Você já ouviu falar do cloud computing? Em tradução livre, a computação em nuvem é a hospedagem de vários recursos, informações e programas na internet. Com isso, os usuários autorizados conseguem acessar todos estes recursos de qualquer computador, telefone, tablet ou qualquer outra mídia.
Se o conceito ainda parece confuso, saiba que o cloud computing é uma prática muito comum e que você provavelmente já fez uso desta tecnologia. Caso já tenha editado um documento pelo Google, por exemplo, uma vez que pôde usar o celular para modificar um arquivo feito em um computador.
Serviços que podem ser acessados sem download do conteúdo fazem parte do cloud computing, como Netflix, Crunchyroll, Spotify e serviços de streaming. Mas qual o benefício desta tecnologia para empresas? Continue lendo para descobrir quais as vantagens do cloud computing!
5 Vantagens do cloud computing
Tecnologia que permite acesso remoto a arquivos, dados, softwares e mais, somente por meio de dados da internet, o cloud computing é uma excelente alternativa para empresas, principalmente aquelas que optaram pelo regime home-office ou híbrido.
Agora que você já sabe do que se trata o cloud computing e viu que ele é bem mais comum do que parece, pode estar se perguntando como a computação em nuvem pode ser útil para sua empresa. É por isso que neste artigo separamos 5 vantagens do cloud computing, confira!
-
Menos custos
Gastos para a compra de softwares e hardwares são eliminados, bem como os problemas de instalação e manutenção, uma vez que tudo o que o funcionário precisa usar está na nuvem, pronto para fácil acesso.
Ou seja, você poderá trocar despesas fixas por variáveis, pagando apenas as tecnologias da informação que consumir.
-
Agilidade e praticidade
A nuvem oferece tudo a fácil acesso, com variados tipos de tecnologias para que sua empresa possa criar o que precisar, tudo de forma ágil.
Assim, sem a necessidade de buscar um programa específico, comprar sua licença, baixar no computador e todos os processos que envolvem a instalação de um novo software.
-
Elasticidade
Uma das maiores vantagens do cloud computing é que o aumento ou diminuição dos recursos, de acordo com as necessidades da empresa, pode ser feito a qualquer momento. Dessa forma, cada cliente decide a quantidade ideal de recursos, armazenamento, dados e processamento.
-
Segurança
Você pode pensar que se todos os funcionários podem ter acesso a inúmeros dados de qualquer lugar e qualquer dispositivo, então o cloud computing não é seguro. No entanto, a tecnologia é, de fato, extremamente segura, justamente porque deve comportar vários usuários tendo acesso em diversos dispositivos.
Assim, os provedores de cloud computing têm uma infraestrutura fortalecida, que monitora vários protocolos de segurança, tudo para garantir que ainda que vários tenham acesso, todos o façam em segurança.
-
Trabalho remoto
Vários funcionários da empresa podem ter acesso a dados, arquivos, aplicativos e softwares de computadores da firma, mas também em seus notebooks pessoais, tablets, celulares ou outros dispositivos com internet.
Ou seja, mesmo sem estar na empresa, os funcionários ainda podem trabalhar normalmente, opção perfeita para locais que optaram pelo trabalho totalmente remoto ou híbrido. Este é o motivo pelo qual a maior parte das empresas enxergam vantagens no cloud computing.
Tipos de nuvens do cloud computing
A nuvem é uma vasta rede de cabos, softwares, serviços e dados que são fornecidos a uma empresa ou pessoa. Mas existem quatro tipos principais de nuvens, por isso, conheça-as e escolha a melhor opção para sua empresa.
- Nuvem privada: como o próprio nome sugere, a nuvem fica restrita à usuários selecionados, como funcionários de uma empresa. Sua vantagem é a exclusividade para seus clientes, em que todos os recursos e processos são de acordo com a realidade do empreendimento, além de ter regras de segurança e privacidade específicas.
- Nuvem pública: esta tecnologia é fornecida por terceiros para quaisquer interessados, sejam eles empresas ou pessoas. Assim, o cliente que contrata esse serviço é responsável pelo envio de arquivos na nuvem.
- O provedor apenas cuidará da manutenção e segurança da tecnologia.
- Nuvem híbrida: mistura os dois tipos de nuvens citados anteriormente. Com isso, permite o compartilhamento de dados entre os dois tipos de nuvens. Dessa forma, a empresa pode optar quais recursos deixar na nuvem pública, enquanto outros ficam na privada.
- Nuvem comunitária: neste tipo de nuvem, várias empresas ou organizações podem se unir, compartilhando seus recursos, caso precisem resolver algum problema ou queiram trabalhar juntas.
Vários são as vantagens do cloud computing, já que otimiza tempo, espaço e permite a rápida colaboração entre funcionários que nem precisam compartilhar o mesmo espaço físico para trabalharem juntos. Por isso, o recurso tem se tornado tão popular, principalmente em uma época em que preza-se pela velocidade das informações.
Compartilhe com um amigo que precisa conhecer as vantagens do cloud computing.