Por que é importante fazer um seguro para o carro?

O seguro automotivo é uma medida importante não apenas para evitar uma perda patrimonial, mas também imprevistos, como quebra ou pane.

Quando pensamos em fazer um seguro para o automóvel, é comum levarmos em consideração apenas situações extremas, como colisão, roubo ou furto do veículo.

No entanto, o seguro para o carro também oferece assistência ao motorista, em caso de quebra ou pane, assim como uma rede de oficinas credenciadas, onde o motorista obtém descontos para consertar ou fazer a manutenção preventiva do automóvel.

Neste artigo, vamos esclarecer melhor a importância de fazer um seguro para o carro e proteger esse bem tão valioso.

O seguro automotivo vai além da proteção do patrimônio

Não é segredo para ninguém que manter um carro na garagem custa cada vez mais caro com o passar do tempo. Diante dessa dificuldade, muitas pessoas negligenciam aspectos importantes da preservação do patrimônio, como a contratação de um bom seguro, acreditando que se trata de um custo desnecessário.

Porém, a verdade é que o seguro automotivo deve ser encarado não apenas como um investimento na segurança patrimonial, mas também como um importante aliado em momentos de imprevistos, como aquele dia em que o carro não liga por causa de uma bateria arriada ou quando o pneu fura no meio de uma pista expressa.

Diversas pesquisas mostram que a grande maioria dos veículos que trafegam pelas vias brasileiras não está segura. Uma das razões apontadas para a falta de contratação de um seguro automotivo é o alto custo, principalmente quando o proprietário é jovem ou mora em bairros com alto índice de furtos e roubos.

Sem dúvida, não é barato contratar um seguro para o carro, especialmente quando o automóvel é adquirido em várias parcelas, já que os custos vão se acumulando: combustível, manutenção, licenciamento, IPVA, reparos de última hora, etc.

O fato é que, ao comprar um carro novo, a maioria das pessoas costuma subestimar o peso que um automóvel pode ter no orçamento pessoal e familiar, acreditando que o custeio se restringe apenas às parcelas do financiamento e ao combustível do dia a dia.

No entanto, antes de comprar ou trocar um automóvel, é muito importante fazer uma boa pesquisa em relação aos custos de reparo, manutenção e seguro. Ao contrário, de nada adianta realizar um esforço enorme para adquirir um carro novo se, a qualquer momento, esse bem tão precioso pode se envolver em uma colisão ou até ser furtado. 

Nesses casos, o prejuízo é muito maior. Ninguém tem dúvidas de que isso pode acontecer. Por isso, elencamos as principais razões para você contratar um seguro para o seu veículo abaixo.

Razões para contratar um seguro para o seu carro

  • Não menospreze a possibilidade de furto ou roubo: independente da região onde você mora, infelizmente, vivemos em um país com altos índices de criminalidade, portanto não deixe de considerar a possibilidade de perda patrimonial;
  • Acidentes acontecem: ainda que você tenha atenção redobrada ao volante, não pode garantir essa postura dos motoristas ao redor. Portanto, por mais que você se empenhe em seguir as regras de trânsito, a intransigência dos outros pode gerar prejuízos enormes para o seu bolso;
  • Uso constante do veículo gera imprevistos: se você usa seu carro diariamente ou com muita frequência, está sujeito a um para-brisa quebrado, uma pane elétrica, uma quebra de motor, etc. Nesses casos, a assistência 24 horas do seguro pode ser extremamente útil para transportar seu veículo a uma oficina de confiança e levar você para casa com segurança;
  • Manutenção mais barata: além de proteger o patrimônio, o seguro oferece diversas vantagens, dependendo do plano contratado, como oficinas conveniadas e até serviços para casa, como chaveiro ou eletricista.

Por esses e outros motivos, o seguro automotivo pode ser um excelente aliado do motorista. Ele não deve ser encarado como um simples custo desnecessário, mas como um investimento na segurança patrimonial e na preservação de um bem que envolve esforços enormes para a aquisição.

Antes de comprar um carro novo, entre em contato com um corretor de seguros e avalie as diversas opções que estão ao seu alcance.

Back To Top
%d blogueiros gostam disto: