WhatsApp Enterprise: O que é, como ter, e quais benefícios

WhatsApp Enterprise é uma ótima solução para grandes e médias empresas que buscam soluções para o atendimento e melhora no serviço e ainda aumentar a interação de diversos setores, processos e satisfação do cliente.

O WhatsApp Enterprise é uma versão de um aplicativo de comunicação para grandes empresas que, além de enviar várias mensagens ao mesmo tempo, pode enviar e receber informações de diferentes sistemas.

Existe uma API (abreviação em inglês para Application Programming Interface), que é uma espécie de “acesso”, que permite ao WhatsApp se comunicar com sistemas (como software de gerenciamento, soluções de logística, CRM) e com softwares de automação (como RD Station, Sharp Spring, Hubspot), recebendo e processando informações.

É possível usar aplicativos de mensagens populares para interagir em todos os aspectos com clientes. 

Uma pesquisa mostra que 72% das pequenas e médias empresas já usam o WhatsApp para se comunicar com os clientes.

No entanto, as pequenas empresas geralmente usam o aplicativo “Business” que é um serviço que pode ser usado para pequenas e até mesmo médias empresas dependendo do nicho que elas atuam.

Com essa ferramenta, fica mais fácil organizar os serviços e legalizar os pequenos negócios. Acompanhe nosso artigo e veja como o WhatsApp Enterprise é uma ótima solução para o atendimento ao cliente.

Quais os Benefícios do WhatsApp Enterprise?

Além dos benefícios de poder integrar o WhatsApp com os sistemas da empresa, também pode realizar interações automatizadas com os clientes. 

A ferramenta possibilita duas coisas: 

  • usar vários atendentes em um número do WhatsApp
  • implementar o chatbot para o WhatsApp

O maior destaque dessa nova versão é o lançamento da API para que as empresas utilizem a ferramenta.

Além dos benefícios de poder integrar o WhatsApp com os sistemas já mencionados pela empresa, também pode realizar interações automatizadas com os clientes.

Para aplicativos orientados para negócios, você pode:

  • Usar vários atendentes em uma conta do WhatsApp Enterprise
  • Implementar chatbot para WhatsApp Enterprise / Business
  • Crie o perfil da empresa com descrição, email, site e endereço
  • Ter uma conta comercial verificada de selo Azul
  • Salve mensagens predefinidas para resolver problemas comuns
  • Envie uma mensagem automática de boas-vindas ou horário de funcionamento da empresa
  • Emissão de relatórios, diários, semanais e mensais sobre a quantidade de mensagens enviadas, entregues e lidas

Ele traz vários benefícios que podem trazer soluções de larga escala para as empresas, sua comunicação e suas vendas.

Possibilitando que os usuários utilizem uma ótima ferramenta e que os empresários atinjam seus objetivos de relacionamento em larga escala.

Como ter uma conta WhatsApp Enterprise

É necessário procurar o parceiro de solução de negócios do WhatsApp (parceiro oficial) para solicitar um token de integração (chave) e ter um número de contato para aprovação.

Esses parceiros foram aprovados pela empresa para integrar e publicar o WhatsApp Business API (ou WhatsApp Enterprise), mas o processo de aprovação da conta é concluído diretamente pelo WhatsApp.

Para ter uma conta WhatsApp Enterprise é necessário que se preencha um questionário e um formulário com todas as informações da solicitante. Esse preenchimento não quer dizer que será disponibilizado o acesso ao aplicativo empresarial.

Após análise feita a resposta sobre o acesso ao aplicativo é enviado para os dados fornecidos. 

Devemos lembrar que o nome WhatsApp Enterprise surgiu no início do surgimento do serviço, agora seu nome é WhatsApp Business API.

O que é ChatBot?

Chatbots são softwares que podem trabalhar e gerenciar trocas de mensagens que simulam conversas humanas. 

Eles também são chamados por outros nomes, como assistentes virtuais, agentes virtuais ou simplesmente bots.

Os chatbots são o que podemos dizer (criações) deste desenvolvimento digital, gerado pela necessidade de estreitar as relações e permitir o estabelecimento de uma comunicação instantânea, ao mesmo tempo que reduz os custos operacionais e aumenta a capacidade de resposta das empresas e organizações aos utilizadores.

