Como uma gestão inteligente de gastos de TI pode ajudar a sua empresa?

A gestão de gastos é uma necessidade para qualquer empresa que precisa evitar desperdícios ou investimentos não fundamentais, podendo-se estender para a área de Tecnologia da Informação (TI). 

Aplicada à área de tecnologia, seu negócio pode aumentar ainda mais sua eficiência ao aplicar valores em outras necessidades. Além disso, diminuindo os gastos, a empresa pode se tornar mais competitiva e, consequentemente, mais lucrativa. 

Quer entender sobre como uma boa gestão de gastos de tecnologia pode ajudar seu negócio? Basta continuar a leitura!

Como uma gestão inteligente de gastos de TI pode ajudar uma empresa?

Uma das principais áreas de um negócio, o TI ajuda na gestão mais assertiva da empresa, além de encontrar soluções, monitorar dados e sugerir melhorias, sejam elas na equipe, na produtividade ou no acesso às informações. 

A gestão de gastos em TI, se feita de forma inteligente, aumenta o valor dos negócios. Mas caso não haja planejamento e estudo adequado, pode fazer com que se gaste mais do que o necessário para suprir novas demandas ou os cortes anteriores. 

Ou seja, para que a gestão de gastos de TI possa trazer algum benefício para sua empresa, é necessário, em primeiro lugar, entender a equipe de TI: seu trabalho, suas demandas, necessidades. Assim, fica mais fácil reduzir os cortes sem perder a qualidade dos serviços prestados.

Além disso, a gestão inteligente de gastos de TI traz inúmeras outras vantagens, como:

  • Maior eficiência no trabalho – afinal, com os cortes, há menos distrações com o que não é essencial;
  • Mais transparência nos investimentos para novas áreas, soluções ou melhorias;
  • Melhor alinhamento estratégico entre o TI e seu negócio. 

Como fazer uma gestão inteligente de gastos de TI?

Agora que você já sabe quais são as vantagens do processo de gestão de custos de TI, é necessário saber como executá-lo. Para isso, saiba como proceder analisando os seguintes tópicos: 

  1. Avaliação do que sua empresa já tem

Antes de pensar no que pode ser retirado da lista deve-se repassar todos os gastos do TI. Quais são os equipamentos e hardwares que estão sendo usados e quais softwares, programas e recursos foram adquiridos.

Deve-se considerar todos os custos da área, desde mão de obra até atualização dos sistemas, serviço de nuvem, treinamentos e licenciamentos.

Também é importante contabilizar os custos que a empresa tem para o caso de algum desastre, furto ou mau funcionamento de equipamentos. 

  1. Conversa com a equipe

Sabendo todos os seus gastos, está na hora de conversar com a equipe de TI, afinal, é ela quem trabalha e lida com todos os programas, sabendo quais são os fundamentais e melhores para cada serviço. Assim, ouvi-los é fundamental.

É nessa hora que as sugestões de corte são feitas, bem como a preparação da equipe para o caso de investimento em novas áreas. 

  1. Reavaliação de contratos e serviços

Agora que você sabe o que sua equipe de TI precisa e quais áreas podem ser melhoradas, enquanto outras já funcionam perfeitamente, está na hora de avaliar se a automação é uma boa opção para sua equipe. 

Com ela, vários processos que antes eram feitos pela equipe do TI, passam a ser feitos de forma automatizada. Isso permite que sua equipe possa trabalhar mais focada em melhorias diretas à empresa, enquanto tarefas como atualizações ou otimização da rede são feitas bem mais rapidamente. 

Por fim, reveja como a equipe de TI trabalha para sua empresa e se ainda faz sentido mantê-los da forma em que estão ou se é necessário um novo contrato, discutindo com o gestor de TI sobre os preços, entregas e expectativas.

Conversa e análise são as bases de uma gestão inteligente de gastos de TI, uma vez que muitas empresas mantêm o mesmo contrato por anos, sem saber que estão em parcerias desfavoráveis.

Com a prestação de vários serviços devido à constante modernização, outros deixam de ser feitos, mas nem sempre deixam de pesar no orçamento. Fazer a gestão dos gastos de TI é transparente tanto para a empresa, quanto para seus funcionários, sendo, por isso, fundamental para todo negócio, não somente aqueles em busca de redução de gastos.