • Leve em bibliotecas e livrarias – Esses espaços costumam ter sessões infantis com estímulos coloridos e interativos, para que eles se interessem pelos livros dispostos. Se couber no orçamento, deixe que a própria criança escolha um livro que a interesse;
  • Seja um leitor – Crianças se inspiram no que veem dos adultos ao seu redor. Logo, se você lê com frequência, ela se sentirá incentivada a te “imitar”.

Essas são pequenas atitudes fáceis para ajudar seu filho a ler e ainda te incentivar a ter um hábito de leitura consistente como inspiração para o pequeno!