Por um lado, se alguém vê os chatbots como um mecanismo para substituir os humanos, por outro lado, eles são vistos como um modelo para os humanos se livrarem da vontade de realizar tarefas repetitivas que exigem pouca criatividade.

Ou seja, os ChatBots, chegaram para auxiliar e assumir algumas tarefas que muitas vezes são feitas por humanos de forma ineficaz ou até mesmo de forma não profissional.

Utilizando tal serviço, o atendimento ganha em qualidade, diminuição do tempo resposta e uma maior satisfação do cliente. 

O que é API do WhatsApp Business?

O WhatsApp Business API foi desenvolvido para empresas de médio e grande porte, que sempre podem se comunicar de forma eficaz com clientes em todo o mundo através do WhatsApp de forma simples, segura e confiável.

Algumas vantagens de utilizar o API:

  • Enviar e receber mensagens com operações internas para verificar se o sistema está funcionando corretamente
  • Responder a todos os clientes 24 horas por dia
  • Forneça feedback sobre o produto
  • Forneça informações detalhadas para reproduzir seu problema, como logs, informações de suporte do status operacional e nós de suporte, dados WADebug, chamadas de API para reprodução, etc.

Como usar a API do WhatsApp?

O processo de uso desta API pode ser dividido em 3 partes principais:

  • Prepare os ativos: Antes de começar, você deve configurar os ativos necessários para concluir a integração da API, incluindo uma conta de negócios do WhatsApp
  • Instale o cliente API do WhatsApp Business: instale o cliente API, depois que o cliente estiver funcionando normalmente, você pode atualizar as configurações do aplicativo
  • Comece a usar o sistema: registre seu número de telefone via chamada de API para a conta cadastrada e envie uma mensagem de teste e veja o sistema rodando

Esses são os princípios básicos para iniciar o uso da API do WhatsApp. Para incluir maiores informações, todos os dados necessários estão no arquivo de ajuda com os passos que o aplicativo solicita.

Qual a vantagem de ter um Chatbot com IA configurado no WhatsApp Enterprise?

Os diversos benefícios e vantagens de utilizar o ChatBot com o IA configurado são:

Diminuição dos Custos

Um dos objetivos do Chatbot é a diminuição de custos. Afinal, imagine quanto custaria atender centenas de clientes ao mesmo tempo 24 horas por dia, 7 dias por semana (mesmo nos feriados).

Ou seja, para uma empresa, uma área de atendimento de alta qualidade certamente não é barato. Isso sem falar na estrutura, no treinamento de cada equipe de serviço e no pessoal responsável pela operação. 

Escalabilidade

O chatbot do WhatsApp é um software totalmente automático que pode garantir serviços de alta qualidade a qualquer hora da semana. 

Além disso, os atendentes virtuais eliminam as filas de espera porque podem interagir com vários clientes ao mesmo tempo, portanto, além de atender um grande número de pessoas ao mesmo tempo, também podem reduzir o tráfego de atendimento ao cliente (SAC). 

Isso ocorre porque o chatbot pode resolver o problema do cliente antes de encaminhá-lo ao setor responsável ou até mesmo finalizar o atendimento se o problema for resolvido.

Personalizado

Assim como a mídia mudou muito com o advento da tecnologia, o comportamento do consumidor e os níveis de demanda também mudaram, por isso os clientes têm buscado uma experiência totalmente personalizada a julgar por seu comportamento e, muitas vezes, esperam se sentir exclusivos.

Um chatbot é uma boa escolha porque usa as informações de nome do cliente para atendê-lo da melhor maneira.

Processo otimizado

Automatizar o processo do chatbot é uma das maneiras mais rápidas de otimizar os serviços da empresa. 

O atendente virtual padroniza todo o processo de acordo com sua programação. 

Além disso, contribui diretamente para reduzir os erros humanos e erros e otimizar todas as etapas do serviço de vendas e pós-venda da empresa.

Este foi nosso artigo sobre WhatsApp Enterprise, uma ótima opção para empresas melhorarem o atendimento ao cliente. Se ficou com alguma dúvida comente abaixo.